Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Santos, Cristhiane Eliza dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-01102024-142430/
Resumo: O setor de varejo, nos últimos anos, tem apresentado crescimento significativo na economia do país. Por se tratar de um segmento de mercado que procura se organizar, a literatura acadêmica não é vasta. A pesquisa discute a possibilidade de repetição da estrutura organizacional em uma empresa de varejo com várias bandeiras (marcas) que atenda clientes com perfis diferenciados de acordo com a teoria proposta por Quinn (1996). Para provar a teoria de Quinn (1996), procuramos identificar a existência de um \"traço em comum\", primeiramente nas bandeiras que representam o primeiro nível de descentralização da empresa escolhida para o estudo de caso; e, em um segundo momento, em cada ponto de venda de todas as bandeiras espalhadas pelo país. A existência do \"traço em comum\", a identidade da empresa em cada ponto de venda, provamos a existência da menor unidade copiável proposta por Quinn (1996). A partir da identificação do \"traço em comum\", a identidade da empresa em cada ponto de venda, prova à existência da menor unidade copiável e a aderência do conceito de Quinn (1996) para o setor de varejo.
id USP_97d208a40d7c924134ecc4fb37e8c24f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01102024-142430
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.Untitled in englishEstrutura organizacionalOrganizational structureRetailVarejoO setor de varejo, nos últimos anos, tem apresentado crescimento significativo na economia do país. Por se tratar de um segmento de mercado que procura se organizar, a literatura acadêmica não é vasta. A pesquisa discute a possibilidade de repetição da estrutura organizacional em uma empresa de varejo com várias bandeiras (marcas) que atenda clientes com perfis diferenciados de acordo com a teoria proposta por Quinn (1996). Para provar a teoria de Quinn (1996), procuramos identificar a existência de um \"traço em comum\", primeiramente nas bandeiras que representam o primeiro nível de descentralização da empresa escolhida para o estudo de caso; e, em um segundo momento, em cada ponto de venda de todas as bandeiras espalhadas pelo país. A existência do \"traço em comum\", a identidade da empresa em cada ponto de venda, provamos a existência da menor unidade copiável proposta por Quinn (1996). A partir da identificação do \"traço em comum\", a identidade da empresa em cada ponto de venda, prova à existência da menor unidade copiável e a aderência do conceito de Quinn (1996) para o setor de varejo.This research studies organizational structure for retail companies with several branches at different locations. According to Quinn, service firm should structure its process in order to customize the service, although it should maintain, at the same time, core operations standard. A case study was made at a supermarket that attends different markets at different places, and we conclude that besides the use of ECR, some changes in organizational structure were made: empowerment of service people, structure decentralization and integration of commercial team, ECR manager (category manager) and planogram team (who organizes products to the clients).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marcia Terra daSantos, Cristhiane Eliza dos2002-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-01102024-142430/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-01T17:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-01102024-142430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-01T17:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
Untitled in english
title Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
spellingShingle Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
Santos, Cristhiane Eliza dos
Estrutura organizacional
Organizational structure
Retail
Varejo
title_short Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
title_full Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
title_fullStr Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
title_full_unstemmed Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
title_sort Possibilidade de repetição da estrutura organizacional em empresa de varejo com várias pontos de vendas.
author Santos, Cristhiane Eliza dos
author_facet Santos, Cristhiane Eliza dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcia Terra da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristhiane Eliza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura organizacional
Organizational structure
Retail
Varejo
topic Estrutura organizacional
Organizational structure
Retail
Varejo
description O setor de varejo, nos últimos anos, tem apresentado crescimento significativo na economia do país. Por se tratar de um segmento de mercado que procura se organizar, a literatura acadêmica não é vasta. A pesquisa discute a possibilidade de repetição da estrutura organizacional em uma empresa de varejo com várias bandeiras (marcas) que atenda clientes com perfis diferenciados de acordo com a teoria proposta por Quinn (1996). Para provar a teoria de Quinn (1996), procuramos identificar a existência de um \"traço em comum\", primeiramente nas bandeiras que representam o primeiro nível de descentralização da empresa escolhida para o estudo de caso; e, em um segundo momento, em cada ponto de venda de todas as bandeiras espalhadas pelo país. A existência do \"traço em comum\", a identidade da empresa em cada ponto de venda, provamos a existência da menor unidade copiável proposta por Quinn (1996). A partir da identificação do \"traço em comum\", a identidade da empresa em cada ponto de venda, prova à existência da menor unidade copiável e a aderência do conceito de Quinn (1996) para o setor de varejo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-01102024-142430/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-01102024-142430/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1818279160573853696