Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Margarete de Oliveira
Orientador(a): Camilo de Mello Vasconcellos
Banca de defesa: Cassia Geciauskas Sofiato, Amanda Pinto da Fonseca Tojal
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Museologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-165232
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar a formação dos educadores surdos que atuam em programas de acessibilidade cultural em três museus da cidade de São Paulo: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna e Museu Afro Brasil. Para isso, apresento seu perfil profissional, como também os programas de acessibilidade e instituições culturais nos quais eles atuam. Exponho as propostas educativas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que são realizadas no atendimento da comunidade surda nesses ambientes culturais, bem como defendo a presença de uma proposta bilíngue e bicultural que seja norteadora na formação e atuação de tais educadores. Nesse sentido, proponho um olhar baseado na visão socioantropológica da surdez, que vê o ser surdo como uma pessoa que possui cultura e identidade cultural própria, devendo, portanto, ser incluído na sociedade por essa diferença linguística.
id USP_98dd349423949eea32b3d848759e77a9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12112015-165232
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos Culture and inclusion in museum education: professional training for deaf museum educators 2015-09-16Camilo de Mello VasconcellosCassia Geciauskas SofiatoAmanda Pinto da Fonseca TojalMargarete de OliveiraUniversidade de São PauloMuseologiaUSPBR Accessibility in cultural institutions Acessibilidade em ambientes culturais Identidades e cultura surda Identity and deaf culture Inclusão social Papel social dos museus Social inclusion Social role of museums Esta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar a formação dos educadores surdos que atuam em programas de acessibilidade cultural em três museus da cidade de São Paulo: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna e Museu Afro Brasil. Para isso, apresento seu perfil profissional, como também os programas de acessibilidade e instituições culturais nos quais eles atuam. Exponho as propostas educativas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que são realizadas no atendimento da comunidade surda nesses ambientes culturais, bem como defendo a presença de uma proposta bilíngue e bicultural que seja norteadora na formação e atuação de tais educadores. Nesse sentido, proponho um olhar baseado na visão socioantropológica da surdez, que vê o ser surdo como uma pessoa que possui cultura e identidade cultural própria, devendo, portanto, ser incluído na sociedade por essa diferença linguística. The purpose of this master\'s thesis is to present the professional training of deaf educators who work in cultural accessibility programs in three museums in São Paulo city: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna and Museu Afro Brasil. For this, I present the educators\' professional profile, as well as the accessibility programs and cultural institutions where they work. In addition, I present the educational proposals in Brazilian Sign Language - \"Libras\" that are performed with deaf community in these cultural institutions, and I also advocate for the use of a bilingual and bicultural proposal to guide the professional training and practice of these educators. In this sense, I propose looking at deafness by a social and anthropological point of view that sees deaf people like someone who has his/her own culture and cultural identity, and that should be included in society by means of this linguistic difference. https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-165232info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:48:54Zoai:teses.usp.br:tde-12112015-165232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-10-18T21:21:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Culture and inclusion in museum education: professional training for deaf museum educators
title Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
spellingShingle Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
Margarete de Oliveira
title_short Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_full Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_fullStr Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_full_unstemmed Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_sort Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
author Margarete de Oliveira
author_facet Margarete de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camilo de Mello Vasconcellos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cassia Geciauskas Sofiato
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amanda Pinto da Fonseca Tojal
dc.contributor.author.fl_str_mv Margarete de Oliveira
contributor_str_mv Camilo de Mello Vasconcellos
Cassia Geciauskas Sofiato
Amanda Pinto da Fonseca Tojal
description Esta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar a formação dos educadores surdos que atuam em programas de acessibilidade cultural em três museus da cidade de São Paulo: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna e Museu Afro Brasil. Para isso, apresento seu perfil profissional, como também os programas de acessibilidade e instituições culturais nos quais eles atuam. Exponho as propostas educativas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que são realizadas no atendimento da comunidade surda nesses ambientes culturais, bem como defendo a presença de uma proposta bilíngue e bicultural que seja norteadora na formação e atuação de tais educadores. Nesse sentido, proponho um olhar baseado na visão socioantropológica da surdez, que vê o ser surdo como uma pessoa que possui cultura e identidade cultural própria, devendo, portanto, ser incluído na sociedade por essa diferença linguística.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-165232
url https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-165232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Museologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376782501380096