Metalúrgicos e motoboys: retratos audiovisuais de um país sobre rodas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Vale, Marco Antonio Pereira do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-29062015-123405/
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é fazer um estudo e uma discussão comparativa sobre o modo como dois importantes personagens sociais são retratados pela cinematografia brasileira em um conjunto delimitado de filmes: o Metalúrgico e o Motoboy. Por meio de uma análise estética e narrativa, investiga-se como cineastas lançaram o olhar sobre a realidade contemporânea e construíram um imaginário audiovisual dessas categorias profissionais. Com base em autores como Bernardet (2003), Tomizaki (2007), Eisenstein (1990), Pudovkin (1961), Silva (2011), Nichols (1991) entre outros que discutem o tema, analisam-se seis documentários brasileiros que retratam a vida e saga dos protagonistas deste estudo. Recorre-se também, para cotejar a produção nacional em relação ao que cineastas estrangeiros têm produzido sobre o tema, a filmes correlatos, como A Classe operária vai ao paraíso (1971), Sem destino (1969) e outros. A análise inclui a discussão de aspectos técnicos que vão do posicionamento de câmeras, tomadas de cena até a montagem e trilha sonora. Entre as conclusões, pode-se observar que, enquanto os metalúrgicos construíram uma identidade ante a sociedade, os motoboys continuam a ser uma incógnita perturbadora, personagens que vêm sabe-se lá de onde, vivendo um eterno e cruel presente, sem perspectivas de futuro, trabalhando numa profissão perigosa e de certa forma desprestigiados pela população. O processo de pesquisa da tese são o fundamento e a orientação para um novo documentário a ser finalizado e que vem sendo pensado como uma reflexão cinematográfica sobre os avanços e reveses, expectativas e desilusões do projeto de modernização industrial e urbana da sociedade brasileira.
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