Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Artes
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519 |
Resumo: | Os fundamentos físicos e matemáticos utilizados em criação musical pelo compositor grego Iannis Xenakis são o objeto de investigação desta dissertação. A compreensão de sua teoria musical é essencial para assimilação de sua obra. O período abrangido corresponde a meados da década de 1950 ao início da década de 1960. Abordamos o surgimento da música estocástica, seus desdobramentos e música simbólica desenvolvido pelo compositor. |
id |
USP_aac5a3d64f00a7ef1fc559a62246878f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05072009-183519 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis 2006-12-20Fernando Henrique de Oliveira IazzettaRogério Luiz Moraes CostaMarcelo Gomes de QueirozLeandro da Silva NetoUniversidade de São PauloArtesUSPBR Iannis Xenakis Iannis Xenakis Os fundamentos físicos e matemáticos utilizados em criação musical pelo compositor grego Iannis Xenakis são o objeto de investigação desta dissertação. A compreensão de sua teoria musical é essencial para assimilação de sua obra. O período abrangido corresponde a meados da década de 1950 ao início da década de 1960. Abordamos o surgimento da música estocástica, seus desdobramentos e música simbólica desenvolvido pelo compositor. The physical and mathematical basis used in musical creation by greek composer Iannis Xenakis are the object of investigation from this thesis. The comprehension of his musical theory is essential to assimilate his work. The period covered correspond to middle of 1950 decade up to beggining of 1960 decade. We aproach the arise of stochastic music, his extensions and symbolic music developed by composer. https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:15:53Zoai:teses.usp.br:tde-05072009-183519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
title |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
spellingShingle |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis Leandro da Silva Neto |
title_short |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
title_full |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
title_fullStr |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
title_full_unstemmed |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
title_sort |
Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis |
author |
Leandro da Silva Neto |
author_facet |
Leandro da Silva Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rogério Luiz Moraes Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcelo Gomes de Queiroz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro da Silva Neto |
contributor_str_mv |
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta Rogério Luiz Moraes Costa Marcelo Gomes de Queiroz |
description |
Os fundamentos físicos e matemáticos utilizados em criação musical pelo compositor grego Iannis Xenakis são o objeto de investigação desta dissertação. A compreensão de sua teoria musical é essencial para assimilação de sua obra. O período abrangido corresponde a meados da década de 1950 ao início da década de 1960. Abordamos o surgimento da música estocástica, seus desdobramentos e música simbólica desenvolvido pelo compositor. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376578512453632 |