Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Leandro da Silva Neto
Orientador(a): Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Banca de defesa: Rogério Luiz Moraes Costa, Marcelo Gomes de Queiroz
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Artes
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519
Resumo: Os fundamentos físicos e matemáticos utilizados em criação musical pelo compositor grego Iannis Xenakis são o objeto de investigação desta dissertação. A compreensão de sua teoria musical é essencial para assimilação de sua obra. O período abrangido corresponde a meados da década de 1950 ao início da década de 1960. Abordamos o surgimento da música estocástica, seus desdobramentos e música simbólica desenvolvido pelo compositor.
id USP_aac5a3d64f00a7ef1fc559a62246878f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05072009-183519
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis 2006-12-20Fernando Henrique de Oliveira IazzettaRogério Luiz Moraes CostaMarcelo Gomes de QueirozLeandro da Silva NetoUniversidade de São PauloArtesUSPBR Iannis Xenakis Iannis Xenakis Os fundamentos físicos e matemáticos utilizados em criação musical pelo compositor grego Iannis Xenakis são o objeto de investigação desta dissertação. A compreensão de sua teoria musical é essencial para assimilação de sua obra. O período abrangido corresponde a meados da década de 1950 ao início da década de 1960. Abordamos o surgimento da música estocástica, seus desdobramentos e música simbólica desenvolvido pelo compositor. The physical and mathematical basis used in musical creation by greek composer Iannis Xenakis are the object of investigation from this thesis. The comprehension of his musical theory is essential to assimilate his work. The period covered correspond to middle of 1950 decade up to beggining of 1960 decade. We aproach the arise of stochastic music, his extensions and symbolic music developed by composer. https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:15:53Zoai:teses.usp.br:tde-05072009-183519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
title Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
spellingShingle Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
Leandro da Silva Neto
title_short Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
title_full Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
title_fullStr Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
title_full_unstemmed Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
title_sort Rizómata: uma introdução às raízes da música de Iannis Xenakis
author Leandro da Silva Neto
author_facet Leandro da Silva Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rogério Luiz Moraes Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Gomes de Queiroz
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro da Silva Neto
contributor_str_mv Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Rogério Luiz Moraes Costa
Marcelo Gomes de Queiroz
description Os fundamentos físicos e matemáticos utilizados em criação musical pelo compositor grego Iannis Xenakis são o objeto de investigação desta dissertação. A compreensão de sua teoria musical é essencial para assimilação de sua obra. O período abrangido corresponde a meados da década de 1950 ao início da década de 1960. Abordamos o surgimento da música estocástica, seus desdobramentos e música simbólica desenvolvido pelo compositor.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519
url https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376578512453632