Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Lima, Gracia Lopes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29042009-152804/
Resumo: Esta tese tem como tema a produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação. Argumenta que os processos de criação, vivenciados em pequenos grupos, mais do que os produtos de comunicação que eles geram, podem contribuir para uma educação comprometida com a constituição de sujeitos autônomos. Para tanto, aponta a necessidade de a produção de comunicação ser considerada como direito humano a ser exercido por todas as pessoas, bem como as tecnologias e linguagens midiáticas serem utilizadas como instrumentos que possibilitam aos envolvidos no processo de criação reconhecer-se nas próprias palavras e imagens que produzem. Afirma que do exercício de envolvimento consigo e com o outro nasce a possibilidade de re-significarem suas histórias pessoais e coletivas. A autora fundamenta a tese, orientada pelos estudos de Educomunicação, da Pedagogia Libertária, da Comunicação Comunitária e dos Estudos do Imaginário. Utiliza a pesquisa-ação como metodologia, valendo-se das atividades de Educomunicação, desenvolvidas ao longo de mais de uma década, pelo GENS Serviços Educacionais e pelo Projeto Cala-boca já morreu porque nós também temos o que dizer! Por esses motivos, conclui que a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação pode ser considerada como Educação pelos Meios de Comunicação.
id USP_ab2929d1f9474eaac8963f7398a7eafb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29042009-152804
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.Education by the Means of Comunication: collective production of communication, in the perspective Educomunication.communicationcomunicaçãoeducaçãoeducationeducommunicationeducomunicaçãoEsta tese tem como tema a produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação. Argumenta que os processos de criação, vivenciados em pequenos grupos, mais do que os produtos de comunicação que eles geram, podem contribuir para uma educação comprometida com a constituição de sujeitos autônomos. Para tanto, aponta a necessidade de a produção de comunicação ser considerada como direito humano a ser exercido por todas as pessoas, bem como as tecnologias e linguagens midiáticas serem utilizadas como instrumentos que possibilitam aos envolvidos no processo de criação reconhecer-se nas próprias palavras e imagens que produzem. Afirma que do exercício de envolvimento consigo e com o outro nasce a possibilidade de re-significarem suas histórias pessoais e coletivas. A autora fundamenta a tese, orientada pelos estudos de Educomunicação, da Pedagogia Libertária, da Comunicação Comunitária e dos Estudos do Imaginário. Utiliza a pesquisa-ação como metodologia, valendo-se das atividades de Educomunicação, desenvolvidas ao longo de mais de uma década, pelo GENS Serviços Educacionais e pelo Projeto Cala-boca já morreu porque nós também temos o que dizer! Por esses motivos, conclui que a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação pode ser considerada como Educação pelos Meios de Comunicação.This thesis researches the collective production of communication, in the perspective of Educommunication. The research argues that the creation processes, shared in small groups, more than the communication products generated, contribute to a committed education with the constitution of the social person autonomy. The procedure points out the necessity of communication human right exercised by all the people, with technologies and mediatics language used as creation instruments, in order to recognize its own produced words and images. This work affirms that the involvement with yourself and the others resignificates the personal and collective histories. The thesis is guided in the studies of: Educommunication, Pedagogia Libertária, Community Communication and Studies of the Imaginary. The methodology used follows the action-research that works the activities of Educommunication developed along more than one decade, by GENS Serviços Educacionais and Projeto Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer! The research conclusion is that the Collective Production of communication, in the perspective of Educommunicaion is considered as Education by the Means of Communication.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Marcos Ferreira dosLima, Gracia Lopes2009-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29042009-152804/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-29042009-152804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
Education by the Means of Comunication: collective production of communication, in the perspective Educomunication.
title Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
spellingShingle Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
Lima, Gracia Lopes
communication
comunicação
educação
education
educommunication
educomunicação
title_short Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_full Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_fullStr Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_full_unstemmed Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_sort Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
author Lima, Gracia Lopes
author_facet Lima, Gracia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Marcos Ferreira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gracia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv communication
comunicação
educação
education
educommunication
educomunicação
topic communication
comunicação
educação
education
educommunication
educomunicação
description Esta tese tem como tema a produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação. Argumenta que os processos de criação, vivenciados em pequenos grupos, mais do que os produtos de comunicação que eles geram, podem contribuir para uma educação comprometida com a constituição de sujeitos autônomos. Para tanto, aponta a necessidade de a produção de comunicação ser considerada como direito humano a ser exercido por todas as pessoas, bem como as tecnologias e linguagens midiáticas serem utilizadas como instrumentos que possibilitam aos envolvidos no processo de criação reconhecer-se nas próprias palavras e imagens que produzem. Afirma que do exercício de envolvimento consigo e com o outro nasce a possibilidade de re-significarem suas histórias pessoais e coletivas. A autora fundamenta a tese, orientada pelos estudos de Educomunicação, da Pedagogia Libertária, da Comunicação Comunitária e dos Estudos do Imaginário. Utiliza a pesquisa-ação como metodologia, valendo-se das atividades de Educomunicação, desenvolvidas ao longo de mais de uma década, pelo GENS Serviços Educacionais e pelo Projeto Cala-boca já morreu porque nós também temos o que dizer! Por esses motivos, conclui que a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação pode ser considerada como Educação pelos Meios de Comunicação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29042009-152804/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29042009-152804/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809092234251862016