Um método para desenvolvimento e avaliação de softwares instrucionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Guilherme Andrade Marson
Orientador(a): Bayardo Baptista Torres
Banca de defesa: Mauro Bertotti, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Alberto Villani
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências Biológicas (Bioquímica)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.46.2018.tde-28092018-111057
Resumo: Este trabalho visa estabelecer um método de desenvolvimento de softwares instrucionais dedicados ao aprimoramento de habilidades cognitivas. Três dos softwares desenvolvidos são descritos, versando sobre três técnicas experimentais de Bioquímica: cromatografia de permeação em gel, cromatografia de afinidade e cromatografia de troca iônica. A organização do conteúdo e a interface dos softwares têm como objetivo favorecer a reflexão sobre os princípios físico-químicos das técnicas. Os softwares foram avaliados com estudantes de cursos de graduação das áreas de Biologia e Saúde, segundo método estabelecido neste trabalho. Os estudos de avaliação demonstram que o software pode ser usado com êxito para o aprendizado dos princípios fisico-químicos das técnicas em nível de Compreensão e Aplicação.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Um método para desenvolvimento e avaliação de softwares instrucionais A method for the development and evaluation of instructional software 2003-10-15Bayardo Baptista TorresMauro BertottiAnna Maria Pessoa de CarvalhoAlberto VillaniGuilherme Andrade MarsonUniversidade de São PauloCiências Biológicas (Bioquímica)USPBR Aprendizagem Biochemistry Bioquímica Ciências Cognitive development Desenvolvimento cognitivo Educação Ensino superior Higher education Information society Interface Interface Learning Sciences Sociedade da informação Softwares (Estudo e ensino) Softwares (Study and teaching) Teaching Este trabalho visa estabelecer um método de desenvolvimento de softwares instrucionais dedicados ao aprimoramento de habilidades cognitivas. Três dos softwares desenvolvidos são descritos, versando sobre três técnicas experimentais de Bioquímica: cromatografia de permeação em gel, cromatografia de afinidade e cromatografia de troca iônica. A organização do conteúdo e a interface dos softwares têm como objetivo favorecer a reflexão sobre os princípios físico-químicos das técnicas. Os softwares foram avaliados com estudantes de cursos de graduação das áreas de Biologia e Saúde, segundo método estabelecido neste trabalho. Os estudos de avaliação demonstram que o software pode ser usado com êxito para o aprendizado dos princípios fisico-químicos das técnicas em nível de Compreensão e Aplicação. This work aims to establish a method for developing instructional software devoted to the improvement of cognitive skills. Three of the softwares developed are described, concerning three experimental techniques in Biochemistry: gel permeation chromatography, affinity chromatography and ion exchange chromatography. The software\'s content and interface aim to promote reflection on the physical-chemical principles of the techniques. The softwares were evaluated with undergraduate students from Biological and Health courses, by means of a method established in this work. These evaluation studies show that the software can be successfully used for teaching the physical-chemical principles of the techniques at the level of Comprehension and Application. https://doi.org/10.11606/T.46.2018.tde-28092018-111057info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:21:34Zoai:teses.usp.br:tde-28092018-111057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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