Virtualidade das organizações e a percepção de desempenho dos gestores: um estudo quantitativo em empresas de manufatura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Cláudia Aparecida de Mattos
Orientador(a): Fernando José Barbin Laurindo
Banca de defesa: Eduardo Henrique Diniz, Juliana Veiga Mendes, Renato de Oliveira Moraes, Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia (Engenharia de Produção)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.3.2010.tde-04042023-151129
Resumo: As novas tecnologias estão mudando a forma como as empresas operam, através da virtualização dos processos de negócios, da integração da cadeia de fornecedores e da interação com o cliente. Ao permitir a conexão de processos e a interoperação de sistemas, a Tecnologia da Informação (TI) tornou-se um instrumento essencial nessa transformação, otimizando estruturas existentes e apoiando novas estruturas organizacionais. Nesse cenário, em face do desenvolvimento tecnológico, aplicar características virtuais surge como um meio de as empresas se diferenciarem e criarem valor para seu negócio. Assim, o objetivo geral da pesquisa consistiu em estabelecer um entendimento da virtualidade como um construto mensurável e trabalhar a relação entre virtualidade e percepção de desempenho por parte dos gestores, sendo o foco do estudo as empresas do setor de manufatura. Nesse contexto, o ponto primordial do trabalho foi identificar as dimensões e variáveis relacionadas à virtualidade das organizações e estabelecer uma relação causal com medidas de percepção sobre os indicadores de desempenho tanto operacional quanto financeiro das empresas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, aplicou-se o método qualitativo combinado com o método quantitativo. Em conclusão, este estudo tem as seguintes contribuições gerenciais. Fundamentalmente, evidencia empiricamente um modelo tridimensional para explicar a virtualidade de uma organização, assim como um meio para avaliar o sincronismo no processo de virtualização de uma organização. Outro ponto importante é que o estudo orienta a respeito da necessidade de uma integração interna bem estruturada, com um banco de dados único e com aplicativos que tornam possível a transmissão, a integração e o processamento de dados originários de fornecedores e clientes.Destaca-se também em termos de contribuição deste trabalho a abordagem em torno das características virtuais que as empresas estão aplicando em suas operações, refletindo as suas escolhas conforme a estratégia adotada e o impacto no desempenho organizacional.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Virtualidade das organizações e a percepção de desempenho dos gestores: um estudo quantitativo em empresas de manufatura Untitled in english 2010-12-20Fernando José Barbin LaurindoEduardo Henrique DinizJuliana Veiga MendesRenato de Oliveira MoraesMarcelo Schneck de Paula PessoaCláudia Aparecida de MattosUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR Information technology Performance Tecnologia da informação (Administração; Desempenho) Virtual organizations Virtuality As novas tecnologias estão mudando a forma como as empresas operam, através da virtualização dos processos de negócios, da integração da cadeia de fornecedores e da interação com o cliente. Ao permitir a conexão de processos e a interoperação de sistemas, a Tecnologia da Informação (TI) tornou-se um instrumento essencial nessa transformação, otimizando estruturas existentes e apoiando novas estruturas organizacionais. Nesse cenário, em face do desenvolvimento tecnológico, aplicar características virtuais surge como um meio de as empresas se diferenciarem e criarem valor para seu negócio. Assim, o objetivo geral da pesquisa consistiu em estabelecer um entendimento da virtualidade como um construto mensurável e trabalhar a relação entre virtualidade e percepção de desempenho por parte dos gestores, sendo o foco do estudo as empresas do setor de manufatura. Nesse contexto, o ponto primordial do trabalho foi identificar as dimensões e variáveis relacionadas à virtualidade das organizações e estabelecer uma relação causal com medidas de percepção sobre os indicadores de desempenho tanto operacional quanto financeiro das empresas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, aplicou-se o método qualitativo combinado com o método quantitativo. Em conclusão, este estudo tem as seguintes contribuições gerenciais. Fundamentalmente, evidencia empiricamente um modelo tridimensional para explicar a virtualidade de uma organização, assim como um meio para avaliar o sincronismo no processo de virtualização de uma organização. Outro ponto importante é que o estudo orienta a respeito da necessidade de uma integração interna bem estruturada, com um banco de dados único e com aplicativos que tornam possível a transmissão, a integração e o processamento de dados originários de fornecedores e clientes.Destaca-se também em termos de contribuição deste trabalho a abordagem em torno das características virtuais que as empresas estão aplicando em suas operações, refletindo as suas escolhas conforme a estratégia adotada e o impacto no desempenho organizacional. Advances in information technology are changing the way businesses operate, through the virtualization of business processes, integration of supply chain and customer interaction. Information Technology (IT) has become an essential tool in this transformation, optimizing existing structures and supporting new organizational structures. In this scenario, due to technological development, implement features virtual emerges as a means for firms to differentiate and create value for your business. In this context, the objective of this study is that it helps to lend conceptual clarity about virtuality as a measurable construct and study the relationship between virtuality and perception of performance by managers, being the focus of the study companies in the manufacturing sector. The main point of this study was to identify the dimensions and variables related to virtual organizations and establish a causal relationship with measures of perception of the performance indicators both operational and financial companies. This research evolved in two phases, the qualitative method combined with the quantitative method. This study has important Managerial implications for practice. t Fundamentally, the study shows a three dimensional model to explain the potentiality of an organization as well as a means of assessing the timing in the process of virtualizing an organization. Another important point is that the study guides about the need for internal integration and structured, with a single database and applications that make possible the transmission, processing and integration of data originating from suppliers and customers. It also stands out in terms of contribution of this work the approach around the virtual features that companies are putting in their operations, reflecting their choices. https://doi.org/10.11606/T.3.2010.tde-04042023-151129info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:11:01Zoai:teses.usp.br:tde-04042023-151129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-04T18:19:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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