Exportação concluída — 

A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Giraldo-Herrera, Paola
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-13012014-105626/
Resumo: Esta pesquisa explora o papel da Universidad de Los Andes (Uniandes) de Bogotá, Colômbia, na constituição do regime de coalizão conhecido como Frente Nacional (1958- 1978). Combinando a revisão do arquivo do conselho diretivo da Uniandes com a reconstrução das trajetórias e redes de contato dos seus membros, esboça-se aqui um mapa do campo do poder no período entre a fundação da universidade (1948) e a consolidação da Frente Nacional. Nesta tese é desenvolvida uma análise das elites colombianas e da utilização da educação superior como mecanismo de reorganização do campo político colombiano em um contexto de reivindicações sociais.
id USP_b0f78c4d1b811809e0f4d9079d3395ff
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13012014-105626
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968The Universidad de los Andes and the establishment of the Frente Nacional: Colombia, 1948-1968Colômbia século XXColombia XX CenturyEducação superiorElitesElitesFrente nacional regimeHigher educationRegime da frente nacionalUniversidad de Los AndesUniversidad de Los AndesEsta pesquisa explora o papel da Universidad de Los Andes (Uniandes) de Bogotá, Colômbia, na constituição do regime de coalizão conhecido como Frente Nacional (1958- 1978). Combinando a revisão do arquivo do conselho diretivo da Uniandes com a reconstrução das trajetórias e redes de contato dos seus membros, esboça-se aqui um mapa do campo do poder no período entre a fundação da universidade (1948) e a consolidação da Frente Nacional. Nesta tese é desenvolvida uma análise das elites colombianas e da utilização da educação superior como mecanismo de reorganização do campo político colombiano em um contexto de reivindicações sociais.This research reviews the role of the Universidad de Los Andes (Uniandes, Bogotá, Colombia), in the making of the coalition regime known as the Frente Nacional (1958-1978). Combining a review of the directive boards archives and the analytical reconstruction of the trajectories and networks of its members, we draw a map of the field of power for the period between the founding of Uniandes (1948), and the consolidation of the Frente Nacional. In this thesis, we analyse the colombian elites and their use of higher education as a tool for the reorganization of the political field in a context of social claims.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHirano, SediGiraldo-Herrera, Paola2013-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-13012014-105626/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-13012014-105626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
The Universidad de los Andes and the establishment of the Frente Nacional: Colombia, 1948-1968
title A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
spellingShingle A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
Giraldo-Herrera, Paola
Colômbia século XX
Colombia XX Century
Educação superior
Elites
Elites
Frente nacional regime
Higher education
Regime da frente nacional
Universidad de Los Andes
Universidad de Los Andes
title_short A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
title_full A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
title_fullStr A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
title_full_unstemmed A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
title_sort A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968
author Giraldo-Herrera, Paola
author_facet Giraldo-Herrera, Paola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hirano, Sedi
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraldo-Herrera, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv Colômbia século XX
Colombia XX Century
Educação superior
Elites
Elites
Frente nacional regime
Higher education
Regime da frente nacional
Universidad de Los Andes
Universidad de Los Andes
topic Colômbia século XX
Colombia XX Century
Educação superior
Elites
Elites
Frente nacional regime
Higher education
Regime da frente nacional
Universidad de Los Andes
Universidad de Los Andes
description Esta pesquisa explora o papel da Universidad de Los Andes (Uniandes) de Bogotá, Colômbia, na constituição do regime de coalizão conhecido como Frente Nacional (1958- 1978). Combinando a revisão do arquivo do conselho diretivo da Uniandes com a reconstrução das trajetórias e redes de contato dos seus membros, esboça-se aqui um mapa do campo do poder no período entre a fundação da universidade (1948) e a consolidação da Frente Nacional. Nesta tese é desenvolvida uma análise das elites colombianas e da utilização da educação superior como mecanismo de reorganização do campo político colombiano em um contexto de reivindicações sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-13012014-105626/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-13012014-105626/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492092912926720