Configurações do mito da \'nova ordem\' na cultura norte-americana em textos midiáticos de diferentes épocas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Vanderlei Dorneles da Silva
Orientador(a): Terezinha Fátima Tagé Dias Fernandes
Banca de defesa: Jose Coelho Sobrinho, Maria dos Prazeres Santos Mendes, Jose Luiz Proenca, Robson Bastos da Silva
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-30112010-145942
Resumo: A presente tese busca compreender o processo de Comunicação das características da cultura norte-americana a partir da leitura e interpretação de textos midiáticos fílmicos de diferentes épocas. O apoio teórico parte da noção de memória textual e código-texto segundo estudos de Iuri Lotman, um dos pesquisadores da Semiótica da Cultura. Nessa perspectiva, as produções do cinema são consideradas como um sistema de signos inseridos na semiosfera correspondente. A descrição do sistema da cultura norte-americana é feita pela identificação de suas narrativas míticas fundacionais, de origem judaico-cristã, latina e egípcia. Os mitos são estudados como elementos encadeadores dos textos da cultura considerados relevantes para esta pesquisa, desde o Descobrimento (século 16) até o período da independência norte-americana (século 18). Uma vez descrito o sistema da cultura norte-americana, por meio da memória textual, procede-se à leitura de dois textos cinematográficos nos quais se verificam configurações desses elementos mitológicos. A tese comprova seu objetivo de demonstrar como o mito da nova ordem repercute em textos do cinema norte-americano do final do século XX, e como esse mito é reiterado na atualidade reforçando o papel preponderante da América como nação renovadora do mundo.
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