A Serra Pelada do Urbanismo: planejando a região metropolitana da cidade modelo (Curitiba e região 1961-2015)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Julio Cesar Botega do Carmo
Orientador(a): Tomas Antonio Moreira
Banca de defesa: Sidney Piochi Bernardini, Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski, Sylvia Ramos Leitão, Ruy Sardinha Lopes, Eulalia Portela Negrelos
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.102.2018.tde-28092022-101937
Resumo: O arranjo institucional de planejamento construído no Brasil, principalmente a partir dos anos 1950, possibilitou a formação de quadros técnicos e novas experiências, onde documentos foram produzidos, mas nem sempre executados. Exceção recorrentemente apresentada deste fato é a cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Esta logrou implantar um processo contínuo de planejamento, com mais de cinco décadas, materializado em uma instituição e planos que lhe deram suas características urbanas atuais e foram propaganda ativa utilizada por políticos e planejadores como um caso de sucesso. Mas, nem todos os espaços estão dentro do planejamento. Se Curitiba é apontada como modelo de planejamento, o planejamento metropolitano da região circunvizinha à capital não obteve o mesmo reconhecimento. Ainda que o processo de planejamento metropolitano na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tenha também sua instituição responsável e um já considerável tempo de planejamento (quarenta anos em 2014) - elementos apontados na literatura como bases do caso de Curitiba -, bem como recebido e transferido técnicos para seu equivalente municipal, o planejamento metropolitano não obteve o mesmo êxito que o do município polo. Desta forma, por meio do estudo das instituições, agentes, planos, projetos e programas, nesta pesquisa se busca discutir e desvendar os processos que levaram a este descompasso. O recorte temporal tem como ponto de partida a elaboração do Estudo 40 e a chegada de Ney Braga ao poder estadual, que resultaram na reestruturação administrativa do Governo do Estado do Paraná, em 1961, seguido da reformulação da administração da Prefeitura de Curitiba sob os auspícios do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em 1963, e ponto de chegada a promulgação do Estatuto da Metrópole, pelo Governo Federal, em 2015.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A Serra Pelada do Urbanismo: planejando a região metropolitana da cidade modelo (Curitiba e região 1961-2015) The Serra Pelada of Urbanism: planning the Metropolitan region of model city (Curitiba and Region 1961-2015). 2018-03-09Tomas Antonio MoreiraSidney Piochi BernardiniOlga Lúcia Castreghini de Freitas FirkowskiSylvia Ramos LeitãoRuy Sardinha LopesEulalia Portela NegrelosJulio Cesar Botega do CarmoUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR COMEC COMEC Curitiba Curitiba Instituições de Planejamento IPPUC IPPUC Metropolitan Region Planning Institutions Região Metropolitana O arranjo institucional de planejamento construído no Brasil, principalmente a partir dos anos 1950, possibilitou a formação de quadros técnicos e novas experiências, onde documentos foram produzidos, mas nem sempre executados. Exceção recorrentemente apresentada deste fato é a cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Esta logrou implantar um processo contínuo de planejamento, com mais de cinco décadas, materializado em uma instituição e planos que lhe deram suas características urbanas atuais e foram propaganda ativa utilizada por políticos e planejadores como um caso de sucesso. Mas, nem todos os espaços estão dentro do planejamento. Se Curitiba é apontada como modelo de planejamento, o planejamento metropolitano da região circunvizinha à capital não obteve o mesmo reconhecimento. Ainda que o processo de planejamento metropolitano na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tenha também sua instituição responsável e um já considerável tempo de planejamento (quarenta anos em 2014) - elementos apontados na literatura como bases do caso de Curitiba -, bem como recebido e transferido técnicos para seu equivalente municipal, o planejamento metropolitano não obteve o mesmo êxito que o do município polo. Desta forma, por meio do estudo das instituições, agentes, planos, projetos e programas, nesta pesquisa se busca discutir e desvendar os processos que levaram a este descompasso. O recorte temporal tem como ponto de partida a elaboração do Estudo 40 e a chegada de Ney Braga ao poder estadual, que resultaram na reestruturação administrativa do Governo do Estado do Paraná, em 1961, seguido da reformulação da administração da Prefeitura de Curitiba sob os auspícios do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em 1963, e ponto de chegada a promulgação do Estatuto da Metrópole, pelo Governo Federal, em 2015. The arrangement of institutional planning built in Brazil, mainly since 1950s, has enabled the graduation of technical staff and new experiences, where documents have been produced but not always executed. As exception presented of this fact is the city of Curitiba, the capital of Paraná state. It succeeded in implanting a continuous process of planning, with over five decades, materialized in an institution and plans that gave it a current urban characteristics and were used by politicians and planners as a success case. But, not all spaces are within planning. If Curitiba is designated as a planning model, the metropolitan planning of the region surrounding the capital, did not obtain the same recognition. Although the metropolitan planning process in the Metropolitan Region of Curitiba (RMC) also has an institution responsible and already considerable planning time (forty years in 2014) - elements pointed out in the literature as bases of the case of Curitiba -, as well as received and transferred technicians to municipal equivalent, the metropolitan planning did not achieve the same success as the polo city. Thus, through the study of institutions, agents, plans, projects and programs, this research seeks to discuss and unveil the processes that lead to this mismatch. The time cut is based on the elaboration of Study 40 and the arrival of Ney Braga to the state power, which resulted in an administrative restructuring of the Government in the State of Paraná in 1961, followed by reformulation on the administration of the City Hall of Curitiba under the auspices of Brazilian Institute of Municipal Administration (IBAM) in 1963, and arrival point promulgation of the Metropolis Statute by the Federal Government in 2015. https://doi.org/10.11606/T.102.2018.tde-28092022-101937info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:21:39Zoai:teses.usp.br:tde-28092022-101937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-04T12:21:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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