Navegando com a telenovela? Mediações, recepção e ficção televisiva em tempos transmídia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pereira, Tissiana Nogueira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-26022021-225807/
Resumo: Esta tese é uma releitura e atualização teórico- metodológica do clássico livro de recepção Vivendo com a telenovela- mediações, recepção, teleficcionalidade, publicado por Lopes, Borelli e Resende, em 2002. Investigamos como a recepção da telenovela tem sido reconfigurada devido ao contexto comunicacional atual das novas mídias em que as tecnologias estão criando um ambiente transmídia já incorporado no cotidiano comum das pessoas e nas mídias sociais. Isto foi feito a partir de um estudo de recepção com amostra qualitativa composta por duas famílias de diferentes classes sociais (uma de classe média baixa e uma de classe média alta). O corpus da tese é composto por todos os capítulos da telenovela O Sétimo Guardião (Globo, 21h), de Aguinaldo Silva, disponibilizados e acessados na plataforma Globoplay. É um tempo diferente daquele em que o livro foi escrito e publicado, com 18 anos de distância. Por isso, o tema é relevante por ser contemporâneo e problematizar um possível empoderamento do receptor dentro da nova ecologia comunicacional. A pesquisa de releitura tem como eixo teórico e metodológico a Teoria Barberiana da Comunicação de Martín-Barbero (1987, 2017) e de classe social a partir de Pierre Bourdieu (2007), como no livro, acrescida pelos estudos sobre transmídia (JENKINS, 2006, 2009) para problematizar a nova ambiência comunicativa possibilitada pelas novas mídias, fluxos e plataformas. A tese tem na exploração multimetodológica e na adequação dos Mapas das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 1987, 2009, 2016, 2017) os dois eixos a partir dos quais se investiga a recepção de dentro do contexto transmídia caracterizado por mutações na produção e na recepção de conteúdos comunicacionais na contemporaneidade. Entre os principais resultados, estão o fato de que a classe social continua sendo mediação estruturante na recepção da telenovela mesmo que com algumas resignificações geradas pelas novas tecnologias e pelo novo ecossistema digital da contemporaneidade. Além do que a recepção da telenovela foi reconfigurada desde o estudo de 2002, justamente devido à presença das novas mídias no espaço doméstico. A intensidade dos usos e apropriações destas novas telas varia de acordo com a geração dos informantes.
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O corpus da tese é composto por todos os capítulos da telenovela O Sétimo Guardião (Globo, 21h), de Aguinaldo Silva, disponibilizados e acessados na plataforma Globoplay. É um tempo diferente daquele em que o livro foi escrito e publicado, com 18 anos de distância. Por isso, o tema é relevante por ser contemporâneo e problematizar um possível empoderamento do receptor dentro da nova ecologia comunicacional. A pesquisa de releitura tem como eixo teórico e metodológico a Teoria Barberiana da Comunicação de Martín-Barbero (1987, 2017) e de classe social a partir de Pierre Bourdieu (2007), como no livro, acrescida pelos estudos sobre transmídia (JENKINS, 2006, 2009) para problematizar a nova ambiência comunicativa possibilitada pelas novas mídias, fluxos e plataformas. A tese tem na exploração multimetodológica e na adequação dos Mapas das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 1987, 2009, 2016, 2017) os dois eixos a partir dos quais se investiga a recepção de dentro do contexto transmídia caracterizado por mutações na produção e na recepção de conteúdos comunicacionais na contemporaneidade. Entre os principais resultados, estão o fato de que a classe social continua sendo mediação estruturante na recepção da telenovela mesmo que com algumas resignificações geradas pelas novas tecnologias e pelo novo ecossistema digital da contemporaneidade. Além do que a recepção da telenovela foi reconfigurada desde o estudo de 2002, justamente devido à presença das novas mídias no espaço doméstico. A intensidade dos usos e apropriações destas novas telas varia de acordo com a geração dos informantes.This thesis is a re-reading and theoretical-methodological update of the classic reception book, Vivendo com a telenovela- mediações, recepção, teleficcionalidade, published by Lopes, Borelli, and Resende in 2002. We investigated how the reception of the telenovela has been reconfigured due to the current communicational context of new media, in which technologies create a transmedia environment already incorporated into people\'s everyday lives and social media. For this, we did a reception study with a qualitative sample composed of two families from different social classes (one from the lower-middle class and another from the upper-middle class). The thesis corpus consists of all the chapters of the telenovela O Sétimo Guardião (Globo, 21h) by Aguinaldo Silva, available and accessed on the Globoplay platform. We highlight that now is a different time, if we consider that of the book was written and published 18 years ago. Therefore, the subject of this thesis is relevant and contemporary, problematizing the possible receptor empowerment within the new communicational ecology. The re-reading research has as its theoretical and methodological axis the Barberian Theory of Communication by Martín-Barbero (1987, 2017) and the social class by Pierre Bourdieu (2007), as in the book, added by studies on transmedia (JENKINS, 2006, 2009) to problematize the new communicative environment made possible by new media, flows, and platforms. The two axes of this thesis are the multimethodological exploration and the adequacy of the Mediation Maps (MARTÍN-BARBERO, 1987, 2009, 2016, 2017) from which it is investigated the reception within the transmedia context, characterized by mutations in the production and the reception of contemporary communicational content. Among the main results, the social class continues to be a structuring mediation in the reception of the telenovela, even with some reframes generated by the new technologies and the new digital ecosystem of contemporary times. In addition, the telenovela reception has been reconfigured since the 2002 study due to the presence of new media in the domestic space. The intensity of the uses and appropriations of these new screens varies according to the generation of the informants.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Maria Immacolata Vassallo dePereira, Tissiana Nogueira2020-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-26022021-225807/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T14:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-26022021-225807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T14:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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