Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Comarú, Francisco de Assis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-23012025-102151/
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar a experiência de uma intervenção habitacional para moradores de cortiços, o Projeto Piloto Celso Garcia. Parte de uma proposta dos movimentos de cortiços de São Paulo à Prefeitura do Município em junho de 1989, este projeto piloto, iniciado em 1991 e encerrado em 1996, representa uma experiência com características particulares. O trabalho enfoca a concepção do projeto piloto, os agentes envolvidos, a inserção urbana, o projeto das unidades e a execução da construção verticalizada pelo sistema de mutirão, com a gestão do empreendimento realizada pela associação de construção. O empreendimento de 182 apartamentos situa-se no Brás, distrito da região central da cidade de São Paulo.
id USP_bb38ab46e798f0fd156ac10b40c563c1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23012025-102151
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.Habitational intervention in slums in São Paulo city: the mutirão Celso GarciaCortiçosMutirãoMutirãoSlumsEste trabalho objetiva apresentar a experiência de uma intervenção habitacional para moradores de cortiços, o Projeto Piloto Celso Garcia. Parte de uma proposta dos movimentos de cortiços de São Paulo à Prefeitura do Município em junho de 1989, este projeto piloto, iniciado em 1991 e encerrado em 1996, representa uma experiência com características particulares. O trabalho enfoca a concepção do projeto piloto, os agentes envolvidos, a inserção urbana, o projeto das unidades e a execução da construção verticalizada pelo sistema de mutirão, com a gestão do empreendimento realizada pela associação de construção. O empreendimento de 182 apartamentos situa-se no Brás, distrito da região central da cidade de São Paulo.This work aims to present the pilot project Celso Garcia, that is an experience of an habitational intervention to slums\' inhabitants. This project, that started in 1991and finished in 1996,is part of a proposal from São Paulo slums organization to the city hall in june 1989. It represents an experience with peculiar characteristics. The work focus on the pilot project conception, the involved agents, their urban insertion, each apartment design and the vertical building execution through self-help group system. The management of this enterprise is guided by the building association. The construction of one hundred and eighty two apartments is in Brás, a district in the center of Sao Paulo city.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbiko, Alex KenyaComarú, Francisco de Assis1998-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-23012025-102151/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-23T12:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-23012025-102151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-23T12:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
Habitational intervention in slums in São Paulo city: the mutirão Celso Garcia
title Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
spellingShingle Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
Comarú, Francisco de Assis
Cortiços
Mutirão
Mutirão
Slums
title_short Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
title_full Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
title_fullStr Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
title_full_unstemmed Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
title_sort Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o multirão Celso Garcia.
author Comarú, Francisco de Assis
author_facet Comarú, Francisco de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abiko, Alex Kenya
dc.contributor.author.fl_str_mv Comarú, Francisco de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Cortiços
Mutirão
Mutirão
Slums
topic Cortiços
Mutirão
Mutirão
Slums
description Este trabalho objetiva apresentar a experiência de uma intervenção habitacional para moradores de cortiços, o Projeto Piloto Celso Garcia. Parte de uma proposta dos movimentos de cortiços de São Paulo à Prefeitura do Município em junho de 1989, este projeto piloto, iniciado em 1991 e encerrado em 1996, representa uma experiência com características particulares. O trabalho enfoca a concepção do projeto piloto, os agentes envolvidos, a inserção urbana, o projeto das unidades e a execução da construção verticalizada pelo sistema de mutirão, com a gestão do empreendimento realizada pela associação de construção. O empreendimento de 182 apartamentos situa-se no Brás, distrito da região central da cidade de São Paulo.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-23012025-102151/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-23012025-102151/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492253022093312