Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Tonami, Jorge Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-140541/
Resumo: O estabelecimento de uma chave de grupo entre duas ou mais entidades que estão se comunicando em uma rede pública é algo que já vem sendo estudado há muito tempo. A segurança e eficiência de um algoritmo criptográfico para a comunicação entre um grupo de entidades torna-se totalmente vulnerável se um intruso descobrir a sua chave de sessão. Hoje em dia é cada vez mais necessário adquirir um bom desempenho em um sistema de comunicação e, apesar da garantia de segurança apresentada por mecanismos 'fora-de-banda' ou mecanismos como o RSA, fica evidente que, para o caso de uma comunicação com muitos participantes, estes tipos de mecanismos não obtém um bom desempenho. E é através de um protocolo de estabelecimento de chaves de grupo que se garante uma melhora neste desempenho, garantindo também a segurança de um algoritmo criptográfico e a privacidade na comunicação entre um grupo de usuários. O estabelecimento de uma chave de sessão entre dois usuários é um caso já bem estudado pela comunidade criptográfica, por outro lado, para um grupo de participantes maior, ainda existem dificuldades com relação à segurança. Existem alguns protocolos que se baseiam em conceitos semelhantes para o estabelecimento desta chave para o caso de uma comunicação entre três ou mais entidades. O principal objetivo deste documento é relatar os resultados obtidos da análise de um dos últimos protocolos de estabelecimento de chaves que surgiram recentemente, mostrando informações obtidas de sua implementação, relacionadas com o funcionamento, o desempenho e a segurança.
id USP_bb91fe69f557e8f2ada11be88009cda6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-140541
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de gruponot availableComputabilidade E ComplexidadeCriptologiaO estabelecimento de uma chave de grupo entre duas ou mais entidades que estão se comunicando em uma rede pública é algo que já vem sendo estudado há muito tempo. A segurança e eficiência de um algoritmo criptográfico para a comunicação entre um grupo de entidades torna-se totalmente vulnerável se um intruso descobrir a sua chave de sessão. Hoje em dia é cada vez mais necessário adquirir um bom desempenho em um sistema de comunicação e, apesar da garantia de segurança apresentada por mecanismos 'fora-de-banda' ou mecanismos como o RSA, fica evidente que, para o caso de uma comunicação com muitos participantes, estes tipos de mecanismos não obtém um bom desempenho. E é através de um protocolo de estabelecimento de chaves de grupo que se garante uma melhora neste desempenho, garantindo também a segurança de um algoritmo criptográfico e a privacidade na comunicação entre um grupo de usuários. O estabelecimento de uma chave de sessão entre dois usuários é um caso já bem estudado pela comunidade criptográfica, por outro lado, para um grupo de participantes maior, ainda existem dificuldades com relação à segurança. Existem alguns protocolos que se baseiam em conceitos semelhantes para o estabelecimento desta chave para o caso de uma comunicação entre três ou mais entidades. O principal objetivo deste documento é relatar os resultados obtidos da análise de um dos últimos protocolos de estabelecimento de chaves que surgiram recentemente, mostrando informações obtidas de sua implementação, relacionadas com o funcionamento, o desempenho e a segurança.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTerada, RoutoTonami, Jorge Alves2004-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-140541/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-31T19:11:40Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-140541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-31T19:11:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
not available
title Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
spellingShingle Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
Tonami, Jorge Alves
Computabilidade E Complexidade
Criptologia
title_short Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
title_full Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
title_fullStr Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
title_full_unstemmed Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
title_sort Implementação e análise do protocolo de Katz e Yung para estabelecimento de chaves de grupo
author Tonami, Jorge Alves
author_facet Tonami, Jorge Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terada, Routo
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonami, Jorge Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Computabilidade E Complexidade
Criptologia
topic Computabilidade E Complexidade
Criptologia
description O estabelecimento de uma chave de grupo entre duas ou mais entidades que estão se comunicando em uma rede pública é algo que já vem sendo estudado há muito tempo. A segurança e eficiência de um algoritmo criptográfico para a comunicação entre um grupo de entidades torna-se totalmente vulnerável se um intruso descobrir a sua chave de sessão. Hoje em dia é cada vez mais necessário adquirir um bom desempenho em um sistema de comunicação e, apesar da garantia de segurança apresentada por mecanismos 'fora-de-banda' ou mecanismos como o RSA, fica evidente que, para o caso de uma comunicação com muitos participantes, estes tipos de mecanismos não obtém um bom desempenho. E é através de um protocolo de estabelecimento de chaves de grupo que se garante uma melhora neste desempenho, garantindo também a segurança de um algoritmo criptográfico e a privacidade na comunicação entre um grupo de usuários. O estabelecimento de uma chave de sessão entre dois usuários é um caso já bem estudado pela comunidade criptográfica, por outro lado, para um grupo de participantes maior, ainda existem dificuldades com relação à segurança. Existem alguns protocolos que se baseiam em conceitos semelhantes para o estabelecimento desta chave para o caso de uma comunicação entre três ou mais entidades. O principal objetivo deste documento é relatar os resultados obtidos da análise de um dos últimos protocolos de estabelecimento de chaves que surgiram recentemente, mostrando informações obtidas de sua implementação, relacionadas com o funcionamento, o desempenho e a segurança.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-140541/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-140541/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258333750231040