Caracterização material, textural e executiva da pintura mural alegoria ao desenvolvimento industrial Paulista de Fulvio Pennacchi

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Magon, Patricia Marques
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44144/tde-11122019-094807/
Resumo: O presente trabalho apresenta estudo de amostras da pintura mural Alegoria ao Desenvolvimento Industrial Paulista do artista Fulvio Pennacchi. Trata-se de mural confeccionado com a técnica do afresco, e variações. Esta técnica envolve o uso de materiais de origem mineral, tanto no suporte quanto para os pigmentos - isso justifica as análises terem sido feitas sob a ótica da Geologia. Sobre a relevância do artista, Fulvio Pennacchi é considerado importante muralista de sua época, sendo um dos pioneiros na produção de afrescos no Brasil. A obra, que mede 7 m x 11 m, feita no ano de 1954, foi retirada do local onde foi originalmente confeccionada, em decorrência de incêndio que acometeu o imóvel. Engenheiros especializados a removeram e transportaram, e hoje se encontra guardada aguardando restauração. Por meio de dados coletados usando microscópio petrográfico, microscópio eletrônico de varredura e fluorescência de raios X, foi possível estabelecer a estratigrafia, as texturas, a mineralogia e composições químicas de três trechos do mural. O uso de lanterna de radiação ultravioleta nas superfícies pictóricas figura como método complementar. Os dados aqui expostos podem servir de apoio ao processo de restauração da obra, além de contribuir tanto para o aprimoramento dos protocolos de análise de obras artísticas, quanto para o registro histórico de técnicas de pintura mural ao longo dos tempos.
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