A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Trevisan, Eliana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10102024-115136/
Resumo: No presente estudo, temos como tema \"A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino\", pautados pelos objetivos de construir o perfil clinico-epidemiológico e sócio-demográfico das crianças atendidas na Associação Santa Catarina de Reabilitação e de caracterizar os processos de integração escolar dessas crianças na rede regular de ensino da Grande Florianópolis. Por isso, foi realizado um estudo descritivo e comparativo das crianças portadoras de Paralisia Cerebral (PC) no período de janeiro de 1992 a dezembro de 1997, residentes na Grande Florianópolis, abrangendo características quantitativas e qualitativas. Como fonte de dados foram utilizados prontuários disponíveis na Associação Santa Catarina de Reabilitação, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, além de entrevistas com familiares das crianças. A Associação Santa Catarina de Reabilitação apresentou, para o período estudado noventa e sete prontuários, dos quais foram retirados dados de natureza quantitativa, obteve-se como resultado a predominância de PC associada à deficiência física numa proporção de 88%. A localização da seqüela motora se apresentou com 39% para diparesia, 32% para hemiparesia e 29% para quadriparesia, sendo considerado um grau leve para 71% e severo para 29%. As características sócio-demográficas se expressaram em 46% da população estudada oriundas de Florianópolis, 31% para a Grande Florianópolis e 23% às demais localidades. A renda familiar predominante foi de até 3 salários-mínimo sendo que 26% não apresentavam este dado em prontuário, as famílias, em sua maioria, compostas por 4 membros e encontramos 57% das crianças com PC freqüentando a Rede Regular de Ensino. Em relação aos dados de natureza qualitativa percebe-se que as famílias tem consciência da importância do trabalho de reabilitação para o desenvolvimento cognitivo e motor de seu filho. Uma parcela da população estudada, devido aos problemas familiares acaba por abandonar o tratamento de reabilitação, optando, por vezes, pelo atendimento alternativo. A Instituição de Reabilitação realiza um trabalho integrado com as escolas, procurando encaminhar todas as crianças a este setor. Em relação à integração, apesar de todas as dificuldades encontradas, parece estar se consolidando na medida do possível. Conclui-se que houve um avanço nas conquistas sociais desta parcela significativa da população porém ainda há muito o que conquistar para a efetiva integração.
id USP_c3163ae0cf6b5b64e68b1d02d3baa34f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10102024-115136
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensinoThe integration of the children with infantile cerebral paralysis (ICP) in the regular school networkCerebral PalsyCrianças com Deficiência/reabilitaçãoDisabled Children/rehabilitationInstituições AcadêmicasParalisia CerebralSchoolsNo presente estudo, temos como tema \"A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino\", pautados pelos objetivos de construir o perfil clinico-epidemiológico e sócio-demográfico das crianças atendidas na Associação Santa Catarina de Reabilitação e de caracterizar os processos de integração escolar dessas crianças na rede regular de ensino da Grande Florianópolis. Por isso, foi realizado um estudo descritivo e comparativo das crianças portadoras de Paralisia Cerebral (PC) no período de janeiro de 1992 a dezembro de 1997, residentes na Grande Florianópolis, abrangendo características quantitativas e qualitativas. Como fonte de dados foram utilizados prontuários disponíveis na Associação Santa Catarina de Reabilitação, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, além de entrevistas com familiares das crianças. A Associação Santa Catarina de Reabilitação apresentou, para o período estudado noventa e sete prontuários, dos quais foram retirados dados de natureza quantitativa, obteve-se como resultado a predominância de PC associada à deficiência física numa proporção de 88%. A localização da seqüela motora se apresentou com 39% para diparesia, 32% para hemiparesia e 29% para quadriparesia, sendo considerado um grau leve para 71% e severo para 29%. As características sócio-demográficas se expressaram em 46% da população estudada oriundas de Florianópolis, 31% para a Grande Florianópolis e 23% às demais localidades. A renda familiar predominante foi de até 3 salários-mínimo sendo que 26% não apresentavam este dado em prontuário, as famílias, em sua maioria, compostas por 4 membros e encontramos 57% das crianças com PC freqüentando a Rede Regular de Ensino. Em relação aos dados de natureza qualitativa percebe-se que as famílias tem consciência da importância do trabalho de reabilitação para o desenvolvimento cognitivo e motor de seu filho. Uma parcela da população estudada, devido aos problemas familiares acaba por abandonar o tratamento de reabilitação, optando, por vezes, pelo atendimento alternativo. A Instituição de Reabilitação realiza um trabalho integrado com as escolas, procurando encaminhar todas as crianças a este setor. Em relação à integração, apesar de todas as dificuldades encontradas, parece estar se consolidando na medida do possível. Conclui-se que houve um avanço nas conquistas sociais desta parcela significativa da população porém ainda há muito o que conquistar para a efetiva integração.The issue of the present work is \"The integration of the children with infantile cerebral paralysis (ICP) in the regular school network\". The objectives were the development of the epidemiological profile, the clinical profile, and the social-demographic profiles of the children seen in Santa Catarina Rehabilitation Association and to characterize procedures for the integration of these children in the regular school network of the great Florianópolis. A comparative and descriptive study of the children living in the Great Florianópolis and affected by infantile cerebral paralysis (ICP) was carried out from January 1992 to December 1997. Reference books available in Santa Catarina Rehabilitation Association and interviews with members of the children\'s family were the sources of the study\'s data. The Association presented 97 reference books related to the period of the study. The quantitative data obtained from the reference books were studied and the result was a percentage of 88% of infantile cerebral paralysis associated with some kind of physical disability (39% presented two limb disability, 32% presented one limb disability and 29% presented four limb disability from which, 71% of the cases were considered light and 29% were considered severe). From the total studied population, 46% from Florianópolis, 31% from the Great Florianópolis and 23% from other locations expressed the social-demographic characteristics. Most of the families earned no more than 3 minimum salaries a month (26% did not present this fact on the reference book) and the families were mostly composed by 4 people and we found 57% of the children with infantile cerebral paralysis (ICP) attending regular school. Based on the qualitative data, it is possible to notice that the families are aware of how important the rehabilitation is to the cognitive and overall development of their children. A part of the studied population leaves the rehabilitation treatment due to family problems, opting sometimes for alternative treatments. The institution of rehabilitation carries out a work integrated with the schools trying to lead all the children to this sector. As for integration, despite all difficulties it seems to be improving. It can be concluded that there was a significant advance in the matter of the social conquers of this parcel of the population, even though there is still a lot to be conquered so that the integration can be effective.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Arnaldo Augusto Franco deTrevisan, Eliana2002-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10102024-115136/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-14T20:06:49Zoai:teses.usp.br:tde-10102024-115136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-14T20:06:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
The integration of the children with infantile cerebral paralysis (ICP) in the regular school network
title A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
spellingShingle A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
Trevisan, Eliana
Cerebral Palsy
Crianças com Deficiência/reabilitação
Disabled Children/rehabilitation
Instituições Acadêmicas
Paralisia Cerebral
Schools
title_short A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
title_full A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
title_fullStr A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
title_full_unstemmed A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
title_sort A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino
author Trevisan, Eliana
author_facet Trevisan, Eliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Arnaldo Augusto Franco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Eliana
dc.subject.por.fl_str_mv Cerebral Palsy
Crianças com Deficiência/reabilitação
Disabled Children/rehabilitation
Instituições Acadêmicas
Paralisia Cerebral
Schools
topic Cerebral Palsy
Crianças com Deficiência/reabilitação
Disabled Children/rehabilitation
Instituições Acadêmicas
Paralisia Cerebral
Schools
description No presente estudo, temos como tema \"A integração da criança com paralisia cerebral na rede regular de ensino\", pautados pelos objetivos de construir o perfil clinico-epidemiológico e sócio-demográfico das crianças atendidas na Associação Santa Catarina de Reabilitação e de caracterizar os processos de integração escolar dessas crianças na rede regular de ensino da Grande Florianópolis. Por isso, foi realizado um estudo descritivo e comparativo das crianças portadoras de Paralisia Cerebral (PC) no período de janeiro de 1992 a dezembro de 1997, residentes na Grande Florianópolis, abrangendo características quantitativas e qualitativas. Como fonte de dados foram utilizados prontuários disponíveis na Associação Santa Catarina de Reabilitação, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, além de entrevistas com familiares das crianças. A Associação Santa Catarina de Reabilitação apresentou, para o período estudado noventa e sete prontuários, dos quais foram retirados dados de natureza quantitativa, obteve-se como resultado a predominância de PC associada à deficiência física numa proporção de 88%. A localização da seqüela motora se apresentou com 39% para diparesia, 32% para hemiparesia e 29% para quadriparesia, sendo considerado um grau leve para 71% e severo para 29%. As características sócio-demográficas se expressaram em 46% da população estudada oriundas de Florianópolis, 31% para a Grande Florianópolis e 23% às demais localidades. A renda familiar predominante foi de até 3 salários-mínimo sendo que 26% não apresentavam este dado em prontuário, as famílias, em sua maioria, compostas por 4 membros e encontramos 57% das crianças com PC freqüentando a Rede Regular de Ensino. Em relação aos dados de natureza qualitativa percebe-se que as famílias tem consciência da importância do trabalho de reabilitação para o desenvolvimento cognitivo e motor de seu filho. Uma parcela da população estudada, devido aos problemas familiares acaba por abandonar o tratamento de reabilitação, optando, por vezes, pelo atendimento alternativo. A Instituição de Reabilitação realiza um trabalho integrado com as escolas, procurando encaminhar todas as crianças a este setor. Em relação à integração, apesar de todas as dificuldades encontradas, parece estar se consolidando na medida do possível. Conclui-se que houve um avanço nas conquistas sociais desta parcela significativa da população porém ainda há muito o que conquistar para a efetiva integração.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10102024-115136/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10102024-115136/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257716202930176