Políticas públicas e capital social: o caso dos minidistritos industriais e de serviços de São José do Rio Preto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Ortolani, Fernando
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19082022-111617/
Resumo: Esse trabalho tratou da relação políticas públicas e capital social. Ele consistiu em avaliar se a política pública dos minidistritos industriais e de serviços do município de São José do Rio Preto é indutora ou não da formação de capital social. A revisão bibliográfica abordou as questões relativas ao Estado, ao Estado brasileiro, às políticas públicas, aos governos locais, ao capital social e ao marco teórico adotado. Tal pesquisa foi qualitativa e o método utilizado foi o estudo de caso. As principais fontes de evidência analisadas foram a documentação e os registros em arquivo, as entrevistas e a observação direta. O marco teórico consistiu no modelo de Woolcock (1998) e nos mecanismos operacionais de indução da formação do capital social de Durston (1999). O primeiro estabelece três tipos de capital social (institucional, comunitário e extra-comunitário) e duas dimensões (enraizamento e autonomia). Já, o segundo define estratégias operacionais de políticas públicas destinadas ao empoderamento. Dado esse marco teórico, assumiu-se neste trabalho que o Estado deve intervir para a mobilização dos atores sociais na direção da formação do capital social. Posto isso, o presente estudo concluiu que o programa de minidistritos de São José do Rio Preto, em sua atual formatação, possui baixa capacidade de indução da formação de capital social. Em se tratando do tema desta pesquisa, o ponto mais forte de tal política pública está em sua alta capacidade de indução do capital social institucional em sua dimensão autonomia, dada à alta credibilidade e eficácia institucional do órgão executor de tal política, a secretaria do planejamento e gestão estratégica (SEMPLANGE) da prefeitura local. Tal credibilidade e eficácia institucional foi mais detectada na relação SEMPLANGE - empresários do que na relação SEMPLANGE - moradores dos bairros próximos aos minidistritos. Numa posição intermediária, encontram-se os cinco tipos de capital social na dimensão enraizamento: o programa logra alguma indução, mas ela é ainda muito baixa conforme constatado na análise da sinergia entre a SEMPLANGE e as instituições municipais; na conexão de empresários e moradores dos bairros próximos aos minidistritos em redes sociais extra-comunitárias e na formação de uma identidade e projetos comuns entre empresários e entre os moradores. Por fim, os pontos mais fracos convergem para a baixa indução do programa de minidistritos para a formação do compromisso cívico dos indivíduos, resultando em baixos níveis de capital social comunitário e extra-comunitário na dimensão autonomia. Diante de tal constatação, algumas sugestões foram deixadas para a melhoria de tal política pública no tocante à indução do capital social. Para tal melhoria, os mecanismos indutores da formação de capital social a serem mais trabalhados são os de fomento da organização e transmissão de capacidades para o exercício da cidadania e da produção, integrando as dimensões técnicas e sociais. De acordo com a realidade apurada, é importante também manter a credibilidade e a eficácia institucional; fazer uso do espaço institucional que o orçamento participativo (OP) abre à população local; dirigir esforços para que o conhecimento gerado na SEMPLANGE seja realmente absorvido pelo público-alvo dos minidistritos, via fomento do controle social. Diante de tais sugestões, baseadas na revisão teórica do trabalho, espera-se que o programa de minidistritos possa induzir mais fortemente a formação de laços de confiança e reciprocidade entre os atores sociais envolvidos com tal política pública no município de São José do Rio Preto.
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O marco teórico consistiu no modelo de Woolcock (1998) e nos mecanismos operacionais de indução da formação do capital social de Durston (1999). O primeiro estabelece três tipos de capital social (institucional, comunitário e extra-comunitário) e duas dimensões (enraizamento e autonomia). Já, o segundo define estratégias operacionais de políticas públicas destinadas ao empoderamento. Dado esse marco teórico, assumiu-se neste trabalho que o Estado deve intervir para a mobilização dos atores sociais na direção da formação do capital social. Posto isso, o presente estudo concluiu que o programa de minidistritos de São José do Rio Preto, em sua atual formatação, possui baixa capacidade de indução da formação de capital social. Em se tratando do tema desta pesquisa, o ponto mais forte de tal política pública está em sua alta capacidade de indução do capital social institucional em sua dimensão autonomia, dada à alta credibilidade e eficácia institucional do órgão executor de tal política, a secretaria do planejamento e gestão estratégica (SEMPLANGE) da prefeitura local. Tal credibilidade e eficácia institucional foi mais detectada na relação SEMPLANGE - empresários do que na relação SEMPLANGE - moradores dos bairros próximos aos minidistritos. Numa posição intermediária, encontram-se os cinco tipos de capital social na dimensão enraizamento: o programa logra alguma indução, mas ela é ainda muito baixa conforme constatado na análise da sinergia entre a SEMPLANGE e as instituições municipais; na conexão de empresários e moradores dos bairros próximos aos minidistritos em redes sociais extra-comunitárias e na formação de uma identidade e projetos comuns entre empresários e entre os moradores. Por fim, os pontos mais fracos convergem para a baixa indução do programa de minidistritos para a formação do compromisso cívico dos indivíduos, resultando em baixos níveis de capital social comunitário e extra-comunitário na dimensão autonomia. Diante de tal constatação, algumas sugestões foram deixadas para a melhoria de tal política pública no tocante à indução do capital social. Para tal melhoria, os mecanismos indutores da formação de capital social a serem mais trabalhados são os de fomento da organização e transmissão de capacidades para o exercício da cidadania e da produção, integrando as dimensões técnicas e sociais. De acordo com a realidade apurada, é importante também manter a credibilidade e a eficácia institucional; fazer uso do espaço institucional que o orçamento participativo (OP) abre à população local; dirigir esforços para que o conhecimento gerado na SEMPLANGE seja realmente absorvido pelo público-alvo dos minidistritos, via fomento do controle social. Diante de tais sugestões, baseadas na revisão teórica do trabalho, espera-se que o programa de minidistritos possa induzir mais fortemente a formação de laços de confiança e reciprocidade entre os atores sociais envolvidos com tal política pública no município de São José do Rio Preto.This work is about the public policy and social capital relation. It consisted of evaluating if the industrial minidistrict and the São José do Rio Preto city services public policy induces or not the social capital formation. The bibliography review addresses questions regarding the State, the Brazilian State, the public policy, the local govemment, the social capital and the theoretical mark adopted. Such research was qualitative and the method used was the case study. The main sources of evidence were documentation, registers in file, interviews and straight observation. The theoretical mark consisted of Woolcock model (1998) and Durston (1999) first operational inductive mechanisms of social capital formation. The former establishes three kinds of social capital (institutional, communitarian and extra-communitarian) and two dimensions (rooting and autonomy). The latter defines operational strategies of public policy designed to catching hold of. Given this theoretical mark, this research assumed that the State should intervene for the mobilization ofsocial actors towards the social capital formation. Thus, the present work implied that the minidistricts program of São José do Rio Preto, in its current format, presents low inductive capacity towards social capital formation. Regarding the theme of this research, the higher topic of such public policy is in its high capacity of inducting the institutional social capital in its autonomy dimension, once it presents a high credibility and institutional effíciency of the executor organism: the planning and strategical management bureau (SEMPLANGE) of the local City Hall. Such credibility and institutional effíciency was detected more in the relation SEMPLANGE - businessmen than in the relation SEMPLANGE -residents living near the minidistricts. In an intermediary position, fíve kinds of social capital in the rooting dimension are found: the program enables some induction, but it is still very low as found in the synergy analysis between SEMPLANGE and the city institutions; in the businessmen and residents living near the minidistricts in extra-communitarian social organisms and when forming an identity and common projects between businessmen and residents. Closing, the weakest points converge to minidistricts program low induction for the formation of individuais civil commitment, resulting in low levels of communitarian and extra-communitarian social capital in autonomy dimension. Facing this fínding, some suggestions were left for the improvement of such public policy regarding social capital induction. For such improvement, the social capital inductive mechanisms to be more improved are the organization promotion and capacity transmission for the citizenship and production working, integrating the social and technical dimensions. According to the resulted reality, it is also important to keep the institutional credibility and effíciency; to use the institutional space that the participative budget (PB) opens to local population; work hard so that the knowledge generated at SEMPLANGE is really absorbed by the minidistricts target audience through social control promotion. Facing these suggestions, based on the theoretical work review, it is hoped that the minidistricts program can induct a greater formation of a brotherhood of reliance and mutuality between the social actors involved with such public policy in the city.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartinelli, Dante PinheiroOrtolani, Fernando2005-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19082022-111617/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-19T14:23:22Zoai:teses.usp.br:tde-19082022-111617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-19T14:23:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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