Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Barbosa, Joana Marques
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-08052017-104400/
Resumo: A presente dissertação relata um processo artístico em que um ator criador organiza e desenvolve procedimentos técnicos - focados na linguagem corporal, na criatividade e no estudo de movimentos - para confeccionar uma máscara inteira expressiva, desenvolver o personagem proposto por esta e, posteriormente, criar uma cena. A pesquisa também explora o potencial cênico da máscara teatral e tem como referencial teórico a pedagogia desenvolvida por Jacques Lecoq e elementos presentes na linguagem cinematográfica de animação.
id USP_c7ecac7ce193f706881aa3720802dc2c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08052017-104400
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história-BodyCartoonCorpoDesenho animadoMáscaraMaskMovementMovimentoA presente dissertação relata um processo artístico em que um ator criador organiza e desenvolve procedimentos técnicos - focados na linguagem corporal, na criatividade e no estudo de movimentos - para confeccionar uma máscara inteira expressiva, desenvolver o personagem proposto por esta e, posteriormente, criar uma cena. A pesquisa também explora o potencial cênico da máscara teatral e tem como referencial teórico a pedagogia desenvolvida por Jacques Lecoq e elementos presentes na linguagem cinematográfica de animação.This study presents an artistic process wherein an actor creator organizes and develops technical procedures focused on body language, creativity, and the study of movements. The objective of this study is to make an expressive full mask, develop the character proposed by it and create a scene. The survey also explores the potential of theatrical mask and its theoretical pedagogy developed by Jacques Lecoq and elements present in the film language of animation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCoutinho, Eduardo TessariBarbosa, Joana Marques2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-08052017-104400/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-08052017-104400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
-
title Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
spellingShingle Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
Barbosa, Joana Marques
Body
Cartoon
Corpo
Desenho animado
Máscara
Mask
Movement
Movimento
title_short Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
title_full Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
title_fullStr Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
title_full_unstemmed Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
title_sort Do corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história
author Barbosa, Joana Marques
author_facet Barbosa, Joana Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Eduardo Tessari
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Joana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Body
Cartoon
Corpo
Desenho animado
Máscara
Mask
Movement
Movimento
topic Body
Cartoon
Corpo
Desenho animado
Máscara
Mask
Movement
Movimento
description A presente dissertação relata um processo artístico em que um ator criador organiza e desenvolve procedimentos técnicos - focados na linguagem corporal, na criatividade e no estudo de movimentos - para confeccionar uma máscara inteira expressiva, desenvolver o personagem proposto por esta e, posteriormente, criar uma cena. A pesquisa também explora o potencial cênico da máscara teatral e tem como referencial teórico a pedagogia desenvolvida por Jacques Lecoq e elementos presentes na linguagem cinematográfica de animação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-08052017-104400/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-08052017-104400/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865491917075120128