Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ruth Alexandre de Paulo Mantoan
Orientador(a): Maria Mónica Arroyo
Banca de defesa: Gilberto Bercovici, Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim, André Buonani Pasti
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Geografia (Geografia Humana)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-17052021-184750
Resumo: A Petrobras é a empresa mais importante do Brasil, pois, além de ser imprescindível para a segurança energética nacional, possui capacidade para fomentar o crescimento econômico, dinamizando o circuito espacial de produção do petróleo, sobretudo, após a descoberta do pré- sal, que foi possível com vultosos investimentos de dinheiro público. Em função dessa centralidade, o objetivo desta pesquisa é capturar a imagem da Petrobras, que chega aos brasileiros através das informações que recebem pela mídia, e considerar as influências desta imagem no destino deste importante patrimônio nacional. Nosso estudo está pautado no conceito de psicosfera, que segundo a teoria do espaço de Milton Santos, ajuda a entender narrativas e imaginários em torno do resultado das crenças, desejos, vontades e hábitos que inspiram comportamentos filosóficos e práticos. Analisamos o que foi publicado nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, sobre a estatal; ambos os impressos pertencem aos dois maiores grupos de comunicação do país, com diferentes tipos de mídias e plataformas de internet, o que garante circulação rápida da informação pelo território brasileiro, com potencial para pautar outros veículos de comunicação. Delimitamos o tempo da pesquisa entre 2015 e 2017 e os assuntos, considerados por nós, importantes para a estatal: conteúdo nacional/local; vendas de ativos; contratos de partilha e Lava Jato, para um levantamento qualitativo de sete meses e um quantitativo com apoio de script em Python, utilizando técnicas de webscraping, para uma amostra que abrange o período entre 1º de junho de 2015 e 30 de julho de 2017. Buscamos se houve diversidade de pensamento das fontes ouvidas para emitir opinião sobre a empresa, frequência de cada assunto, e a abordagem dos jornais sobre o papel da estatal na segurança energética nacional. Consideramos de suma importância a necessidade de construção de uma outra imagem da Petrobras, que permita deixar mais claro o papel estratégico da estatal nas informações jornalísticas que circulam no território, para que todos os cidadãos possam participar das decisões sobre os destinos da empresa, que apesar de ter capital aberto, deveria guardar seu papel em prol do desenvolvimento da Nação, definido na Constituição.
id USP_c7f69c0785c27438f567447f0380c264
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17052021-184750
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação Geographic space, communication and psychosphere: the image of Petrobras built by the media 2021-02-04Maria Mónica ArroyoGilberto BercoviciPaulo Roberto de Albuquerque BomfimAndré Buonani PastiRuth Alexandre de Paulo MantoanUniversidade de São PauloGeografia (Geografia Humana)USPBR Globalização Globalization Image Imagem Media Mídia Petrobras Petrobras Psicosfera Psychosphere A Petrobras é a empresa mais importante do Brasil, pois, além de ser imprescindível para a segurança energética nacional, possui capacidade para fomentar o crescimento econômico, dinamizando o circuito espacial de produção do petróleo, sobretudo, após a descoberta do pré- sal, que foi possível com vultosos investimentos de dinheiro público. Em função dessa centralidade, o objetivo desta pesquisa é capturar a imagem da Petrobras, que chega aos brasileiros através das informações que recebem pela mídia, e considerar as influências desta imagem no destino deste importante patrimônio nacional. Nosso estudo está pautado no conceito de psicosfera, que segundo a teoria do espaço de Milton Santos, ajuda a entender narrativas e imaginários em torno do resultado das crenças, desejos, vontades e hábitos que inspiram comportamentos filosóficos e práticos. Analisamos o que foi publicado nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, sobre a estatal; ambos os impressos pertencem aos dois maiores grupos de comunicação do país, com diferentes tipos de mídias e plataformas de internet, o que garante circulação rápida da informação pelo território brasileiro, com potencial para pautar outros veículos de comunicação. Delimitamos o tempo da pesquisa entre 2015 e 2017 e os assuntos, considerados por nós, importantes para a estatal: conteúdo nacional/local; vendas de ativos; contratos de partilha e Lava Jato, para um levantamento qualitativo de sete meses e um quantitativo com apoio de script em Python, utilizando técnicas de webscraping, para uma amostra que abrange o período entre 1º de junho de 2015 e 30 de julho de 2017. Buscamos se houve diversidade de pensamento das fontes ouvidas para emitir opinião sobre a empresa, frequência de cada assunto, e a abordagem dos jornais sobre o papel da estatal na segurança energética nacional. Consideramos de suma importância a necessidade de construção de uma outra imagem da Petrobras, que permita deixar mais claro o papel estratégico da estatal nas informações jornalísticas que circulam no território, para que todos os cidadãos possam participar das decisões sobre os destinos da empresa, que apesar de ter capital aberto, deveria guardar seu papel em prol do desenvolvimento da Nação, definido na Constituição. Petrobras is the most important company in Brazil, because in addition to being essential for national energy security, it has the capacity to foster economic growth, streamlining the spatial circuit of oil production, especially after the discovery of the pre-salt, which was possible with large investments of public money. Due to this centrality, the objective of this research is to capture the image of Petrobras, which reaches Brazilians through the information they receive through the media, and to consider the influences of this image on the destiny of this important national heritage. Our study is based on the concept of psychosphere, which according to Milton Santos\' theory of space, helps to understand narratives and imaginary about the result of beliefs, desires, desires and habits that inspire philosophical and practical behaviors. We analyzed what was published in the newspapers Folha de S. Paulo and O Globo, about the state-owned company; both printed matter belong to the two largest communication groups in the country, with different types of media and internet platforms, which ensures the rapid circulation of information throughout the Brazilian territory, with the potential to guide other communication vehicles. We defined the research time between 2015 and 2017 and the subjects, considered by us, important for the state-owned company: national / local content; asset sales; sharing contracts and Lava Jato, for a qualitative survey of seven months and a quantitative one supported by a script in Python, using webscraping techniques, for a sample that covers the period between June 1, 2015 and July 30, 2017. We seek whether there was a diversity of thinking from the sources heard to express an opinion on the company, frequency of each subject, and the newspapers\' approach to the state\'s role in national energy security. We consider of utmost importance the need to build another image of Petrobras, which allows to make more clear the strategic role of the state in the journalistic information that circulates in the territory, so that all citizens can participate in the decisions about the company\'s destinations, which despite to have a public capital, it should keep its role in favor of the development of the Nation, defined in the Constitution. https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-17052021-184750info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:12:10Zoai:teses.usp.br:tde-17052021-184750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-18T01:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geographic space, communication and psychosphere: the image of Petrobras built by the media
title Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
spellingShingle Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
Ruth Alexandre de Paulo Mantoan
title_short Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
title_full Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
title_fullStr Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
title_full_unstemmed Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
title_sort Espaço geográfico, comunicação e psicosfera: a imagem da Petrobras construída pelos meios de comunicação
author Ruth Alexandre de Paulo Mantoan
author_facet Ruth Alexandre de Paulo Mantoan
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Mónica Arroyo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilberto Bercovici
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim
dc.contributor.referee3.fl_str_mv André Buonani Pasti
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruth Alexandre de Paulo Mantoan
contributor_str_mv Maria Mónica Arroyo
Gilberto Bercovici
Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim
André Buonani Pasti
description A Petrobras é a empresa mais importante do Brasil, pois, além de ser imprescindível para a segurança energética nacional, possui capacidade para fomentar o crescimento econômico, dinamizando o circuito espacial de produção do petróleo, sobretudo, após a descoberta do pré- sal, que foi possível com vultosos investimentos de dinheiro público. Em função dessa centralidade, o objetivo desta pesquisa é capturar a imagem da Petrobras, que chega aos brasileiros através das informações que recebem pela mídia, e considerar as influências desta imagem no destino deste importante patrimônio nacional. Nosso estudo está pautado no conceito de psicosfera, que segundo a teoria do espaço de Milton Santos, ajuda a entender narrativas e imaginários em torno do resultado das crenças, desejos, vontades e hábitos que inspiram comportamentos filosóficos e práticos. Analisamos o que foi publicado nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, sobre a estatal; ambos os impressos pertencem aos dois maiores grupos de comunicação do país, com diferentes tipos de mídias e plataformas de internet, o que garante circulação rápida da informação pelo território brasileiro, com potencial para pautar outros veículos de comunicação. Delimitamos o tempo da pesquisa entre 2015 e 2017 e os assuntos, considerados por nós, importantes para a estatal: conteúdo nacional/local; vendas de ativos; contratos de partilha e Lava Jato, para um levantamento qualitativo de sete meses e um quantitativo com apoio de script em Python, utilizando técnicas de webscraping, para uma amostra que abrange o período entre 1º de junho de 2015 e 30 de julho de 2017. Buscamos se houve diversidade de pensamento das fontes ouvidas para emitir opinião sobre a empresa, frequência de cada assunto, e a abordagem dos jornais sobre o papel da estatal na segurança energética nacional. Consideramos de suma importância a necessidade de construção de uma outra imagem da Petrobras, que permita deixar mais claro o papel estratégico da estatal nas informações jornalísticas que circulam no território, para que todos os cidadãos possam participar das decisões sobre os destinos da empresa, que apesar de ter capital aberto, deveria guardar seu papel em prol do desenvolvimento da Nação, definido na Constituição.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-17052021-184750
url https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-17052021-184750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Geografia (Geografia Humana)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376896063209472