Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rafaela Lunardi
Orientador(a): Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
Banca de defesa: Maria Helena Rolim Capelato, Marcia Regina Tosta Dias, Marcelo Siqueira Ridenti, Walter Garcia da Silveira Junior
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: História Social
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-03112016-150306
Resumo: O trabalho procura analisar o papel da Música Popular Brasileira (MPB) nos eventos de protesto no período final do Regime Militar, entre 1977 a 1984. Nesse momento, a MPB esteve presente em shows, comícios, TV, rádios e em caminhões de som, embalando manifestações públicas contrárias ao Regime e campanhas eleitorais promovidas por estudantes, partidos de oposição, nos quais destacaram-se o MDB, posteriormente PMDB, PT e PDT, movimentos sindicais, movimentos de bairro, pela Anistia e pelas Diretas Já. É possível constatar que muitos artistas, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Gilberto Gil, entre outros do elenco já consagrado de MPB, estiveram presentes nessas manifestações. Nosso objetivo é compreender as atuações desses artistas como agentes políticos, suas possíveis ligações com os partidos de oposição e o papel das canções na ressignificação dos valores políticos e na construção de um sentido de pertencimento coletivo na oposição ao Regime Militar.
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