Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984)
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
História Social
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-03112016-150306 |
Resumo: | O trabalho procura analisar o papel da Música Popular Brasileira (MPB) nos eventos de protesto no período final do Regime Militar, entre 1977 a 1984. Nesse momento, a MPB esteve presente em shows, comícios, TV, rádios e em caminhões de som, embalando manifestações públicas contrárias ao Regime e campanhas eleitorais promovidas por estudantes, partidos de oposição, nos quais destacaram-se o MDB, posteriormente PMDB, PT e PDT, movimentos sindicais, movimentos de bairro, pela Anistia e pelas Diretas Já. É possível constatar que muitos artistas, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Gilberto Gil, entre outros do elenco já consagrado de MPB, estiveram presentes nessas manifestações. Nosso objetivo é compreender as atuações desses artistas como agentes políticos, suas possíveis ligações com os partidos de oposição e o papel das canções na ressignificação dos valores políticos e na construção de um sentido de pertencimento coletivo na oposição ao Regime Militar. |
id |
USP_c925b8a1de4f754a9325e3a6e372c128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03112016-150306 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) Preparing the paint, decorating the square: the role of MPB in Brazilian politics opening (1977-1984) 2016-08-26Marcos Francisco Napolitano de EugênioMaria Helena Rolim CapelatoMarcia Regina Tosta DiasMarcelo Siqueira RidentiWalter Garcia da Silveira JuniorRafaela LunardiUniversidade de São PauloHistória SocialUSPBR Abertura política Military regime MPB MPB Political opening Regime militar O trabalho procura analisar o papel da Música Popular Brasileira (MPB) nos eventos de protesto no período final do Regime Militar, entre 1977 a 1984. Nesse momento, a MPB esteve presente em shows, comícios, TV, rádios e em caminhões de som, embalando manifestações públicas contrárias ao Regime e campanhas eleitorais promovidas por estudantes, partidos de oposição, nos quais destacaram-se o MDB, posteriormente PMDB, PT e PDT, movimentos sindicais, movimentos de bairro, pela Anistia e pelas Diretas Já. É possível constatar que muitos artistas, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Gilberto Gil, entre outros do elenco já consagrado de MPB, estiveram presentes nessas manifestações. Nosso objetivo é compreender as atuações desses artistas como agentes políticos, suas possíveis ligações com os partidos de oposição e o papel das canções na ressignificação dos valores políticos e na construção de um sentido de pertencimento coletivo na oposição ao Regime Militar. The paper analyzes the role of Popular Brazilian Music (MPB) in protest events in the final period of the Military Regime from 1977 to 1984. At that time, the MPB was present at concerts, rallies, TV, radio and sound trucks, cradling public demonstrations against the regime and electoral campaigns by students , opposition parties, in which stood out the MDB later PMDB, PT and PDT, labor movements, neighborhood movements , by Anistia and the Diretas Já. You can see that many artists like Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Gilberto Gil, among other already established cast of MPB, attended these events. Our goal is to understand the performances of these artists as political agents, their possible links with the opposition parties and the role of songs in reframing of political values and building a sense of collective belonging in opposition to the Military Regime. https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-03112016-150306info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:09:35Zoai:teses.usp.br:tde-03112016-150306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-02T20:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Preparing the paint, decorating the square: the role of MPB in Brazilian politics opening (1977-1984) |
title |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) |
spellingShingle |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) Rafaela Lunardi |
title_short |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) |
title_full |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) |
title_fullStr |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) |
title_full_unstemmed |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) |
title_sort |
Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984) |
author |
Rafaela Lunardi |
author_facet |
Rafaela Lunardi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Helena Rolim Capelato |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcia Regina Tosta Dias |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marcelo Siqueira Ridenti |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Walter Garcia da Silveira Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafaela Lunardi |
contributor_str_mv |
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio Maria Helena Rolim Capelato Marcia Regina Tosta Dias Marcelo Siqueira Ridenti Walter Garcia da Silveira Junior |
description |
O trabalho procura analisar o papel da Música Popular Brasileira (MPB) nos eventos de protesto no período final do Regime Militar, entre 1977 a 1984. Nesse momento, a MPB esteve presente em shows, comícios, TV, rádios e em caminhões de som, embalando manifestações públicas contrárias ao Regime e campanhas eleitorais promovidas por estudantes, partidos de oposição, nos quais destacaram-se o MDB, posteriormente PMDB, PT e PDT, movimentos sindicais, movimentos de bairro, pela Anistia e pelas Diretas Já. É possível constatar que muitos artistas, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Gilberto Gil, entre outros do elenco já consagrado de MPB, estiveram presentes nessas manifestações. Nosso objetivo é compreender as atuações desses artistas como agentes políticos, suas possíveis ligações com os partidos de oposição e o papel das canções na ressignificação dos valores políticos e na construção de um sentido de pertencimento coletivo na oposição ao Regime Militar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-03112016-150306 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-03112016-150306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
História Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376532904640512 |