Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Deborah Fernandes Carvalho
Orientador(a): Leandro Leonardo Batista
Banca de defesa: Roseane Andrelo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-20052013-140219
Resumo: Há algumas décadas, estudos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de analisar o impacto da mídia, e da publicidade, no desenvolvimento infantil. Entre os alertas sobre o desaparecimento da infância e a euforia provocada pelas possibilidades das novas tecnologias, os Estudos Culturais propõem a discussão do tema sob a ótica de questões como cultura, identidade e poder. Nesse sentido, este trabalho pretende colaborar com o debate ao revisar a bibliografia e observar empiricamente a relação criança, escola e mídia segundo métodos pedagógicos específicos (pedagogia Waldorf, mídia-educação e uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - em sala de aula). Os resultados desta investigação refutaram a hipótese inicial de que uma pedagogia que evite ao máximo o contato com os meios eletrônicos pudesse resultar em crianças com um menor consumo de mídia.
id USP_cc011bf216bc3f9e6d9732cdbe875b87
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20052013-140219
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar Communication media, advertising and childhood: exploring the paradigms of forbidding and teaching 2012-10-29Leandro Leonardo BatistaRoseane AndreloDeborah Fernandes CarvalhoUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR childhood Cultural Studies Estudos Culturais Infância media education Mídia-educação Pedagogia Waldorf Waldorf pedagogy Há algumas décadas, estudos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de analisar o impacto da mídia, e da publicidade, no desenvolvimento infantil. Entre os alertas sobre o desaparecimento da infância e a euforia provocada pelas possibilidades das novas tecnologias, os Estudos Culturais propõem a discussão do tema sob a ótica de questões como cultura, identidade e poder. Nesse sentido, este trabalho pretende colaborar com o debate ao revisar a bibliografia e observar empiricamente a relação criança, escola e mídia segundo métodos pedagógicos específicos (pedagogia Waldorf, mídia-educação e uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - em sala de aula). Os resultados desta investigação refutaram a hipótese inicial de que uma pedagogia que evite ao máximo o contato com os meios eletrônicos pudesse resultar em crianças com um menor consumo de mídia. For some decades, studies have been developed in order to analyze the impact of media and advertising in child development. Among the warnings about the disappearance of childhood and the euphoria caused by the possibilities of new technologies, the Cultural Studies propose to discuss the topic from the perspective of matters such as culture, identity and power. In this way, this work intends to collaborate to the debate by reviewing the literature and empirically observe the relationship between child, school and media according to specific educational methods (Waldorf pedagogy, media education and use of ICTs - information and communication technologies - in the classroom). The results of this investigation disproved initial hypothesis that pedagogy that avoids the most contact with the electronic media could result in children with lower use of media. https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-20052013-140219info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:30:51Zoai:teses.usp.br:tde-20052013-140219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Communication media, advertising and childhood: exploring the paradigms of forbidding and teaching
title Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
spellingShingle Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
Deborah Fernandes Carvalho
title_short Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
title_full Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
title_fullStr Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
title_full_unstemmed Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
title_sort Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
author Deborah Fernandes Carvalho
author_facet Deborah Fernandes Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro Leonardo Batista
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roseane Andrelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Deborah Fernandes Carvalho
contributor_str_mv Leandro Leonardo Batista
Roseane Andrelo
description Há algumas décadas, estudos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de analisar o impacto da mídia, e da publicidade, no desenvolvimento infantil. Entre os alertas sobre o desaparecimento da infância e a euforia provocada pelas possibilidades das novas tecnologias, os Estudos Culturais propõem a discussão do tema sob a ótica de questões como cultura, identidade e poder. Nesse sentido, este trabalho pretende colaborar com o debate ao revisar a bibliografia e observar empiricamente a relação criança, escola e mídia segundo métodos pedagógicos específicos (pedagogia Waldorf, mídia-educação e uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - em sala de aula). Os resultados desta investigação refutaram a hipótese inicial de que uma pedagogia que evite ao máximo o contato com os meios eletrônicos pudesse resultar em crianças com um menor consumo de mídia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-20052013-140219
url https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-20052013-140219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376975937437696