Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1990
Autor(a) principal: Fernandes, Ricardo Donalisio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-04082025-142113/
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento de um modelo dinâmico de coluna de destilação, incluindo-se a dinâmica de pressão ao longo dos estágios. O modelo e rigoroso, e usa como exemplo uma coluna de pratos perfurados e com condensador afogado. Verifica-se através de simulação que para este tipo de coluna, que e altamente não linear, o modelo e capaz de prever comportamentos não previstos por outros modelos mais simples. Para tanto, faz-se uma análise da resposta quanto a variável perturbada, sentido e intensidade da perturbação. Também analisa-se a influência de parâmetros de projeto ou operação na resposta dinâmica. Com base nos resultados discute-se o potencial do modelo para ser usado em simulações off-line de controle em colunas de destilação.
id USP_cd7b3733906f1fbefed6e6dd3af42b44
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04082025-142113
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.Untitled in englishDestilaçãoDistillationEste trabalho trata do desenvolvimento de um modelo dinâmico de coluna de destilação, incluindo-se a dinâmica de pressão ao longo dos estágios. O modelo e rigoroso, e usa como exemplo uma coluna de pratos perfurados e com condensador afogado. Verifica-se através de simulação que para este tipo de coluna, que e altamente não linear, o modelo e capaz de prever comportamentos não previstos por outros modelos mais simples. Para tanto, faz-se uma análise da resposta quanto a variável perturbada, sentido e intensidade da perturbação. Também analisa-se a influência de parâmetros de projeto ou operação na resposta dinâmica. Com base nos resultados discute-se o potencial do modelo para ser usado em simulações off-line de controle em colunas de destilação.This work concerns the development of a dynamic model of distillation columns including the pressure dynamics trough the stages. The model is rigorous, and uses as an example a perfurated tray column with floaded condenser. A simulation is done in order to verify for this kind of column, which is highly non-linear, whether the model is able to predict behaviors not predicted by other simplier models. For this purpose, it is performed an analysis of the response concerning the disturbed variable, direction and intensity of the perturbation. An analysis of the influence of project or operation parameters in the dynamic response is also included. According to the results it is discussed the potential of using this model in off-line control simulations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOdloak, DarciFernandes, Ricardo Donalisio1990-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-04082025-142113/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-08-04T17:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-04082025-142113Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-08-04T17:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
Untitled in english
title Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
spellingShingle Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
Fernandes, Ricardo Donalisio
Destilação
Distillation
title_short Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
title_full Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
title_fullStr Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
title_full_unstemmed Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
title_sort Simulação de uma coluna de destilação com dinâmica de pressão.
author Fernandes, Ricardo Donalisio
author_facet Fernandes, Ricardo Donalisio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Odloak, Darci
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ricardo Donalisio
dc.subject.por.fl_str_mv Destilação
Distillation
topic Destilação
Distillation
description Este trabalho trata do desenvolvimento de um modelo dinâmico de coluna de destilação, incluindo-se a dinâmica de pressão ao longo dos estágios. O modelo e rigoroso, e usa como exemplo uma coluna de pratos perfurados e com condensador afogado. Verifica-se através de simulação que para este tipo de coluna, que e altamente não linear, o modelo e capaz de prever comportamentos não previstos por outros modelos mais simples. Para tanto, faz-se uma análise da resposta quanto a variável perturbada, sentido e intensidade da perturbação. Também analisa-se a influência de parâmetros de projeto ou operação na resposta dinâmica. Com base nos resultados discute-se o potencial do modelo para ser usado em simulações off-line de controle em colunas de destilação.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-04082025-142113/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-04082025-142113/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1844786327765123072