Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Rafael Elias Teixeira
Orientador(a): Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho
Banca de defesa: Silvia Regina Ferreira de Laurentiz, Maria Isabel da Silva Leme
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-17082011-111807
Resumo: A presente dissertação apresenta uma tentativa de compreender a relação entre o homem atual e as imagens que o rodeiam. Para tanto, o pesquisador colocou-se como um instrumento da pesquisa, ao participar ativamento do processo e ao descrever suas impressões com envolvimento. A experiência consistiu em assistir aleatoriamente vídeos disponíveis na internet por um período determinado, a fim de reproduzir uma situação cotidiana para boa parte da população mundial. A partir disso, produziu-se um relato com a descrição das sensações e, por meio dele, construiu-se uma série de apontamentos e inferências teóricas, entrelaçando-o às teorias atuais sobre a imagem e seus efeitos sobre o indivíduo. O conteúdo foi disposto em três partes: a primeira consiste em apresentar e discutir o conceito de comunicação como Acontecimento, utilizado no trabalho, e o metáporo, o quase-método, utilizado na pesquisa; a segunda parte apresenta as vertentes de estudos da imagem, utilizadas como base para a discussão, e alguns princípios da percepção; e a terceira e última parte trata da impossibilidade de haver comunicação com os vídeos da forma como são disponibilizados, os mecanismos de encanto e entorpecimento das imagens contemporâneas, e um arremate geral da discussão, apresentando as possíveis consequências do excesso de imagens para o ser humano atual.
id USP_d458c4032f84379afe0a7cc24f004cdf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17082011-111807
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas 2010-12-17Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes FilhoSilvia Regina Ferreira de LaurentizMaria Isabel da Silva LemeRafael Elias TeixeiraUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Acontecimento Communication Comunicação Contemporaneidade Contemporaneity Happening Image Imagem Metáporo Metáporo A presente dissertação apresenta uma tentativa de compreender a relação entre o homem atual e as imagens que o rodeiam. Para tanto, o pesquisador colocou-se como um instrumento da pesquisa, ao participar ativamento do processo e ao descrever suas impressões com envolvimento. A experiência consistiu em assistir aleatoriamente vídeos disponíveis na internet por um período determinado, a fim de reproduzir uma situação cotidiana para boa parte da população mundial. A partir disso, produziu-se um relato com a descrição das sensações e, por meio dele, construiu-se uma série de apontamentos e inferências teóricas, entrelaçando-o às teorias atuais sobre a imagem e seus efeitos sobre o indivíduo. O conteúdo foi disposto em três partes: a primeira consiste em apresentar e discutir o conceito de comunicação como Acontecimento, utilizado no trabalho, e o metáporo, o quase-método, utilizado na pesquisa; a segunda parte apresenta as vertentes de estudos da imagem, utilizadas como base para a discussão, e alguns princípios da percepção; e a terceira e última parte trata da impossibilidade de haver comunicação com os vídeos da forma como são disponibilizados, os mecanismos de encanto e entorpecimento das imagens contemporâneas, e um arremate geral da discussão, apresentando as possíveis consequências do excesso de imagens para o ser humano atual. This work presents an attempt to understand the relationship between modern man and the images that surround him. For this, the researcher has established himself as a research instrument, to participate actively in the process and describe his impressions with involvement. The experience consisted of watching random videos available on the internet for a specified period in order to reproduce an everyday situation of most of the world population. From this, it was produced a report describing the sensations, and through it, built a series of notes and theoretical inferences, weaving the existing theories on the image and its effects on the individual. The contents were ordered in three parts: the first is to present and discuss the concept of communication as Happening, used in this work, and metáporo, the quasi-method used in the research; the second part presents the aspects of image studies, used as a basis for discussion, and some principles of perception; and the third and final part deals with the impossibility of communication with the videos in the way they are made available, the mechanisms of delight and numbness of contemporary images, and an overall finish of the discussion, presenting the possible consequences of excessive images for humans today. https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-17082011-111807info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:13:32Zoai:teses.usp.br:tde-17082011-111807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
title Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
spellingShingle Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
Rafael Elias Teixeira
title_short Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
title_full Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
title_fullStr Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
title_full_unstemmed Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
title_sort Encanto e entorpecimento: um caminhar por entre imagens contemporâneas
author Rafael Elias Teixeira
author_facet Rafael Elias Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Isabel da Silva Leme
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Elias Teixeira
contributor_str_mv Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho
Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
Maria Isabel da Silva Leme
description A presente dissertação apresenta uma tentativa de compreender a relação entre o homem atual e as imagens que o rodeiam. Para tanto, o pesquisador colocou-se como um instrumento da pesquisa, ao participar ativamento do processo e ao descrever suas impressões com envolvimento. A experiência consistiu em assistir aleatoriamente vídeos disponíveis na internet por um período determinado, a fim de reproduzir uma situação cotidiana para boa parte da população mundial. A partir disso, produziu-se um relato com a descrição das sensações e, por meio dele, construiu-se uma série de apontamentos e inferências teóricas, entrelaçando-o às teorias atuais sobre a imagem e seus efeitos sobre o indivíduo. O conteúdo foi disposto em três partes: a primeira consiste em apresentar e discutir o conceito de comunicação como Acontecimento, utilizado no trabalho, e o metáporo, o quase-método, utilizado na pesquisa; a segunda parte apresenta as vertentes de estudos da imagem, utilizadas como base para a discussão, e alguns princípios da percepção; e a terceira e última parte trata da impossibilidade de haver comunicação com os vídeos da forma como são disponibilizados, os mecanismos de encanto e entorpecimento das imagens contemporâneas, e um arremate geral da discussão, apresentando as possíveis consequências do excesso de imagens para o ser humano atual.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-17082011-111807
url https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-17082011-111807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376902098812928