Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1994
Autor(a) principal: Miranda, Leila Figueiredo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-19122025-112850/
Resumo: A crescente utilização de plásticos reforçados e justificada pela ampla variedade de resinas e fibras de reforço que podem propiciar a possibilidade de formular compostos com propriedades adequadas a cada tipo de aplicação. No presente trabalho, foram estudadas propriedades mecânicas como resistência ao impacto, resistência a flexão, resistência a compressão, resistência a tração e dureza, usando corpos de prova preparados com resinas brasileiras de poliester, reforçados com fibras curtas de aramida e fibras de pena, inteiras e picadas. Os resultados mostraram a influência das composições dos corpos de prova sobre as propriedades mecânicas medidas, destacando-se a viabilidade tecnológica das formulações usadas e as diferentes indicações para as aplicações adequadas em cada caso.
id USP_d4a4546a5b3eed7e7a0d4228631cae43
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19122025-112850
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.Untitled in englishCompósitos de poliésteresFibras cutasPolyester compositesShort fibersA crescente utilização de plásticos reforçados e justificada pela ampla variedade de resinas e fibras de reforço que podem propiciar a possibilidade de formular compostos com propriedades adequadas a cada tipo de aplicação. No presente trabalho, foram estudadas propriedades mecânicas como resistência ao impacto, resistência a flexão, resistência a compressão, resistência a tração e dureza, usando corpos de prova preparados com resinas brasileiras de poliester, reforçados com fibras curtas de aramida e fibras de pena, inteiras e picadas. Os resultados mostraram a influência das composições dos corpos de prova sobre as propriedades mecânicas medidas, destacando-se a viabilidade tecnológica das formulações usadas e as diferentes indicações para as aplicações adequadas em cada caso.The increasing use of reinforced plastics is justified by the wide variety of resins and reinforcements fibers which propitiate the possibility of formulating composts with adequates properties to each kind of application. In the present work, mechanical properties have been studied as impact strength, flexural strength, compressive strength, tensile strength and hardness, using tests specimens made of polyester Brazilian resins, reinforced by aramide short fibers and entire and chopped feather fibers. The results showed the influence of the compositions of tests specimens on the measured mechanical properties, detaching the technological viability of the used formulations and the different indications for the adequate application in each case.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWeyne, Gastão Rúbio de SáMiranda, Leila Figueiredo de1994-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-19122025-112850/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-12-19T13:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-19122025-112850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-12-19T13:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
Untitled in english
title Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
spellingShingle Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
Miranda, Leila Figueiredo de
Compósitos de poliésteres
Fibras cutas
Polyester composites
Short fibers
title_short Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
title_full Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
title_fullStr Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
title_full_unstemmed Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
title_sort Estudo comparativo de propriedades mecânicas de poliesteres insaturados reforçados com fibras curtas de aramidas e penas de aves.
author Miranda, Leila Figueiredo de
author_facet Miranda, Leila Figueiredo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weyne, Gastão Rúbio de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Leila Figueiredo de
dc.subject.por.fl_str_mv Compósitos de poliésteres
Fibras cutas
Polyester composites
Short fibers
topic Compósitos de poliésteres
Fibras cutas
Polyester composites
Short fibers
description A crescente utilização de plásticos reforçados e justificada pela ampla variedade de resinas e fibras de reforço que podem propiciar a possibilidade de formular compostos com propriedades adequadas a cada tipo de aplicação. No presente trabalho, foram estudadas propriedades mecânicas como resistência ao impacto, resistência a flexão, resistência a compressão, resistência a tração e dureza, usando corpos de prova preparados com resinas brasileiras de poliester, reforçados com fibras curtas de aramida e fibras de pena, inteiras e picadas. Os resultados mostraram a influência das composições dos corpos de prova sobre as propriedades mecânicas medidas, destacando-se a viabilidade tecnológica das formulações usadas e as diferentes indicações para as aplicações adequadas em cada caso.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-19122025-112850/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-19122025-112850/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1857669984169230336