Aspectos da decisão de assumir um cargo de gestão: as relações entre os valores pessoais, a utilidade e a atitude em relação à carreira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Antonio, Fábio Alessandro Affonso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16112022-215402/
Resumo: A escolha de carreira é um tema contemporâneo e recorrente na literatura científica mundial. Graças às mudanças constantes no ambiente, a competitividade do mercado de trabalho torna-se relevante e, assim, a empregabilidade ganha foco. Assim sendo, as pessoas passam a se preocupar mais com suas carreiras no intuito de manterem-se integradas ao mercado de trabalho. Dentro desse cenário, a tomada de decisão de carreira ganha destaque e o indivíduo passa a ser o responsável pelas suas escolhas no ambiente contemporâneo. Por isso, faz-se importante entender o processo de escolha de carreira para que indivíduos e organizações possam gerir melhor esse fenômeno. Dentre as diversas linhas de estudo sobre esse tema, a relação entre os valores pessoais e a tomada de decisão de carreira encontra respaldo na literatura científica. Contudo, essa relação ainda é controversa e repleta de lacunas exploráveis. No intuito de contribuir para a compreensão de uma dessas lacunas, este estudo teve como objetivo principal construir um modelo da relação entre valores pessoais, utilidade percebida nas decisões de carreira e atitudes com relação à carreira. Para tanto, foi considerada como objeto de estudo a decisão de carreira de uma pessoa em assumir um posto de chefia em uma organização. A pesquisa foi realizada em duas fases, uma qualitativa para delimitação dos atributos de utilidade de um cargo de chefia e outra quantitativa para a modelagem da relação entre os valores pessoais, a utilidade do cargo de chefia e a atitude em relação a esse cargo, sendo que a coleta dos dados foi obtida por meio de dois questionários eletrônicos. A amostragem foi não probabilística obtida por conveniência e pela técnica de bola de neve a partir de alunos de graduação de duas instituições de ensino paulistas e por contatos do pesquisador. Foram utilizadas a análise do discurso, a análise conjunta e a modelagem de equações estruturais como ferramentas para o teste das hipóteses. Os resultados corroboraram a idéia de que os valores pessoais são antecedentes tanto da utilidade como da atitude em relação à carreira e, por isso, eles assumem um papel central nas decisões de carreira das pessoas.
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Por isso, faz-se importante entender o processo de escolha de carreira para que indivíduos e organizações possam gerir melhor esse fenômeno. Dentre as diversas linhas de estudo sobre esse tema, a relação entre os valores pessoais e a tomada de decisão de carreira encontra respaldo na literatura científica. Contudo, essa relação ainda é controversa e repleta de lacunas exploráveis. No intuito de contribuir para a compreensão de uma dessas lacunas, este estudo teve como objetivo principal construir um modelo da relação entre valores pessoais, utilidade percebida nas decisões de carreira e atitudes com relação à carreira. Para tanto, foi considerada como objeto de estudo a decisão de carreira de uma pessoa em assumir um posto de chefia em uma organização. A pesquisa foi realizada em duas fases, uma qualitativa para delimitação dos atributos de utilidade de um cargo de chefia e outra quantitativa para a modelagem da relação entre os valores pessoais, a utilidade do cargo de chefia e a atitude em relação a esse cargo, sendo que a coleta dos dados foi obtida por meio de dois questionários eletrônicos. A amostragem foi não probabilística obtida por conveniência e pela técnica de bola de neve a partir de alunos de graduação de duas instituições de ensino paulistas e por contatos do pesquisador. Foram utilizadas a análise do discurso, a análise conjunta e a modelagem de equações estruturais como ferramentas para o teste das hipóteses. Os resultados corroboraram a idéia de que os valores pessoais são antecedentes tanto da utilidade como da atitude em relação à carreira e, por isso, eles assumem um papel central nas decisões de carreira das pessoas.Career choice is a contemporary and recurring theme in the world scientific literature. Due to constant changes in the environment, the competitiveness of the labor market becomes relevant and, thus, employability gains focus. Therefore, people become more concerned with their careers in order to remain integrated into the labor market. Within this scenario, career decision-making gains prominence and individuals becomes responsible for their choices in the contemporary environment. Therefore, it is important to understand the career choice process so that individuals and organizations can manage this phenomenon. Among the various lines of study in this topic, the relationship between personal values and career decision-making is supported by the scientific literature. However, this relationship is still controversial and full of exploitable gaps. In order to contribute to the understanding of one of those gaps, this study aimed to build a model of the relationship between personal values, perceived utility in career decisions and attitudes towards career. Therefore, the career decision of a person to assume a leadership position in an organization was considered as an object of this study. The research was carried out in two phases, a qualitative one to enumerate the utility attributes of a managerial position and quantitative phase applied to model the relationship between personal values, the utility of the managerial position and the attitude towards this position, and data collection was made through two electronic questionnaires. Sampling was non-probabilistic obtained by convenience using the snowball technique from undergraduate students from two educational institutions in São Paulo and through contacts of the researcher. Discourse analysis, conjoint analysis and structural equation modeling were used as tools for testing the hypotheses. The results corroborate the idea that personal values are antecedents of both utility and career attitude and, therefore, they play a central role in people\'s career decisions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDutra, Joel SouzaAntonio, Fábio Alessandro Affonso2022-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16112022-215402/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-28T18:21:01Zoai:teses.usp.br:tde-16112022-215402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-28T18:21:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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