Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de física do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Sergio de Mello Arruda
Orientador(a): Alberto Villani
Banca de defesa: Elsa Garrido, Maria Cristina Machado Kupfer, Carlos Eduardo Laburu, Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2001.tde-05032002-132057
Resumo: Esse trabalho trata da formação em serviço de professores de Física do ensino médio, adotando para a interpretação dos dados um referencial psicanalítico de orientação lacaniana. Para o desenvolvimento da investigação, foi criado em grupo constituído por 30 professores de Física da região de Londrina, norte do Estado do Paraná, por nós denominado Grupo de Física Moderna. De um modo geral, o que foi feito nesta tese pode ser resumido como um acompanhamento, durante aproximadamente dois anos, do processo em que esse grupo de professores se viu inserido, tendo que responder à sua tarefa geral, qual seja, discutir e planejar atividades para a introdução da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na escola média. À parte as dificuldades decorrentes da formação acadêmica insuficiente da maioria dos professores, que representam, como pude observar, um sério problema para qualquer proposta de introdução da FMC no ensino médio, foi possível localizar que os professores do grupo demonstraram, ao longo do tempo, uma conduta que oscilava entre uma inércia e uma busca. Ou seja, grande parte dos professores, em momentos diversos, demonstrou um padrão de conduta repetitivo, em que uma fala que reconhece explicitamente a necessidade de uma mudança radical no ensino e na sua prática, vem acompanhada de ações dispersivas cujo efeito é contornar esse problema, tendo como resultado a permanência do professor em um estado inercial. Por outro lado, uma análise mais refinada dos dados, feita posteriormente, também revelou mudanças localizadas em alguns professores, os quais se envolveram efetivamente com o seu plano de trabalho e elegeram alguma questão como o seu problema de pesquisa, ou ainda mantiveram seu interesse, manifestando claramente uma atitude de busca e o desejo de continuar participando do grupo. Para analisar essa situação, aparentemente ambígua em que os professores parecem se situar, foi utilizado o conceito de grande Outro de Lacan, a partir do qual se estabeleceu a idéia de que os professores se encontram capturados por discursos diversos, os quais estruturam sua fala, seu desejo e sua satisfação. Um desses discursos, o da burocracia, que parece ser o discurso dominante em muitas escolas públicas, tende a favorecer a inércia e fornece uma explicação estrutural para a permanência dos professores em uma situação de passividade em relação aos seus problemas. Por outro lado, o discurso denominado do conhecimento, subdividido em discurso do conteúdo, pedagógico e da pesquisa, pode, eventualmente, capturar o professor, mantendo-o em um circuito em que predominam atitudes mais ativas e favorecendo algumas mudanças de conduta perante os seus problemas de sala de aula.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de física do ensino médio. Between inertia and search: reflections about in-service education for high school Physics teachers. 2001-05-07Alberto VillaniElsa GarridoMaria Cristina Machado KupferCarlos Eduardo LaburuJesuina Lopes de Almeida PaccaSergio de Mello ArrudaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR educação científica formação em serviço de professores in-service teachers education psicanálise psychoanalysis science education Esse trabalho trata da formação em serviço de professores de Física do ensino médio, adotando para a interpretação dos dados um referencial psicanalítico de orientação lacaniana. Para o desenvolvimento da investigação, foi criado em grupo constituído por 30 professores de Física da região de Londrina, norte do Estado do Paraná, por nós denominado Grupo de Física Moderna. De um modo geral, o que foi feito nesta tese pode ser resumido como um acompanhamento, durante aproximadamente dois anos, do processo em que esse grupo de professores se viu inserido, tendo que responder à sua tarefa geral, qual seja, discutir e planejar atividades para a introdução da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na escola média. À parte as dificuldades decorrentes da formação acadêmica insuficiente da maioria dos professores, que representam, como pude observar, um sério problema para qualquer proposta de introdução da FMC no ensino médio, foi possível localizar que os professores do grupo demonstraram, ao longo do tempo, uma conduta que oscilava entre uma inércia e uma busca. Ou seja, grande parte dos professores, em momentos diversos, demonstrou um padrão de conduta repetitivo, em que uma fala que reconhece explicitamente a necessidade de uma mudança radical no ensino e na sua prática, vem acompanhada de ações dispersivas cujo efeito é contornar esse problema, tendo como resultado a permanência do professor em um estado inercial. Por outro lado, uma análise mais refinada dos dados, feita posteriormente, também revelou mudanças localizadas em alguns professores, os quais se envolveram efetivamente com o seu plano de trabalho e elegeram alguma questão como o seu problema de pesquisa, ou ainda mantiveram seu interesse, manifestando claramente uma atitude de busca e o desejo de continuar participando do grupo. Para analisar essa situação, aparentemente ambígua em que os professores parecem se situar, foi utilizado o conceito de grande Outro de Lacan, a partir do qual se estabeleceu a idéia de que os professores se encontram capturados por discursos diversos, os quais estruturam sua fala, seu desejo e sua satisfação. Um desses discursos, o da burocracia, que parece ser o discurso dominante em muitas escolas públicas, tende a favorecer a inércia e fornece uma explicação estrutural para a permanência dos professores em uma situação de passividade em relação aos seus problemas. Por outro lado, o discurso denominado do conhecimento, subdividido em discurso do conteúdo, pedagógico e da pesquisa, pode, eventualmente, capturar o professor, mantendo-o em um circuito em que predominam atitudes mais ativas e favorecendo algumas mudanças de conduta perante os seus problemas de sala de aula. This work concerns in-service education of high school Physics teachers, using a lacanian psychoanalytical framework for interpretation of the data. For the development of the investigation, it was created a group constituted by 30 teachers of Physics of the region of Londrina, city of north of the State of Paraná, Brasil, which we called Modern Physics Group. In a general way, what was made in this work was an accompaniment, during approximately 2 years, of the process of that group of teachers, that have to give answers to its general task, which is, to discuss and to plan activities for the introduction of Modern and Contemporary Physics (MCP) contents in high school. Besides the current difficulties of un insufficient academic formation for most of the teachers of the group, which represents, as I could observe, a serious problem for any proposal of introduction of MCP in high school, it was also possible to observe that the teachers of the group demonstrated, along the time, a behavior that oscillated between an inertia and a search. That is, many teachers of the group, in several moments, demonstrated a repetitive pattern of conduct, so that a speech that recognizes completely the need of a radical change in teaching, is accompanied of dispersing actions whose effect is to deviate from that problem, inducing the teacher to remain in a inertial state. On the other hand, a refined analysis of the data, performed later on, also revealed located changes in some teachers, which got involved with their work plan and chose some subject as its research problem, or still maintained its interest, a searching attitude and the desire of continuing participating in the group. To analyze that ambiguous and puzzling situation, it was used the Lacan´s Another concept, from which we derived an idea that the teachers find themselves captured by several discourses that structure theirs speeches, desires and satisfactions. One of those discourses, that of the bureaucracy, that seems to be dominant in many public schools, tends to favor the inertia and supplies a structural explanation for the teachers' permanence in a passivity situation in relation to theirs own problems. On the other hand, the knowledge discourse, subdivided in content discourse, pedagogic discourse and research discourse, can, eventually, capture the teacher, maintaining him/her in a circuit that promotes more active attitudes and favor some changes of conduct of the teacher with respect to its classroom problems. https://doi.org/10.11606/T.48.2001.tde-05032002-132057info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:14:38Zoai:teses.usp.br:tde-05032002-132057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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