A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Mariana Falcone Guerra
Orientador(a): Eduardo Alberto Cusce Nobre
Banca de defesa: Francisco Jose Lamíquiz Daudén, Fernando de Mello Franco, Tomas Antonio Moreira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-14122018-155459
Resumo: As estratégias propostas pelo novo PDE (Lei 16.050/2014) procuram incentivar a mobilidade não motorizada através de mudanças relacionadas ao uso do solo e desenho urbano. Nesses termos, o objetivo geral da tese é verificar a relação entre forma urbana e mobilidade ativa em São Paulo. Para tanto, busca verificar a influência da densidade urbana, uso misto e geometria viária na circulação não motorizada. A hipótese pleiteada é que uma maior densidade urbana e mistura de usos, associadas a uma estrutura viária mais densa, corresponde a uma maior proporção de deslocamentos a pé e de bicicleta. A metodologia utilizada é analítica - quantitativa. Os dados da Pesquisa Origem Destino do Metrô de 2007 (OD2007) foram organizados por grupos de variáveis temáticas, e submetidos a análises estatísticas bivariantes e multivariantes, em que uma ou mais variáveis independentes (urbanísticas e socioeconômicas) são relacionadas com uma variável dependente (porcentagem de deslocamentos não motorizados até 2,5 km), de forma independente e combinadamente. Os resultados mostraram que as variáveis socioeconômicas são as que mais exercem influência no deslocamento não motorizado no Aglomerado Metropolitano de São Paulo (AMSP), mas as variáveis urbanísticas também têm um grau de influência significativo, principalmente no Centro Expandido. Isoladamente, no entanto, poucas alcançaram altos níveis de associação com a variável dependente, o que significa que as variáveis urbanísticas só são capazes de fomentar o deslocamento não motorizado quando atuam conjuntamente, corroborando a importância de ambientes que combinam alta densidade urbana, usos diversificados e boa acessibilidade.
id USP_d9d1d80393f03eef80c24c3d865dce9b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122018-155459
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014) The influence of urbanistic variables over non-motorized mobility in São Paulo: a reflection around the formulation of the Structuring Axes of Urban Transformation (Strategic Master Plan - PDE - Lei 16.050/2014) 2018-07-20Eduardo Alberto Cusce NobreFrancisco Jose Lamíquiz DaudénFernando de Mello FrancoTomas Antonio MoreiraMariana Falcone GuerraUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Bicicletas Bicycles Densidade Density Geometria viária Mixed-use Mobilidade a pé Mobilidade não motorizada Mobility by foot Non-motorized mobility Plano Diretor Estratégico (PDE - Lei 16.050/2014) Street geometry Uso misto As estratégias propostas pelo novo PDE (Lei 16.050/2014) procuram incentivar a mobilidade não motorizada através de mudanças relacionadas ao uso do solo e desenho urbano. Nesses termos, o objetivo geral da tese é verificar a relação entre forma urbana e mobilidade ativa em São Paulo. Para tanto, busca verificar a influência da densidade urbana, uso misto e geometria viária na circulação não motorizada. A hipótese pleiteada é que uma maior densidade urbana e mistura de usos, associadas a uma estrutura viária mais densa, corresponde a uma maior proporção de deslocamentos a pé e de bicicleta. A metodologia utilizada é analítica - quantitativa. Os dados da Pesquisa Origem Destino do Metrô de 2007 (OD2007) foram organizados por grupos de variáveis temáticas, e submetidos a análises estatísticas bivariantes e multivariantes, em que uma ou mais variáveis independentes (urbanísticas e socioeconômicas) são relacionadas com uma variável dependente (porcentagem de deslocamentos não motorizados até 2,5 km), de forma independente e combinadamente. Os resultados mostraram que as variáveis socioeconômicas são as que mais exercem influência no deslocamento não motorizado no Aglomerado Metropolitano de São Paulo (AMSP), mas as variáveis urbanísticas também têm um grau de influência significativo, principalmente no Centro Expandido. Isoladamente, no entanto, poucas alcançaram altos níveis de associação com a variável dependente, o que significa que as variáveis urbanísticas só são capazes de fomentar o deslocamento não motorizado quando atuam conjuntamente, corroborando a importância de ambientes que combinam alta densidade urbana, usos diversificados e boa acessibilidade. The Sao Paulo\'s new Strategic Master Plan (PDE) seeks to incentivize non-motorized mobility through changes related to land use and urban design. The ame of this thesis is to check the relationship between urban form and active mobility in the city of São Paulo. To do this, the thesis seeks to verify the influence of urban density, mixed use and street geometry over non-motorized circulation. The sought hypothesis is that greater urban density and mixed use, combined with dense street geometry, correspond to higher proportion of journeys by foot and bicycle. The methodology used is analytical-quantitative. Data from Metro\'s 2007 Study of Origin-Destination (OD2007) was organized by thematic variable groups, and submitted to bivariant and multivariant statistical analyses, in which one or more independent variables (urban or socioeconomic) are related to one dependent variable (percentage of non-motorized journeys up to 2.5 km), both independently and combined. The results showed that socioeconomical variables have the most influence over non-motorized movement within São Paulo\'s Metropolitan Cluster (AMSP), but the urbanistic variables also have a significant degree of influence, especially in the Expanded Center. Taken in isolation, however, few achieved high levels of association with the dependent variable, which means that urbanistic variables are only able to foster non-motorized movement when acting together, corroborating the importance of environments which combine high urban density, diverse uses and good accessibility https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-14122018-155459info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:59:18Zoai:teses.usp.br:tde-14122018-155459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The influence of urbanistic variables over non-motorized mobility in São Paulo: a reflection around the formulation of the Structuring Axes of Urban Transformation (Strategic Master Plan - PDE - Lei 16.050/2014)
title A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
spellingShingle A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
Mariana Falcone Guerra
title_short A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
title_full A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
title_fullStr A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
title_full_unstemmed A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
title_sort A influência das variáveis urbaní­sticas na mobilidade não motorizada em São Paulo: uma reflexão a partir da formulação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (PDE - Lei 16.050/2014)
author Mariana Falcone Guerra
author_facet Mariana Falcone Guerra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Alberto Cusce Nobre
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Jose Lamíquiz Daudén
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando de Mello Franco
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tomas Antonio Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Falcone Guerra
contributor_str_mv Eduardo Alberto Cusce Nobre
Francisco Jose Lamíquiz Daudén
Fernando de Mello Franco
Tomas Antonio Moreira
description As estratégias propostas pelo novo PDE (Lei 16.050/2014) procuram incentivar a mobilidade não motorizada através de mudanças relacionadas ao uso do solo e desenho urbano. Nesses termos, o objetivo geral da tese é verificar a relação entre forma urbana e mobilidade ativa em São Paulo. Para tanto, busca verificar a influência da densidade urbana, uso misto e geometria viária na circulação não motorizada. A hipótese pleiteada é que uma maior densidade urbana e mistura de usos, associadas a uma estrutura viária mais densa, corresponde a uma maior proporção de deslocamentos a pé e de bicicleta. A metodologia utilizada é analítica - quantitativa. Os dados da Pesquisa Origem Destino do Metrô de 2007 (OD2007) foram organizados por grupos de variáveis temáticas, e submetidos a análises estatísticas bivariantes e multivariantes, em que uma ou mais variáveis independentes (urbanísticas e socioeconômicas) são relacionadas com uma variável dependente (porcentagem de deslocamentos não motorizados até 2,5 km), de forma independente e combinadamente. Os resultados mostraram que as variáveis socioeconômicas são as que mais exercem influência no deslocamento não motorizado no Aglomerado Metropolitano de São Paulo (AMSP), mas as variáveis urbanísticas também têm um grau de influência significativo, principalmente no Centro Expandido. Isoladamente, no entanto, poucas alcançaram altos níveis de associação com a variável dependente, o que significa que as variáveis urbanísticas só são capazes de fomentar o deslocamento não motorizado quando atuam conjuntamente, corroborando a importância de ambientes que combinam alta densidade urbana, usos diversificados e boa acessibilidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-14122018-155459
url https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-14122018-155459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376836751556608