"Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Pinto, Edna Moura
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-31052006-163139/
Resumo: A taxa na qual a madeira se converte em carvão é determinante para a avaliação da resistência ao fogo, pois o colapso de elementos estruturais de madeira e de seus derivados quando expostos ao fogo ocorre principalmente pela redução da área resistente da seção, devido à formação de carvão. A resistência ao fogo depende, portanto, das dimensões da seção transversal que é reduzida gradualmente ao ser exposta ao fogo. Vários países têm investido em pesquisas para a caracterização e determinação da taxa de carbonização com base em diferentes espécies. Nesse trabalho são apresentados dois modelos de taxa de carbonização para a madeira de Eucalyptus das espécies citriodora e grandis, de grande interesse para aplicação estrutural e plantadas no Brasil. Um para peças de madeira com pequena dimensão (17,2 cm x 17,2 cm x 6,0 cm) e outro para as vigas estruturais (0,16 cm x 0,26 cm x 2,00 m). A curva de aquecimento adotada foi a recomendada pela ASTM E-119.
id USP_daab624370000be0e05105b45cddd206
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31052006-163139
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis" Determination of model to the charring rate transversal to gran to E. citriodora and E. grandis wood.charring ratefireincêndiomadeiramodelo estatísticostatistical modeltaxa de carbonizaçãotimberA taxa na qual a madeira se converte em carvão é determinante para a avaliação da resistência ao fogo, pois o colapso de elementos estruturais de madeira e de seus derivados quando expostos ao fogo ocorre principalmente pela redução da área resistente da seção, devido à formação de carvão. A resistência ao fogo depende, portanto, das dimensões da seção transversal que é reduzida gradualmente ao ser exposta ao fogo. Vários países têm investido em pesquisas para a caracterização e determinação da taxa de carbonização com base em diferentes espécies. Nesse trabalho são apresentados dois modelos de taxa de carbonização para a madeira de Eucalyptus das espécies citriodora e grandis, de grande interesse para aplicação estrutural e plantadas no Brasil. Um para peças de madeira com pequena dimensão (17,2 cm x 17,2 cm x 6,0 cm) e outro para as vigas estruturais (0,16 cm x 0,26 cm x 2,00 m). A curva de aquecimento adotada foi a recomendada pela ASTM E-119. The rate at which the wood converts in char is determinant to evaluate the wood fire endurance, because the failure of wooden structural elements and its composites exposed to fire occurs through reduction of cross section. The fire resistance depends on cross sections dimensions that are gradually reduced when exposed to fire. Several countries have invested in research to determine the wood charring used for building construction that result in the establishment of values to different species. This work presents two charring rate models for citriodora and grandis species of Eucalyptus, that presents structural interests in assemblies in Brazil. One model for small pieces (17,2 cm x 17,2 cm x 6,0 cm) and the other using structural beam ( 0,16 cm x 0,26 cm x 2,00 m). The standard temperature x time curve was ASTM E-119.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCalil Junior, CarlitoPinto, Edna Moura2005-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-31052006-163139/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-31052006-163139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
Determination of model to the charring rate transversal to gran to E. citriodora and E. grandis wood.
title "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
spellingShingle "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
Pinto, Edna Moura
charring rate
fire
incêndio
madeira
modelo estatístico
statistical model
taxa de carbonização
timber
title_short "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
title_full "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
title_fullStr "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
title_full_unstemmed "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
title_sort "Determinação de um modelo para a taxa de carbonização transversal a grã para a madeira de E. citriodora e E. grandis"
author Pinto, Edna Moura
author_facet Pinto, Edna Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calil Junior, Carlito
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Edna Moura
dc.subject.por.fl_str_mv charring rate
fire
incêndio
madeira
modelo estatístico
statistical model
taxa de carbonização
timber
topic charring rate
fire
incêndio
madeira
modelo estatístico
statistical model
taxa de carbonização
timber
description A taxa na qual a madeira se converte em carvão é determinante para a avaliação da resistência ao fogo, pois o colapso de elementos estruturais de madeira e de seus derivados quando expostos ao fogo ocorre principalmente pela redução da área resistente da seção, devido à formação de carvão. A resistência ao fogo depende, portanto, das dimensões da seção transversal que é reduzida gradualmente ao ser exposta ao fogo. Vários países têm investido em pesquisas para a caracterização e determinação da taxa de carbonização com base em diferentes espécies. Nesse trabalho são apresentados dois modelos de taxa de carbonização para a madeira de Eucalyptus das espécies citriodora e grandis, de grande interesse para aplicação estrutural e plantadas no Brasil. Um para peças de madeira com pequena dimensão (17,2 cm x 17,2 cm x 6,0 cm) e outro para as vigas estruturais (0,16 cm x 0,26 cm x 2,00 m). A curva de aquecimento adotada foi a recomendada pela ASTM E-119.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-31052006-163139/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-31052006-163139/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258600859238400