Cesário Verde e o desconcerto do Eu
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-01122009-110642/ |
Resumo: | O objetivo principal desta dissertação foi analisar, sob uma ótica intimista, o corpus poético do poeta português Joaquim José Cesário Verde(1855-1886). A idéia da escrita de si, da constituição do sujeito através da palavra escrita, remonta desde gregos e egípcios, ganhando força no final de Idade Média através das memórias, dos diários e dos livre de raison, e explodindo definitivamente enquanto gênero com as autobiografias. Analisando como o eu se constitui dentro do poema, e, conseqüentemente, as crises de consciência e do mundo, é possível observar como este mesmo eu caminha para um desconcerto, para a última e definitiva crise, que é o abandono da arte como forma de se conciliar consigo e com o mundo. |
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Cesário Verde e o desconcerto do EuCesário Verde and the confusion of the selfCesário VerdeCesário VerdeConfusionCrise de consciênciaCrisis of conscienceDesconcertoEscrita de sipoesiaPoetryWriting of the selfO objetivo principal desta dissertação foi analisar, sob uma ótica intimista, o corpus poético do poeta português Joaquim José Cesário Verde(1855-1886). A idéia da escrita de si, da constituição do sujeito através da palavra escrita, remonta desde gregos e egípcios, ganhando força no final de Idade Média através das memórias, dos diários e dos livre de raison, e explodindo definitivamente enquanto gênero com as autobiografias. Analisando como o eu se constitui dentro do poema, e, conseqüentemente, as crises de consciência e do mundo, é possível observar como este mesmo eu caminha para um desconcerto, para a última e definitiva crise, que é o abandono da arte como forma de se conciliar consigo e com o mundo.The principal objective of this dissertation analyzed, under an intimism optics , the poetic corpus of the Portuguese poet Joaquim José Cesário Verde (1855-1886). The idea of the writing of the self, of the constitution of the subject through the written word, remounts from Greeks and Egyptians, gaining strength in the end of Middle Ages through the memories, the diaries and of release of raison, and exploding definitely while type with the autobiographies. Analyzing as I it is constituted inside the poem, and, consequently, the crises of conscience and of the world, it is possible to notice how this one himself. I walks for a confusion, for the last and definite crisis, which is the desertion of the art like the form of being reconciled by you and by the world.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGomes, Álvaro CardosoOzawa, André Yuiti2008-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-01122009-110642/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-01122009-110642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo principal desta dissertação foi analisar, sob uma ótica intimista, o corpus poético do poeta português Joaquim José Cesário Verde(1855-1886). A idéia da escrita de si, da constituição do sujeito através da palavra escrita, remonta desde gregos e egípcios, ganhando força no final de Idade Média através das memórias, dos diários e dos livre de raison, e explodindo definitivamente enquanto gênero com as autobiografias. Analisando como o eu se constitui dentro do poema, e, conseqüentemente, as crises de consciência e do mundo, é possível observar como este mesmo eu caminha para um desconcerto, para a última e definitiva crise, que é o abandono da arte como forma de se conciliar consigo e com o mundo. |
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