Programa de saúde auditiva infantil: um relato sob a perspectiva dos familiares no processo de identificação/diagnóstico/intervenção da deficiência auditiva infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Nery, Daniela Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-30042021-152449/
Resumo: Objetivo: Identificar, no relato dos familiares e na análise dos prontuários de crianças deficientes auditivas, características da acessibilidade às etapas de identificação, diagnóstico e intervenção de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na DIA 23 na região de Sorocaba, nos últimos 5 anos. Métodos: Trata-se de um estudo de casos de características descritivas a partir de informações dos prontuários de crianças deficientes auditivas. Os familiares responderam questionários específicos para cada fase do programa. Resultados: 31 crianças e suas famílias foram analisadas. Destas, apenas 22,6% tiveram a fonte inicial de investigação audiológica a Triagem Auditiva. 54,8% das crianças iniciaram a intervenção em menos de 30 dias. Em 65,2% das crianças o processo da devolutiva do diagnóstico até o início do uso do aparelho foi menor que 90 dias. A escolaridade média das mães em torno de 11 anos esteve presente em 43,4%, entretanto 6,7% possuía menos de 4 anos de escolaridade e 50% das famílias tiveram renda familiar per capita menor que 1 salário mínimo. Entre as dificuldades para início e manutenção da intervenção, destacou-se a condição social, com ênfase nas dificuldades relativas ao transporte. Conclusões: Em relação aos familiares, o estudo pode mostrar envolvimento em todas as fases do processo de identificação / diagnóstico / habilitação e reabilitação da criança deficiente auditiva. Todas as crianças tiveram abordagem multi profissional em todas as etapas do processo. O transporte e a condição social apareceram como um importante obstáculo durante todas as etapas. É importante realçar que a APADAS desempenha um papel importante como referência de alta complexidade para a região; ao concentrar em seus programas a maior proporção de diagnósticos confirmados de deficiência auditiva e intervenção fonoaudiológica de vários municípios circunvizinhos.
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