Programa de saúde auditiva infantil: um relato sob a perspectiva dos familiares no processo de identificação/diagnóstico/intervenção da deficiência auditiva infantil
Ano de defesa: | 2007 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-30042021-152449/ |
Resumo: | Objetivo: Identificar, no relato dos familiares e na análise dos prontuários de crianças deficientes auditivas, características da acessibilidade às etapas de identificação, diagnóstico e intervenção de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na DIA 23 na região de Sorocaba, nos últimos 5 anos. Métodos: Trata-se de um estudo de casos de características descritivas a partir de informações dos prontuários de crianças deficientes auditivas. Os familiares responderam questionários específicos para cada fase do programa. Resultados: 31 crianças e suas famílias foram analisadas. Destas, apenas 22,6% tiveram a fonte inicial de investigação audiológica a Triagem Auditiva. 54,8% das crianças iniciaram a intervenção em menos de 30 dias. Em 65,2% das crianças o processo da devolutiva do diagnóstico até o início do uso do aparelho foi menor que 90 dias. A escolaridade média das mães em torno de 11 anos esteve presente em 43,4%, entretanto 6,7% possuía menos de 4 anos de escolaridade e 50% das famílias tiveram renda familiar per capita menor que 1 salário mínimo. Entre as dificuldades para início e manutenção da intervenção, destacou-se a condição social, com ênfase nas dificuldades relativas ao transporte. Conclusões: Em relação aos familiares, o estudo pode mostrar envolvimento em todas as fases do processo de identificação / diagnóstico / habilitação e reabilitação da criança deficiente auditiva. Todas as crianças tiveram abordagem multi profissional em todas as etapas do processo. O transporte e a condição social apareceram como um importante obstáculo durante todas as etapas. É importante realçar que a APADAS desempenha um papel importante como referência de alta complexidade para a região; ao concentrar em seus programas a maior proporção de diagnósticos confirmados de deficiência auditiva e intervenção fonoaudiológica de vários municípios circunvizinhos. |
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Programa de saúde auditiva infantil: um relato sob a perspectiva dos familiares no processo de identificação/diagnóstico/intervenção da deficiência auditiva infantillnfant hearing program: a report from families perspectives in the identification/diagnosis/intervention process of infant hearing impairmentChild HealthDeficiência AuditivaHearing HealthHearing LossIntervençãoInterventionNewborn Hearing ScreeningSaúde AuditivaSaúde da CriançaTriagem Auditiva NeonatalObjetivo: Identificar, no relato dos familiares e na análise dos prontuários de crianças deficientes auditivas, características da acessibilidade às etapas de identificação, diagnóstico e intervenção de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na DIA 23 na região de Sorocaba, nos últimos 5 anos. Métodos: Trata-se de um estudo de casos de características descritivas a partir de informações dos prontuários de crianças deficientes auditivas. Os familiares responderam questionários específicos para cada fase do programa. Resultados: 31 crianças e suas famílias foram analisadas. Destas, apenas 22,6% tiveram a fonte inicial de investigação audiológica a Triagem Auditiva. 54,8% das crianças iniciaram a intervenção em menos de 30 dias. Em 65,2% das crianças o processo da devolutiva do diagnóstico até o início do uso do aparelho foi menor que 90 dias. A escolaridade média das mães em torno de 11 anos esteve presente em 43,4%, entretanto 6,7% possuía menos de 4 anos de escolaridade e 50% das famílias tiveram renda familiar per capita menor que 1 salário mínimo. Entre as dificuldades para início e manutenção da intervenção, destacou-se a condição social, com ênfase nas dificuldades relativas ao transporte. Conclusões: Em relação aos familiares, o estudo pode mostrar envolvimento em todas as fases do processo de identificação / diagnóstico / habilitação e reabilitação da criança deficiente auditiva. Todas as crianças tiveram abordagem multi profissional em todas as etapas do processo. O transporte e a condição social apareceram como um importante obstáculo durante todas as etapas. É importante realçar que a APADAS desempenha um papel importante como referência de alta complexidade para a região; ao concentrar em seus programas a maior proporção de diagnósticos confirmados de deficiência auditiva e intervenção fonoaudiológica de vários municípios circunvizinhos.Objective: The aim of this paper is to identify, in families reports and children files, characteristics of accessibility in identification, diagnosis and intervention process of a infant hearing program in Sorocaba city, in the last 5 years. Methods: Case study of descriptives characteristics based on information files of hearing impaired children. Families answered specifics questionnaires for each program stage. Results: 31 children and families were analysed. 22,6% were referred from screening hearing program. 54,8% began early intervention within 30 days. 65,2% were fitted with hearing aids within 90 days. The mother\'s middle school education were 11 years for 43,4%, however, 6,7% had less than 4 years in the school. 50% of families had incomes smaller than 1 minimum wage. Families had problems to start and to support the intervention because of social problems with emphasis related to transport. Conclusions: The study showed family involvement in all program stages. All children had iríterdisciplinary approach during the process. Transport and social condition are important obstacles. lt\'s important to highlight that APADAS perform an important role as reference of high complexity for the region; once that concentrate the biggest proportion of confirmed diagnosis of hearing impairment and intervention in the area.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGallo, Paulo RogérioNery, Daniela Moreira2007-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-30042021-152449/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-30T21:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-30042021-152449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-30T21:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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