Física: uma língua(gem)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Mendes, Francisco Amancio Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082010-105658/
Resumo: Nosso trabalho foi desenvolvido no campo teórico e apresenta a tese de que a Física é uma língua(gem) juntamente com a hipótese de que seu ensino pode se pautar pelas teorias da Línguistica Aplicada voltadas ao ensino-aprendizagem de Segunda Língua (L2) e/ou de Língua Estrangeira (LE). Começando pelo ensino de Física, abordaremos os conceitos de Alfabetização e Letramento Científicos para mostrar que recentemente os pesquisadores têm se utilizado destes conceitos para se referir à Física como uma linguagem de maneira metafórica. Apresentamos algumas limitações sobre essa linha metafórica mostrando que a Física é uma língua(gem). Essa elucidação será feita com o auxílio da Linguística Práxis buscando uma possível definição de língua(gem), perpassando pelas linhas teóricas das Linguísticas Estrutural, Pragmática/Funcional e da Práxis/Enunciação. Em nosso alinhamento teórico dentro da Linguística Práxis apresentaremos a noção de símbolo, signo, instrumento de produção enunciativa e gêneros do discurso sempre ligados aos aspectos sociais, históricos e culturais da interação entre interlocutor e locutor para mostrar que a Física é uma língua(gem). Por fim, utilizaremos dos conceitos levantados pela Teoria da Atividade social, histórica e cultural para apresentar argumentos que corroborem com a hipótese levantada de que o ensino de Física pode ser trabalhado utilizando-se de teorias da Linguística Aplicada voltadas ao ensino-aprendizagem de L2 e/ou LE.
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