Ensino-aprendizagem da compreensão oral: comportamento de escuta, estratégias e formação em Francês para Objetivo Universitário na área de Engenharia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Medeiros, Hyanna Carollyne Dias de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-14052024-103128/
Resumo: Nos últimos anos, o processo de internacionalização do ensino superior favoreceu o crescimento da mobilidade acadêmica discente e implicou professores-pesquisadores da área de Francês Língua Estrangeira (FLE) em reflexões que se concretizaram no campo de estudos Francês para Objetivo Universitário (FOU). Essas reflexões sinalizam a importância do trabalho didático-pedagógico para o desenvolvimento da compreensão oral (CO), visto que grande parte das situações de comunicação próprias ao contexto acadêmico francês é constituída pela recepção e compreensão de aulas expositivas, os chamados Cours Magistraux (MANGIANTE; PARPETTE, 2011). No Brasil, políticas de incentivo à internacionalização do ensino superior tiveram efeito direto no número de acordos de internacionalização, fomentando um crescimento significativo na mobilidade acadêmica discente. Na Universidade de São Paulo (USP), a língua francesa ocupa lugar expressivo no processo de internacionalização em função dos numerosos acordos com Instituições de Ensino Superior (IES) francesas e do efetivo de estudantes enviado para a França. Desse lugar, emergem demandas por formações linguísticas e socioculturais que mobilizam pesquisas em FOU (TRALDI; MEDEIROS; MARTINS, 2023). É nesse contexto que esta pesquisa se insere, focalizando a problemática da compreensão em FOU na área da Engenharia, com vistas à preparação de estudantes da Escola Politécnica da USP (EPUSP) para a integração em IES francesas. O referencial teórico deste trabalho se fundamenta em estudos referentes ao FOU e ao ensino-aprendizagem da CO por meio de estratégias de escuta (LHOTE, 1995; CORNAIRE, 2001; ROST, 1990,2011; FIELD, 2009, VANDERGRIFT,1998; OXFORD, 1989; O\'MALEY; CHAMOT, 1990). Esta tese apresenta uma pesquisa ação (THIOLLENT, 1986; 2011; TRIPP, 2005; ARANDA, 2011) de natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ,1986; BOGDAN; BIKLEN, 1994; CRESWELL, 2010; PRODANOV; FREITAS, 2013) que buscou (i) identificar práticas empregadas pelos estudantes em preparação para mobilidade quando da compreensão a partir da recepção auditiva; (ii) caracterizar o trabalho com documentos orais na abordagem metodológica FOS/FOU, visando promover a sensibilização à CO priorizando a compreensão dos conteúdos abordados; (iii) analisar os efeitos da conscientização de estratégias de escuta empregadas em atividades de CO, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do comportamento de escuta e compreensão. Os dados foram produzidos e coletados a partir do módulo \"Compreensão oral em Francês para mobilidade acadêmica para Engenharia\", ministrado na EPUSP, no qual os participantes foram conduzidos a mobilizar estratégias de escuta e compreensão (OXFORD, 1989; O\'MALEY; CHAMOT, 1990) ao longo de projetos de escuta (BOYER at al, 1990; ROST, 2002, 2011; FIELD, 2009) com vistas ao desenvolvimento de uma postura de escuta ativa (LHOTE, 1995) e autônoma (ROST, 2011). A análise qualitativa e longitudinal dos dados possibilitou acompanhar as (trans)formações relativas ao comportamento de escuta e compreensão (GREMMO; HOLEC, 1990; LHOTE, 1995; CORNAIRE, 1998) pelas quais passaram os participantes. Suas reflexões e metareflexões sinalizaram que, além de melhorarem a competência de CO, desenvolveram novas atitudes frente a situações de CO. A partir desses resultados, as contribuições deste trabalho tangem dois âmbitos: no que diz respeito às formações voltadas à compreensão oral, a pesquisa demonstrou a pertinência de se considerar práticas didático-metodológicas concernentes ao ensino-aprendizagem da CO, associadas às orientações metodológicas para elaboração de cursos FOU; com relação ao desenvolvimento da competência de CO, foi possível constatar o potencial da conscientização de estratégias com vistas à (re)construção e transposição do comportamento de escuta e compreensão em língua estrangeira, fomentando a autonomia do sujeito ouvinte frente a situações de escuta
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spelling Ensino-aprendizagem da compreensão oral: comportamento de escuta, estratégias e formação em Francês para Objetivo Universitário na área de EngenhariaTeaching-learning of oral comprehension: listening behavior, strategies, and training for French for Academic Purposes in Engineering fieldAcademic MobilityCompreensão OralFrancês para Objetivo UniversitárioFrench for academic PurposesListening ComprehensionMobilidade AcadêmicaNos últimos anos, o processo de internacionalização do ensino superior favoreceu o crescimento da mobilidade acadêmica discente e implicou professores-pesquisadores da área de Francês Língua Estrangeira (FLE) em reflexões que se concretizaram no campo de estudos Francês para Objetivo Universitário (FOU). Essas reflexões sinalizam a importância do trabalho didático-pedagógico para o desenvolvimento da compreensão oral (CO), visto que grande parte das situações de comunicação próprias ao contexto acadêmico francês é constituída pela recepção e compreensão de aulas expositivas, os chamados Cours Magistraux (MANGIANTE; PARPETTE, 2011). No Brasil, políticas de incentivo à internacionalização do ensino superior tiveram efeito direto no número de acordos de internacionalização, fomentando um crescimento significativo na mobilidade acadêmica discente. Na Universidade de São Paulo (USP), a língua francesa ocupa lugar expressivo no processo de internacionalização em função dos numerosos acordos com Instituições de Ensino Superior (IES) francesas e do efetivo de estudantes enviado para a França. Desse lugar, emergem demandas por formações linguísticas e socioculturais que mobilizam pesquisas em FOU (TRALDI; MEDEIROS; MARTINS, 2023). É nesse contexto que esta pesquisa se insere, focalizando a problemática da compreensão em FOU na área da Engenharia, com vistas à preparação de estudantes da Escola Politécnica da USP (EPUSP) para a integração em IES francesas. O referencial teórico deste trabalho se fundamenta em estudos referentes ao FOU e ao ensino-aprendizagem da CO por meio de estratégias de escuta (LHOTE, 1995; CORNAIRE, 2001; ROST, 1990,2011; FIELD, 2009, VANDERGRIFT,1998; OXFORD, 1989; O\'MALEY; CHAMOT, 1990). Esta tese apresenta uma pesquisa ação (THIOLLENT, 1986; 2011; TRIPP, 2005; ARANDA, 2011) de natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ,1986; BOGDAN; BIKLEN, 1994; CRESWELL, 2010; PRODANOV; FREITAS, 2013) que buscou (i) identificar práticas empregadas pelos estudantes em preparação para mobilidade quando da compreensão a partir da recepção auditiva; (ii) caracterizar o trabalho com documentos orais na abordagem metodológica FOS/FOU, visando promover a sensibilização à CO priorizando a compreensão dos conteúdos abordados; (iii) analisar os efeitos da conscientização de estratégias de escuta empregadas em atividades de CO, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do comportamento de escuta e compreensão. Os dados foram produzidos e coletados a partir do módulo \"Compreensão oral em Francês para mobilidade acadêmica para Engenharia\", ministrado na EPUSP, no qual os participantes foram conduzidos a mobilizar estratégias de escuta e compreensão (OXFORD, 1989; O\'MALEY; CHAMOT, 1990) ao longo de projetos de escuta (BOYER at al, 1990; ROST, 2002, 2011; FIELD, 2009) com vistas ao desenvolvimento de uma postura de escuta ativa (LHOTE, 1995) e autônoma (ROST, 2011). A análise qualitativa e longitudinal dos dados possibilitou acompanhar as (trans)formações relativas ao comportamento de escuta e compreensão (GREMMO; HOLEC, 1990; LHOTE, 1995; CORNAIRE, 1998) pelas quais passaram os participantes. Suas reflexões e metareflexões sinalizaram que, além de melhorarem a competência de CO, desenvolveram novas atitudes frente a situações de CO. A partir desses resultados, as contribuições deste trabalho tangem dois âmbitos: no que diz respeito às formações voltadas à compreensão oral, a pesquisa demonstrou a pertinência de se considerar práticas didático-metodológicas concernentes ao ensino-aprendizagem da CO, associadas às orientações metodológicas para elaboração de cursos FOU; com relação ao desenvolvimento da competência de CO, foi possível constatar o potencial da conscientização de estratégias com vistas à (re)construção e transposição do comportamento de escuta e compreensão em língua estrangeira, fomentando a autonomia do sujeito ouvinte frente a situações de escutaIn recent years, the process of internationalization of higher education has benefited student academic mobility and has involved faculty researchers within the field of French as a Foreign Language (FLE) in reflections that have contributed to the study of French for academic Purposes (FOU). These reflections highlight the importance of didactic-pedagogical work for the development of oral comprehension (CO), since most communication-based situations in French academic context depend on students\' reception and understanding of lectures, the so-called Cours Magistraux (MANGIANTE; PARPETTE, 2011). In Brazil, policies which encourage the internationalization of higher education had a direct effect on the number of internationalization agreements, promoting a significant growth in student academic mobility. At the University of São Paulo (USP), the French language occupies a significant place in the internationalization process due to their numerous agreements with French Higher Education Institutions (IES) and the number of students they send to France. Due to this, there is a growing demand for more research on FOU, specifically in regard to linguistic or sociocultural issues (TRALDI; MEDEIROS; MARTINS, 2023). It is in this context that this research is situated, focusing on how FOU is understood within the field of Engineering, with a specific focus on preparing students from the Polytechnic School of USP (EPUSP) for integration in French IES. The theoretical reference that this work is based on is related to previous work concerning the teaching-learning of FOU and CO through listening strategies (LHOTE, 1995; CORNAIRE, 2001; ROST, 1990,2011; FIELD, 2008, VANDERGRIFT,1998; OXFORD, 1989; O\'MALEY; CHAMOT, 1990). The current study adopts a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ,1986; BOGDAN; BIKLEN, 1994; CRESWELL, 2010; PRODANOV; FREITAS, 2013), and takes the form of action-research (THIOLLENT, 1986; 2011; TRIPP, 2005; ARANDA, 2011), in order to (i) identify comprehension practices employed by students regarding listening reception as they prepare for mobility; (ii) characterize the work with oral documents in the FOS/FOU methodological approach, aiming to promote awareness of CO, prioritizing the understanding of the contents covered; (iii) analyze the effects of awareness of listening strategies employed in CO activities, especially with regard to the development of listening and understanding behavior. Data were produced and collected from a course unit, \"Oral comprehension in French for academic mobility for Engineering\", taught at EPUSP, in which participants were encouraged to engage in listening and comprehension strategies (OXFORD, 1989 O\'MALEY; CHAMOT, 1990) through listening projects (BOYER at al, 1990; ROST, 2002, 2011; FIELD, 2009) with a view towards developing an active (LHOTE, 1995) and autonomous listening posture (ROST, 2011). The qualitative and longitudinal analysis of the data made it possible to monitor the (trans)formations on the listening and understanding behavior (GREMMO; HOLEC, 1990; LHOTE, 1995; CORNAIRE, 1998) that the participants went through. Their reflections and meta-reflections indicated that, in addition to improving CO competence, they developed new attitudes towards CO situations. Based on these results, there are two central contributions of this work. With regard to training focused on oral comprehension, the research demonstrated the pertinence of considering the teaching-learning of CO didactic-methodological practices associated with the FOU methodology. Regarding the development of CO competence, it was possible to verify the potential for raising awareness of strategies aimed at the (re) construction and transposition of listening behavior and understanding in a foreign language, promoting the listener\'s autonomy as they engage in listening situationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Heloisa Brito de AlbuquerqueMedeiros, Hyanna Carollyne Dias de2023-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-14052024-103128/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-14T13:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-14052024-103128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-14T13:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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