Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Simas, João Pedro de Omena
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-10122025-093313/
Resumo: Rastreamento de portadora é um problema bem conhecido e amplamente presente no campo das telecomunicações, para o qual várias soluções existem. No entanto, estas soluções ainda apresentam diversas desvantagens, principalmente em cenários de razão sinal-ruído baixa. Neste trabalho, um novo método é proposto, onde estimativas de frequência são extraídas do estado de um preditor adaptativo do tipo least mean squares normalizado (NLMS), sendo melhoradas usando uma técnica inovadora de compensação de atraso, combinada com um novo estágio de filtragem baseado em representação fasorial. A filtragem fasorial previne problemas de lock-in, apresentando desempenho comparável a aquele de PLLs tradicionais, evitando a maioria de seus problemas, como respostas transientes longas e a necessidade da presença explícita de uma portadora de banda estreita no sinal que está sendo rastreado.
id USP_eec3f5c5ca32ec129a433c1f2f0690bd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10122025-093313
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDFFrequency estimation and tracking based on DFT-Domain NLMS Filters.Adaptive filtersChirpDiscrete-timeEstimaçãoEstimationFiltros adaptativosFrequency trackingNon-stationaryPhaselocked loopRastremanto de frequênciaTempo discretoRastreamento de portadora é um problema bem conhecido e amplamente presente no campo das telecomunicações, para o qual várias soluções existem. No entanto, estas soluções ainda apresentam diversas desvantagens, principalmente em cenários de razão sinal-ruído baixa. Neste trabalho, um novo método é proposto, onde estimativas de frequência são extraídas do estado de um preditor adaptativo do tipo least mean squares normalizado (NLMS), sendo melhoradas usando uma técnica inovadora de compensação de atraso, combinada com um novo estágio de filtragem baseado em representação fasorial. A filtragem fasorial previne problemas de lock-in, apresentando desempenho comparável a aquele de PLLs tradicionais, evitando a maioria de seus problemas, como respostas transientes longas e a necessidade da presença explícita de uma portadora de banda estreita no sinal que está sendo rastreado.Carrier tracking is a very well-known and widely-present problem in telecommunications, to which many solutions exist. However, these solutions still have many drawbacks, especially in low SNR scenarios. In this work, a new approach is proposed, where frequency estimates are extracted from the state of a normalized least-mean square adaptive predictor, improved using a novel delay compensation technique coupled with a new frequency filtering stage based in phasor embedding. The phasor filtering stage avoids lock-in issues, achieving a performance comparable to that of traditional PLLs, without most of its main drawbacks, such as long transient responses and the need to rely on the presence of an explicit narrow-band carrier in the signal being tracked.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Cássio GuimarãesSimas, João Pedro de Omena2025-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-10122025-093313/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-12-10T11:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-10122025-093313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-12-10T11:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
Frequency estimation and tracking based on DFT-Domain NLMS Filters.
title Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
spellingShingle Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
Simas, João Pedro de Omena
Adaptive filters
Chirp
Discrete-time
Estimação
Estimation
Filtros adaptativos
Frequency tracking
Non-stationary
Phaselocked loop
Rastremanto de frequência
Tempo discreto
title_short Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
title_full Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
title_fullStr Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
title_full_unstemmed Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
title_sort Estimação e Rastreamento de Frequência Baseados em Filtros NLMS no Domínio da TDF
author Simas, João Pedro de Omena
author_facet Simas, João Pedro de Omena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Cássio Guimarães
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, João Pedro de Omena
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptive filters
Chirp
Discrete-time
Estimação
Estimation
Filtros adaptativos
Frequency tracking
Non-stationary
Phaselocked loop
Rastremanto de frequência
Tempo discreto
topic Adaptive filters
Chirp
Discrete-time
Estimação
Estimation
Filtros adaptativos
Frequency tracking
Non-stationary
Phaselocked loop
Rastremanto de frequência
Tempo discreto
description Rastreamento de portadora é um problema bem conhecido e amplamente presente no campo das telecomunicações, para o qual várias soluções existem. No entanto, estas soluções ainda apresentam diversas desvantagens, principalmente em cenários de razão sinal-ruído baixa. Neste trabalho, um novo método é proposto, onde estimativas de frequência são extraídas do estado de um preditor adaptativo do tipo least mean squares normalizado (NLMS), sendo melhoradas usando uma técnica inovadora de compensação de atraso, combinada com um novo estágio de filtragem baseado em representação fasorial. A filtragem fasorial previne problemas de lock-in, apresentando desempenho comparável a aquele de PLLs tradicionais, evitando a maioria de seus problemas, como respostas transientes longas e a necessidade da presença explícita de uma portadora de banda estreita no sinal que está sendo rastreado.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-10122025-093313/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-10122025-093313/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492190465097728