"Plano de ação participativa para a identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade de uma comunidade de baixa renda"
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Ciências (Fisiopatologia Experimental)
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.5.2004.tde-29092005-230328 |
Resumo: | Objetivo: este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um procedimento para a identificação da deficiência auditiva em crianças pré escolares de uma comunidade de baixa renda por pessoas não especialistas. Casuística e métodos: funcionários da creche e da unidade de saúde foram treinados para aplicarem um questionário para triagem auditiva nos pais de 224 crianças de 3 a 6 anos de idade, que foram submetidas à triagem audiométrica e imitanciométrica. Resultados: verificou-se alta concordância na coleta de dados por meio do questionário entre a pesquisadora e os não especialistas. O questionário apresentou melhor sensibilidade e pior especificidade. Os não especialistas relataram aprendizado com a pesquisa e conscientização sobre a importância da audição. Conclusão: é possível treinar agentes comunitários a identificarem a deficiência auditiva em suas comunidades com instrumentos de baixo custo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis "Plano de ação participativa para a identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade de uma comunidade de baixa renda" Participation of non-specialists in the detection of hearing loss in preschool children of a poor community 2004-09-30Ida LichtigMônica Cristina Andrade BassettoMaria Silvia CarnioDulce Maria Rosa GualdaMarcia Faria WestphalMariana Szymanski Ribeiro GomesUniversidade de São PauloCiências (Fisiopatologia Experimental)USPBR ACOUSTIC IMPEDANCE TESTS/methods CENTROS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE/recursos humanos CHILD DAY CARE CENTERS/manpower CHILD PRESCHOOL COMMUNITY HEALTH CENTERS/manpower CRECHES/recursos humanos CROSS-SECTIONAL STUDIES EFFICACY EFICÁCIA ESTUDOS TRANSVERSAIS HEARING IMPAIRED PERSONS/education HEARING IMPAIRED PERSONS/statistics & numerical data ISOLATED POPULATION PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/educação PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/estatística & dados numéricos POPULAÇÃO PERIFÉRICA PRÉ-ESCOLAR QUESTIONAIRES QUESTIONÁRIOS TESTES DE IMPEDÂNCIA ACÚSTICA/métodos TRIAGE TRIAGEM Objetivo: este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um procedimento para a identificação da deficiência auditiva em crianças pré escolares de uma comunidade de baixa renda por pessoas não especialistas. Casuística e métodos: funcionários da creche e da unidade de saúde foram treinados para aplicarem um questionário para triagem auditiva nos pais de 224 crianças de 3 a 6 anos de idade, que foram submetidas à triagem audiométrica e imitanciométrica. Resultados: verificou-se alta concordância na coleta de dados por meio do questionário entre a pesquisadora e os não especialistas. O questionário apresentou melhor sensibilidade e pior especificidade. Os não especialistas relataram aprendizado com a pesquisa e conscientização sobre a importância da audição. Conclusão: é possível treinar agentes comunitários a identificarem a deficiência auditiva em suas comunidades com instrumentos de baixo custo. Aim: this study aimed to access the efficacy of a low cost instrument used by non professionals to identify hearing loss in pre-school children in a low income community. Methods: employees of a nursery school and a health unit were trained to use a hearing screening questionnaire with parents of 224 children aged 3 to 6 years. The children underwent audiological screening. Results: the results showed that the non - specialists were capable of reproducing the evaluation of the professional regarding the use of the questionnaire. The questionnaire presented better sensitivity than specificity. The non - specialists reported learning and awareness of the importance of hearing in children. Conclusion: the questionnaire offers a low cost option for hearing screening, specially if it is administered by non professionals resources https://doi.org/10.11606/T.5.2004.tde-29092005-230328info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:24:17Zoai:teses.usp.br:tde-29092005-230328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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