Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Barbero, Edson Ricardo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29042025-135322/
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem agir de modo que contribuam para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo da imprensa, universidades e empresas uma cobertura sem precedentes. A reconstituição da democracia, a competitividade em âmbito global, o enfraquecimento relativo dos Estados e o fortalecimento da sociedade civil são fatores que parecem explicar tal pujança da RSC nos dias atuais. Esta dissertação teve dois propósitos: (1) elucidar como o tema RSC está presente nas estratégias de negócios das empresas brasileiras e (2) avaliar se esta presença guarda associação com o nível de compromisso social apresentado pelas empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por FISCHER et al. (2002(a)). Utilizou-se esta base de dados para efetuar um estudo correlacional entre o grau de inserção da RSC nas estratégias e o compromisso social das empresas. A fim de apreender esta associação, utilizou-se a técnica estatística multivariada denominada correlação canônica. Como conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia positiva entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de compromisso social
id USP_f65d4ef8eb760f1b8a0d269ba97b8894
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29042025-135322
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacionalBusiness strategy and corporate social responsibility: a correlational studyAdministração de empresasAdministração estratégicaBusiness administrationPlanejamento estratégicoResponsabilidade socialSocial responsibilityStrategic managementStrategic planningA Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem agir de modo que contribuam para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo da imprensa, universidades e empresas uma cobertura sem precedentes. A reconstituição da democracia, a competitividade em âmbito global, o enfraquecimento relativo dos Estados e o fortalecimento da sociedade civil são fatores que parecem explicar tal pujança da RSC nos dias atuais. Esta dissertação teve dois propósitos: (1) elucidar como o tema RSC está presente nas estratégias de negócios das empresas brasileiras e (2) avaliar se esta presença guarda associação com o nível de compromisso social apresentado pelas empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por FISCHER et al. (2002(a)). Utilizou-se esta base de dados para efetuar um estudo correlacional entre o grau de inserção da RSC nas estratégias e o compromisso social das empresas. A fim de apreender esta associação, utilizou-se a técnica estatística multivariada denominada correlação canônica. Como conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia positiva entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de compromisso socialThe Corporate Social Responsibility (CSR) refers to the idea that companies should act in a way that contribute to the society\'s well being. This theme has been receiving from the media, universities and companies an unprecedented coverage. The reconstitution of the democracy all over the world, the global competition, the relative weakening of the States and the strengthening of the civil society are factors that explain such nowadays growth of CSR. This master thesis had two complementary objectives: (1) to expose how CSR is included at the business strategies of the Brazilian companies and (2) to evaluate whether this presence keeps association with the level of social commitment. This study is an analysis of the data collected by Fischer et al. (2002(a)) which database was used to carry out a correlation study between the level of inclusion of CSR on the strategies and the social commitment of the companies. Aiming to acquire this association, the multivariate statistic technique called canonical correlation has been used. As a conclusion, although many companies care about the synergy between their social initiatives and strategies, few of them have accomplished such relationship. On the other hand, there is a high positive correlation among the companies that develop such association and their levels of social commitmentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischmann, Adalberto AmericoBarbero, Edson Ricardo2003-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29042025-135322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-04-29T17:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-29042025-135322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-04-29T17:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
Business strategy and corporate social responsibility: a correlational study
title Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
spellingShingle Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
Barbero, Edson Ricardo
Administração de empresas
Administração estratégica
Business administration
Planejamento estratégico
Responsabilidade social
Social responsibility
Strategic management
Strategic planning
title_short Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
title_full Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
title_fullStr Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
title_full_unstemmed Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
title_sort Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
author Barbero, Edson Ricardo
author_facet Barbero, Edson Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischmann, Adalberto Americo
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbero, Edson Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Administração estratégica
Business administration
Planejamento estratégico
Responsabilidade social
Social responsibility
Strategic management
Strategic planning
topic Administração de empresas
Administração estratégica
Business administration
Planejamento estratégico
Responsabilidade social
Social responsibility
Strategic management
Strategic planning
description A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem agir de modo que contribuam para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo da imprensa, universidades e empresas uma cobertura sem precedentes. A reconstituição da democracia, a competitividade em âmbito global, o enfraquecimento relativo dos Estados e o fortalecimento da sociedade civil são fatores que parecem explicar tal pujança da RSC nos dias atuais. Esta dissertação teve dois propósitos: (1) elucidar como o tema RSC está presente nas estratégias de negócios das empresas brasileiras e (2) avaliar se esta presença guarda associação com o nível de compromisso social apresentado pelas empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por FISCHER et al. (2002(a)). Utilizou-se esta base de dados para efetuar um estudo correlacional entre o grau de inserção da RSC nas estratégias e o compromisso social das empresas. A fim de apreender esta associação, utilizou-se a técnica estatística multivariada denominada correlação canônica. Como conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia positiva entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de compromisso social
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29042025-135322/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29042025-135322/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1839839161101582336