Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional
| Ano de defesa: | 2003 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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| Departamento: |
Não Informado pela instituição
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| País: |
Não Informado pela instituição
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29042025-135322/ |
Resumo: | A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem agir de modo que contribuam para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo da imprensa, universidades e empresas uma cobertura sem precedentes. A reconstituição da democracia, a competitividade em âmbito global, o enfraquecimento relativo dos Estados e o fortalecimento da sociedade civil são fatores que parecem explicar tal pujança da RSC nos dias atuais. Esta dissertação teve dois propósitos: (1) elucidar como o tema RSC está presente nas estratégias de negócios das empresas brasileiras e (2) avaliar se esta presença guarda associação com o nível de compromisso social apresentado pelas empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por FISCHER et al. (2002(a)). Utilizou-se esta base de dados para efetuar um estudo correlacional entre o grau de inserção da RSC nas estratégias e o compromisso social das empresas. A fim de apreender esta associação, utilizou-se a técnica estatística multivariada denominada correlação canônica. Como conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia positiva entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de compromisso social |
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Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacionalBusiness strategy and corporate social responsibility: a correlational studyAdministração de empresasAdministração estratégicaBusiness administrationPlanejamento estratégicoResponsabilidade socialSocial responsibilityStrategic managementStrategic planningA Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem agir de modo que contribuam para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo da imprensa, universidades e empresas uma cobertura sem precedentes. A reconstituição da democracia, a competitividade em âmbito global, o enfraquecimento relativo dos Estados e o fortalecimento da sociedade civil são fatores que parecem explicar tal pujança da RSC nos dias atuais. Esta dissertação teve dois propósitos: (1) elucidar como o tema RSC está presente nas estratégias de negócios das empresas brasileiras e (2) avaliar se esta presença guarda associação com o nível de compromisso social apresentado pelas empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por FISCHER et al. (2002(a)). Utilizou-se esta base de dados para efetuar um estudo correlacional entre o grau de inserção da RSC nas estratégias e o compromisso social das empresas. A fim de apreender esta associação, utilizou-se a técnica estatística multivariada denominada correlação canônica. Como conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia positiva entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de compromisso socialThe Corporate Social Responsibility (CSR) refers to the idea that companies should act in a way that contribute to the society\'s well being. This theme has been receiving from the media, universities and companies an unprecedented coverage. The reconstitution of the democracy all over the world, the global competition, the relative weakening of the States and the strengthening of the civil society are factors that explain such nowadays growth of CSR. This master thesis had two complementary objectives: (1) to expose how CSR is included at the business strategies of the Brazilian companies and (2) to evaluate whether this presence keeps association with the level of social commitment. This study is an analysis of the data collected by Fischer et al. (2002(a)) which database was used to carry out a correlation study between the level of inclusion of CSR on the strategies and the social commitment of the companies. Aiming to acquire this association, the multivariate statistic technique called canonical correlation has been used. As a conclusion, although many companies care about the synergy between their social initiatives and strategies, few of them have accomplished such relationship. On the other hand, there is a high positive correlation among the companies that develop such association and their levels of social commitmentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischmann, Adalberto AmericoBarbero, Edson Ricardo2003-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29042025-135322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-04-29T17:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-29042025-135322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-04-29T17:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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