Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Rafael Urbaneja Sanchez
Orientador(a): Alberto Villani
Banca de defesa: Maria Helena Trench Ciampone, Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ensino de Ciências
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-145425
Resumo: O presente trabalho, que relata o desenvolvimento grupal de 5 casos representativos, de uma amostragem total de 28 casos estudados, pretende mostrar o processo de mobilização destes grupos operativos de aprendizagem, e, analisar e compreender, a partir do referencial teórico desenvolvido por Enrique Pichon-Rivière, as eventuais correlações entre as mudanças provocadas na relação ensino aprendizagem estimuladas pela aplicação das técnicas de trabalho em grupos operativos, em cursos experimentais de Física destinados a alunos do Ensino Médio
id USP_fc824488f20852292c477c1445d69041
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23072021-145425
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem Learning operative groups : a perspective of change for the teaching learning relationship 2002-12-13Alberto VillaniMaria Helena Trench CiamponeJesuina Lopes de Almeida PaccaRafael Urbaneja SanchezUniversidade de São PauloEnsino de CiênciasUSPBR ENSINO E APRENDIZAGEM ENSINO MÉDIO FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) HIGH SCHOOL PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHING AND LEARNING O presente trabalho, que relata o desenvolvimento grupal de 5 casos representativos, de uma amostragem total de 28 casos estudados, pretende mostrar o processo de mobilização destes grupos operativos de aprendizagem, e, analisar e compreender, a partir do referencial teórico desenvolvido por Enrique Pichon-Rivière, as eventuais correlações entre as mudanças provocadas na relação ensino aprendizagem estimuladas pela aplicação das técnicas de trabalho em grupos operativos, em cursos experimentais de Física destinados a alunos do Ensino Médio This essay that reports 5 representative events from an universe of 28 researched events, intends to analyze and to comprehend, starting from the theoretical references developed by Enrique PIchon-Rivière, the possible correlation among the changes in the teaching learning relations stimulated by working technicians application in learning operatives groups, in experimental courses of Physics for Ensino Médio (equivalent to High School) Brazilian students. https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-145425info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:58:49Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-145425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-31T23:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning operative groups : a perspective of change for the teaching learning relationship
title Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
spellingShingle Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
Rafael Urbaneja Sanchez
title_short Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
title_full Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
title_fullStr Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
title_sort Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
author Rafael Urbaneja Sanchez
author_facet Rafael Urbaneja Sanchez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alberto Villani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Helena Trench Ciampone
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jesuina Lopes de Almeida Pacca
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Urbaneja Sanchez
contributor_str_mv Alberto Villani
Maria Helena Trench Ciampone
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
description O presente trabalho, que relata o desenvolvimento grupal de 5 casos representativos, de uma amostragem total de 28 casos estudados, pretende mostrar o processo de mobilização destes grupos operativos de aprendizagem, e, analisar e compreender, a partir do referencial teórico desenvolvido por Enrique Pichon-Rivière, as eventuais correlações entre as mudanças provocadas na relação ensino aprendizagem estimuladas pela aplicação das técnicas de trabalho em grupos operativos, em cursos experimentais de Física destinados a alunos do Ensino Médio
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-145425
url https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-145425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ensino de Ciências
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377089954349056