Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/ |
Resumo: | Esta pesquisa refletiu sobre uma abordagem pedagógica em teatro com a primeira infância que se baseou na observação, sob o olhar fenomenológico, dos modos e características próprias da criança pequena de interagir com o mundo. Identificamos, ao longo de nossa experiência, que alguns gestos, comportamentos e formas de agir da criança pequena se afinam com os fundamentos da linguagem teatral contemporânea, a dizer: a teatralidade, a performatividade e o hibridismo artístico contidos no faz de conta, nas garatujas e em sua relação cotidiana com o corpo, a voz, o espaço e com o outro. Estas características denominamos nesta pesquisa de Garatujas Teatrais. Realizamos a pesquisa através da observação das práticas pedagógicas em teatro de professores e artistas-educadores para/com a primeira infância e com proposições experimentadas junto às crianças pela própria pesquisadora, no contexto de um Ateliê Artístico. O estudo foi realizado na rede municipal de São Paulo, na EMEI-CEU Butantã e em programas públicos de formação artística da cidade como a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância - SMC/SME/SP). Com isso objetivamos trazer contribuições teóricas e práticas para o campo da Pedagogia Teatral no segmento da Educação Infantil, no ensino formal e não-formal. |
id |
USP_feffef104fa2b4f71004bf5820e3348c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27032025-141831 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infânciaTheatrical Scribbles: analysis of pedagogical processes in theater with early childhood.Artist-EducatorArtista-EducadorEarly ChildhoodPedagogia das Artes CênicasPerforming Arts PedagogyPrimeira InfânciaTeatroTheaterEsta pesquisa refletiu sobre uma abordagem pedagógica em teatro com a primeira infância que se baseou na observação, sob o olhar fenomenológico, dos modos e características próprias da criança pequena de interagir com o mundo. Identificamos, ao longo de nossa experiência, que alguns gestos, comportamentos e formas de agir da criança pequena se afinam com os fundamentos da linguagem teatral contemporânea, a dizer: a teatralidade, a performatividade e o hibridismo artístico contidos no faz de conta, nas garatujas e em sua relação cotidiana com o corpo, a voz, o espaço e com o outro. Estas características denominamos nesta pesquisa de Garatujas Teatrais. Realizamos a pesquisa através da observação das práticas pedagógicas em teatro de professores e artistas-educadores para/com a primeira infância e com proposições experimentadas junto às crianças pela própria pesquisadora, no contexto de um Ateliê Artístico. O estudo foi realizado na rede municipal de São Paulo, na EMEI-CEU Butantã e em programas públicos de formação artística da cidade como a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância - SMC/SME/SP). Com isso objetivamos trazer contribuições teóricas e práticas para o campo da Pedagogia Teatral no segmento da Educação Infantil, no ensino formal e não-formal.This research reflected on a pedagogical approach in early childhood theater that was based on the observation, from a phenomenological perspective, of young children\'s own ways and characteristics of interacting with the world. We identified, throughout our experience, that some gestures, behaviors and ways of acting of young children are in tune with the foundations of contemporary theatrical language, namely: theatricality, performativity and artistic hybridism contained in make-believe, in scribbles and in their daily relationship with the body, voice, space and each other. In this research, we call these characteristics Theatrical Scribbles. We carried out the research by observing the pedagogical practices in theater of teachers and artist-educators for/with early childhood and with propositions experimented with children by the researcher herself, in the context of an Artistic Studio. The study was carried out in the municipal network of São Paulo, at EMEI-CEU Butantã and in public artistic training programs in the city such as EMIA (Municipal School of Artistic Initiation) and PIAPI (Artistic Initiation Program for First Childhood - SMC/ SME/SP). With this we aim to bring theoretical and practical contributions to the field of Theater Pedagogy in the Early Childhood Education segment, in formal and non-formal education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViganó, Suzana SchmidtSouza, Olivia Silva2024-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-03-28T16:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-27032025-141831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-03-28T16:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância Theatrical Scribbles: analysis of pedagogical processes in theater with early childhood. |
title |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância |
spellingShingle |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância Souza, Olivia Silva Artist-Educator Artista-Educador Early Childhood Pedagogia das Artes Cênicas Performing Arts Pedagogy Primeira Infância Teatro Theater |
title_short |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância |
title_full |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância |
title_fullStr |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância |
title_full_unstemmed |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância |
title_sort |
Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância |
author |
Souza, Olivia Silva |
author_facet |
Souza, Olivia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viganó, Suzana Schmidt |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Olivia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artist-Educator Artista-Educador Early Childhood Pedagogia das Artes Cênicas Performing Arts Pedagogy Primeira Infância Teatro Theater |
topic |
Artist-Educator Artista-Educador Early Childhood Pedagogia das Artes Cênicas Performing Arts Pedagogy Primeira Infância Teatro Theater |
description |
Esta pesquisa refletiu sobre uma abordagem pedagógica em teatro com a primeira infância que se baseou na observação, sob o olhar fenomenológico, dos modos e características próprias da criança pequena de interagir com o mundo. Identificamos, ao longo de nossa experiência, que alguns gestos, comportamentos e formas de agir da criança pequena se afinam com os fundamentos da linguagem teatral contemporânea, a dizer: a teatralidade, a performatividade e o hibridismo artístico contidos no faz de conta, nas garatujas e em sua relação cotidiana com o corpo, a voz, o espaço e com o outro. Estas características denominamos nesta pesquisa de Garatujas Teatrais. Realizamos a pesquisa através da observação das práticas pedagógicas em teatro de professores e artistas-educadores para/com a primeira infância e com proposições experimentadas junto às crianças pela própria pesquisadora, no contexto de um Ateliê Artístico. O estudo foi realizado na rede municipal de São Paulo, na EMEI-CEU Butantã e em programas públicos de formação artística da cidade como a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância - SMC/SME/SP). Com isso objetivamos trazer contribuições teóricas e práticas para o campo da Pedagogia Teatral no segmento da Educação Infantil, no ensino formal e não-formal. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1831214815144574976 |