Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Souza, Olivia Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/
Resumo: Esta pesquisa refletiu sobre uma abordagem pedagógica em teatro com a primeira infância que se baseou na observação, sob o olhar fenomenológico, dos modos e características próprias da criança pequena de interagir com o mundo. Identificamos, ao longo de nossa experiência, que alguns gestos, comportamentos e formas de agir da criança pequena se afinam com os fundamentos da linguagem teatral contemporânea, a dizer: a teatralidade, a performatividade e o hibridismo artístico contidos no faz de conta, nas garatujas e em sua relação cotidiana com o corpo, a voz, o espaço e com o outro. Estas características denominamos nesta pesquisa de Garatujas Teatrais. Realizamos a pesquisa através da observação das práticas pedagógicas em teatro de professores e artistas-educadores para/com a primeira infância e com proposições experimentadas junto às crianças pela própria pesquisadora, no contexto de um Ateliê Artístico. O estudo foi realizado na rede municipal de São Paulo, na EMEI-CEU Butantã e em programas públicos de formação artística da cidade como a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância - SMC/SME/SP). Com isso objetivamos trazer contribuições teóricas e práticas para o campo da Pedagogia Teatral no segmento da Educação Infantil, no ensino formal e não-formal.
id USP_feffef104fa2b4f71004bf5820e3348c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27032025-141831
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infânciaTheatrical Scribbles: analysis of pedagogical processes in theater with early childhood.Artist-EducatorArtista-EducadorEarly ChildhoodPedagogia das Artes CênicasPerforming Arts PedagogyPrimeira InfânciaTeatroTheaterEsta pesquisa refletiu sobre uma abordagem pedagógica em teatro com a primeira infância que se baseou na observação, sob o olhar fenomenológico, dos modos e características próprias da criança pequena de interagir com o mundo. Identificamos, ao longo de nossa experiência, que alguns gestos, comportamentos e formas de agir da criança pequena se afinam com os fundamentos da linguagem teatral contemporânea, a dizer: a teatralidade, a performatividade e o hibridismo artístico contidos no faz de conta, nas garatujas e em sua relação cotidiana com o corpo, a voz, o espaço e com o outro. Estas características denominamos nesta pesquisa de Garatujas Teatrais. Realizamos a pesquisa através da observação das práticas pedagógicas em teatro de professores e artistas-educadores para/com a primeira infância e com proposições experimentadas junto às crianças pela própria pesquisadora, no contexto de um Ateliê Artístico. O estudo foi realizado na rede municipal de São Paulo, na EMEI-CEU Butantã e em programas públicos de formação artística da cidade como a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância - SMC/SME/SP). Com isso objetivamos trazer contribuições teóricas e práticas para o campo da Pedagogia Teatral no segmento da Educação Infantil, no ensino formal e não-formal.This research reflected on a pedagogical approach in early childhood theater that was based on the observation, from a phenomenological perspective, of young children\'s own ways and characteristics of interacting with the world. We identified, throughout our experience, that some gestures, behaviors and ways of acting of young children are in tune with the foundations of contemporary theatrical language, namely: theatricality, performativity and artistic hybridism contained in make-believe, in scribbles and in their daily relationship with the body, voice, space and each other. In this research, we call these characteristics Theatrical Scribbles. We carried out the research by observing the pedagogical practices in theater of teachers and artist-educators for/with early childhood and with propositions experimented with children by the researcher herself, in the context of an Artistic Studio. The study was carried out in the municipal network of São Paulo, at EMEI-CEU Butantã and in public artistic training programs in the city such as EMIA (Municipal School of Artistic Initiation) and PIAPI (Artistic Initiation Program for First Childhood - SMC/ SME/SP). With this we aim to bring theoretical and practical contributions to the field of Theater Pedagogy in the Early Childhood Education segment, in formal and non-formal education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViganó, Suzana SchmidtSouza, Olivia Silva2024-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-03-28T16:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-27032025-141831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-03-28T16:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
Theatrical Scribbles: analysis of pedagogical processes in theater with early childhood.
title Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
spellingShingle Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
Souza, Olivia Silva
Artist-Educator
Artista-Educador
Early Childhood
Pedagogia das Artes Cênicas
Performing Arts Pedagogy
Primeira Infância
Teatro
Theater
title_short Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
title_full Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
title_fullStr Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
title_full_unstemmed Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
title_sort Garatujas teatrais: análise dos processos pedagógicos em teatro com a primeira infância
author Souza, Olivia Silva
author_facet Souza, Olivia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viganó, Suzana Schmidt
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Olivia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Artist-Educator
Artista-Educador
Early Childhood
Pedagogia das Artes Cênicas
Performing Arts Pedagogy
Primeira Infância
Teatro
Theater
topic Artist-Educator
Artista-Educador
Early Childhood
Pedagogia das Artes Cênicas
Performing Arts Pedagogy
Primeira Infância
Teatro
Theater
description Esta pesquisa refletiu sobre uma abordagem pedagógica em teatro com a primeira infância que se baseou na observação, sob o olhar fenomenológico, dos modos e características próprias da criança pequena de interagir com o mundo. Identificamos, ao longo de nossa experiência, que alguns gestos, comportamentos e formas de agir da criança pequena se afinam com os fundamentos da linguagem teatral contemporânea, a dizer: a teatralidade, a performatividade e o hibridismo artístico contidos no faz de conta, nas garatujas e em sua relação cotidiana com o corpo, a voz, o espaço e com o outro. Estas características denominamos nesta pesquisa de Garatujas Teatrais. Realizamos a pesquisa através da observação das práticas pedagógicas em teatro de professores e artistas-educadores para/com a primeira infância e com proposições experimentadas junto às crianças pela própria pesquisadora, no contexto de um Ateliê Artístico. O estudo foi realizado na rede municipal de São Paulo, na EMEI-CEU Butantã e em programas públicos de formação artística da cidade como a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância - SMC/SME/SP). Com isso objetivamos trazer contribuições teóricas e práticas para o campo da Pedagogia Teatral no segmento da Educação Infantil, no ensino formal e não-formal.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27162/tde-27032025-141831/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1831214815144574976