Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Miranda, Antonio Carlos de Mattos lattes
Orientador(a): Saavedra Filho, Nestor Cortez lattes
Banca de defesa: Fortes, Jose Augusto Abreu Sa lattes, Silva, Maclovia Corrêa da lattes, Saavedra Filho, Nestor Cortez lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31390
Resumo: Este trabalho apresenta os condicionantes da escolha da bicicleta como modo de transporte para viagens urbanas. Ao mesmo tempo, apresenta ações desenvolvidas em cidades da Europa, dos EUA e da América Latina, em especial do Brasil, capazes de estimular o uso das duas rodas leves. Os governantes dos países do terceiro mundo têm destinado muitos recursos para o automóvel, sob a égide de ser preciso atender o fluxo das vias urbanas e evitar congestionamentos de trânsito. Com esta prática, deixam em plano inferior os modos ativos, nos quais se incluem os pedestres, as bicicletas, os skates e outros modos de deslocamento por propulsão humana. Em alguns casos alegam dificuldades topográficas, clima e distância dos locais de trabalho das populações a optar por esses modos de transporte. Este documento analisa as barreiras e condicionantes ao uso da bicicleta, assim como relaciona estes fatores a escolha modal e à dependência da ausência da infraestrutura cicloviária. Após análises do ponto de vista dos preconceitos de governantes, apresenta possibilidades de vencer as barreiras: artificiais, naturais, sociais, políticas e urbanísticas. E por fim, tece as “armas” disponíveis aos ciclistas, em especial as bicicletadas (critical mass), como forma de reivindicar mais espaços e melhores condições ao deslocamento do seu modo de transporte preferencial: a bicicleta.
id UTFPR-12_0efe9e24ec839ff38e8524f5d74cc1fe
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31390
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-05-12T21:19:26Z2023-05-12T21:19:26Z2022-11-25MIRANDA, Antonio Carlos de Mattos. Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31390Este trabalho apresenta os condicionantes da escolha da bicicleta como modo de transporte para viagens urbanas. Ao mesmo tempo, apresenta ações desenvolvidas em cidades da Europa, dos EUA e da América Latina, em especial do Brasil, capazes de estimular o uso das duas rodas leves. Os governantes dos países do terceiro mundo têm destinado muitos recursos para o automóvel, sob a égide de ser preciso atender o fluxo das vias urbanas e evitar congestionamentos de trânsito. Com esta prática, deixam em plano inferior os modos ativos, nos quais se incluem os pedestres, as bicicletas, os skates e outros modos de deslocamento por propulsão humana. Em alguns casos alegam dificuldades topográficas, clima e distância dos locais de trabalho das populações a optar por esses modos de transporte. Este documento analisa as barreiras e condicionantes ao uso da bicicleta, assim como relaciona estes fatores a escolha modal e à dependência da ausência da infraestrutura cicloviária. Após análises do ponto de vista dos preconceitos de governantes, apresenta possibilidades de vencer as barreiras: artificiais, naturais, sociais, políticas e urbanísticas. E por fim, tece as “armas” disponíveis aos ciclistas, em especial as bicicletadas (critical mass), como forma de reivindicar mais espaços e melhores condições ao deslocamento do seu modo de transporte preferencial: a bicicleta.This work presents the constraints of the choice of bicycle as a mode of transport for urban travel. At the same time, it presents actions developed in cities in Europe, the USA and Latin America, especially Brazil, capable of stimulating the use of two light wheels. The rulers of third world countries have allocated many resources for the automobile, under the aegis of being necessary to meet the flow of urban roads and avoid traffic jams. With this practice, they leave in the lower plane the active modes, which include pedestrians, bicycles, skateboards, skates and other modes of displacement by human propulsion. Some cases they claim topographical difficulties, climate, and distance from the workplaces of the populations to opt for these modes of transport. This document analyzes the barriers and conditions to bicycle use, as well as relating these factors to modal choice and dependence on the absence of cycling infrastructure. After some analyses from the point of view of the prejudices of rulers, it presents some possibilities of overcoming the barriers: artificial, natural, social, political and urban. Finally, it weaves the “weapons” available to cyclists, especially bicycles (critical mass), as a way to claim more spaces and better conditions when moving their preferred mode of transport: the bicycle.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASSociais e HumanidadesBicicletasCicloviasPolítica públicaPolítica de transporte urbanoTráfego urbanoTrânsito - FluxoEngenharia de tráfegoQualidade ambientalBicyclesBicycle trailsPublic policyUrban transportation policyCity trafficTraffic flowTraffic engineeringEnvironmental qualityCondicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidadesConditioning factors for choosing the bicycle as a modal transportation in urban areas: challenges and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaSaavedra Filho, Nestor Cortezhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986http://lattes.cnpq.br/1046967561370777Fortes, Jose Augusto Abreu Sahttps://orcid.org/0000-0002-4692-2890http://lattes.cnpq.br/5262867250109425Silva, Maclovia Corrêa dahttps://orcid.org/0000-0003-4506-1985http://lattes.cnpq.br/4788942963485328Saavedra Filho, Nestor Cortezhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986http://lattes.cnpq.br/1046967561370777http://lattes.cnpq.br/6755991389741224Miranda, Antonio Carlos de Mattosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81025http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/2/license_rdf84a900c9dd4b2a10095a94649e1ce116MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALcondicionantesbibicletamodaltransporte.pdfapplication/pdf11997959http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/1/condicionantesbibicletamodaltransporte.pdf5f98641d36af288b5641c471a2045ec4MD51TEXTcondicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.txtcondicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.txtExtracted texttext/plain273039http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/4/condicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.txtc7770d00806381954feb47a554bfca07MD54THUMBNAILcondicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.jpgcondicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/5/condicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.jpga23774c40d87edf68de1e91b7f2ff64aMD551/313902023-05-13 03:07:52.76oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-13T06:07:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Conditioning factors for choosing the bicycle as a modal transportation in urban areas: challenges and possibilities
title Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
spellingShingle Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
Miranda, Antonio Carlos de Mattos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Bicicletas
Ciclovias
Política pública
Política de transporte urbano
Tráfego urbano
Trânsito - Fluxo
Engenharia de tráfego
Qualidade ambiental
Bicycles
Bicycle trails
Public policy
Urban transportation policy
City traffic
Traffic flow
Traffic engineering
Environmental quality
Sociais e Humanidades
title_short Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
title_full Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
title_fullStr Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
title_sort Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades
author Miranda, Antonio Carlos de Mattos
author_facet Miranda, Antonio Carlos de Mattos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saavedra Filho, Nestor Cortez
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4139-8986
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1046967561370777
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fortes, Jose Augusto Abreu Sa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4692-2890
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5262867250109425
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Maclovia Corrêa da
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4506-1985
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4788942963485328
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Saavedra Filho, Nestor Cortez
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4139-8986
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1046967561370777
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6755991389741224
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Antonio Carlos de Mattos
contributor_str_mv Saavedra Filho, Nestor Cortez
Fortes, Jose Augusto Abreu Sa
Silva, Maclovia Corrêa da
Saavedra Filho, Nestor Cortez
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Bicicletas
Ciclovias
Política pública
Política de transporte urbano
Tráfego urbano
Trânsito - Fluxo
Engenharia de tráfego
Qualidade ambiental
Bicycles
Bicycle trails
Public policy
Urban transportation policy
City traffic
Traffic flow
Traffic engineering
Environmental quality
Sociais e Humanidades
dc.subject.por.fl_str_mv Bicicletas
Ciclovias
Política pública
Política de transporte urbano
Tráfego urbano
Trânsito - Fluxo
Engenharia de tráfego
Qualidade ambiental
Bicycles
Bicycle trails
Public policy
Urban transportation policy
City traffic
Traffic flow
Traffic engineering
Environmental quality
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Sociais e Humanidades
description Este trabalho apresenta os condicionantes da escolha da bicicleta como modo de transporte para viagens urbanas. Ao mesmo tempo, apresenta ações desenvolvidas em cidades da Europa, dos EUA e da América Latina, em especial do Brasil, capazes de estimular o uso das duas rodas leves. Os governantes dos países do terceiro mundo têm destinado muitos recursos para o automóvel, sob a égide de ser preciso atender o fluxo das vias urbanas e evitar congestionamentos de trânsito. Com esta prática, deixam em plano inferior os modos ativos, nos quais se incluem os pedestres, as bicicletas, os skates e outros modos de deslocamento por propulsão humana. Em alguns casos alegam dificuldades topográficas, clima e distância dos locais de trabalho das populações a optar por esses modos de transporte. Este documento analisa as barreiras e condicionantes ao uso da bicicleta, assim como relaciona estes fatores a escolha modal e à dependência da ausência da infraestrutura cicloviária. Após análises do ponto de vista dos preconceitos de governantes, apresenta possibilidades de vencer as barreiras: artificiais, naturais, sociais, políticas e urbanísticas. E por fim, tece as “armas” disponíveis aos ciclistas, em especial as bicicletadas (critical mass), como forma de reivindicar mais espaços e melhores condições ao deslocamento do seu modo de transporte preferencial: a bicicleta.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-12T21:19:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-12T21:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Antonio Carlos de Mattos. Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31390
identifier_str_mv MIRANDA, Antonio Carlos de Mattos. Condicionantes da escolha da bicicleta como modal de transporte nos deslocamentos em áreas urbanas: desafios e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/1/condicionantesbibicletamodaltransporte.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/4/condicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31390/5/condicionantesbibicletamodaltransporte.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 84a900c9dd4b2a10095a94649e1ce116
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
5f98641d36af288b5641c471a2045ec4
c7770d00806381954feb47a554bfca07
a23774c40d87edf68de1e91b7f2ff64a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044305882251264