O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Cerqueira Netto, Fernando Paulino de lattes
Orientador(a): Gonçalez, Mirian Maria Andrade lattes
Banca de defesa: Justulin, Andresa Maria lattes, Gonzales, Kátia Guerchi lattes, Gonçalez, Mirian Maria Andrade lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024
Resumo: Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático
id UTFPR-12_0f6808e309dbb33059ca88e3084ff5ea
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29024
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-07-06T21:17:49Z2022-07-06T21:17:49Z2022-03-30CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didáticoEste trabalho tem por objetivo elaborar uma análise dos livros didáticos de matemática do sexto e nono ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Matemática. A metodologia utilizada para essa análise foi o Referencial Teórico-Metodológico da Hermenêutica de Profundidade, onde consideramos o livro como sendo uma forma simbólica e, portanto, passível de interpretação. Para parametrizar a análise que pretendíamos, entrevistamos três professoras de Matemática da rede pública que ministram aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleção escolhida para a análise foi a Araribá Mais Matemática por ter sido a obra citada pelas professoras durante as entrevistas. Para delinear a nossa análise, tomamos como base alguns elementos apresentados nas entrevistas como tamanho da fonte do livro, apresentação das imagens, figuras, tabelas e quadros, cores, apresentação dos conteúdos, a linguagem Matemática utilizada, exercícios propostos, entre outros elementos. Com a análise do livro desenvolvemos um Produto Educacional na forma de um conjunto de orientações que possibilite ao professor sugestões para a escolha de um livro didático. A análise dos exemplares da coleção Araribá Mais Matemática mostrou que a obra corresponde os tópicos destacados pelas professoras como uma apresentação de conteúdos adequada ao ano que se destina e elementos visuais como figuras, gráficos e tabelas, além de atender e exemplificar todos os requisitos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).The present work longs for to elaborate an analysis of Mathematics schoolbooks for the sixth and ninth grades of Elementary School, from the Araribá Mais Matematica collection. The methodology used for the analysis was the Theoretical-Methodological Framework of Depth Hermeneutics, where we consider the book as a symbolic form and, therefore, capable of interpretation. To parameterize the analysis intended, we interviewed three Mathematics teachers from the public network who teach Mathematics in the final years of Elementary School. The collection chosen for the analysis was Araribá Mais Matemática, for being a work cited by the teachers during the interviews. To outline our analysis, we will take as a basis some elements presented in the interviews such as the font size of the book, presentation of images, figures, tables and charts, colors, presentation of contents, the mathematical language used, proposed exercises, so as well other elements.With the analysis of the book, we developed an Educational Product in the form of a set of guidelines that allow the teacher to make suggestions for choosing a textbook. The analysis of the books of the Araribá Mais Matematica collection showed that it corresponds to the topics highlighted by the teachers as a presentation of content suitable for the intended year and visual elements such as figures, graphs and table and meets and exemplifies all the requirements proposed in the Common National Base. Curriculum (BNCC).porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoLivros didáticosHermenêuticaMatemática (Ensino fundamental)TextbooksHermeneuticsMathematics (Fundamental education)O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análiseThe process of choosing textbooks by mathematics teachers: a movement of listening and analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaGonçalez, Mirian Maria Andradehttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320http://lattes.cnpq.br/1268942033771382Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/ 0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Gonzales, Kátia Guerchihttps://orcid.org/ 0000-0003-2827-2545http://lattes.cnpq.br/8986329938280153Gonçalez, Mirian Maria Andradehttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320http://lattes.cnpq.br/1268942033771382https://orcid.org/0000-0002-3465-4198http://lattes.cnpq.br/3853776267622761Cerqueira Netto, Fernando Paulino dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALescolhalivrosdidaticos.pdfapplication/pdf2958813http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/1/escolhalivrosdidaticos.pdfadae377b46634cd534161a790126a196MD51escolhalivrosdidaticos_produto.pdfapplication/pdf825430http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/2/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf2d423530f93176e57f48a16659a89a60MD52TEXTescolhalivrosdidaticos.pdf.txtescolhalivrosdidaticos.pdf.txtExtracted texttext/plain293830http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/3/escolhalivrosdidaticos.pdf.txt0f16d9918080023d200f2bda75a55832MD53escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txtescolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain25298http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/5/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txt6bdd8207d05d7930046a61a042246c49MD55THUMBNAILescolhalivrosdidaticos.pdf.jpgescolhalivrosdidaticos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1422http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/4/escolhalivrosdidaticos.pdf.jpg69f42d1659d0a866428ed428193ba9ffMD54escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpgescolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1764http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/6/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpg972b68cf78beed2d70fc2f8e6c3d318dMD561/290242022-07-07 03:06:16.708oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-07-07T06:06:16Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The process of choosing textbooks by mathematics teachers: a movement of listening and analysis
title O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
spellingShingle O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
Cerqueira Netto, Fernando Paulino de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Livros didáticos
Hermenêutica
Matemática (Ensino fundamental)
Textbooks
Hermeneutics
Mathematics (Fundamental education)
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
title_full O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
title_fullStr O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
title_full_unstemmed O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
title_sort O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
author Cerqueira Netto, Fernando Paulino de
author_facet Cerqueira Netto, Fernando Paulino de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5004-6320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1268942033771382
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0003-4107-8464
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8269689492704497
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gonzales, Kátia Guerchi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0003-2827-2545
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8986329938280153
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5004-6320
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1268942033771382
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3465-4198
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3853776267622761
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira Netto, Fernando Paulino de
contributor_str_mv Gonçalez, Mirian Maria Andrade
Justulin, Andresa Maria
Gonzales, Kátia Guerchi
Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Livros didáticos
Hermenêutica
Matemática (Ensino fundamental)
Textbooks
Hermeneutics
Mathematics (Fundamental education)
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Hermenêutica
Matemática (Ensino fundamental)
Textbooks
Hermeneutics
Mathematics (Fundamental education)
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-06T21:17:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-06T21:17:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024
identifier_str_mv CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/1/escolhalivrosdidaticos.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/2/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/3/escolhalivrosdidaticos.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/5/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/4/escolhalivrosdidaticos.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/6/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv adae377b46634cd534161a790126a196
2d423530f93176e57f48a16659a89a60
0f16d9918080023d200f2bda75a55832
6bdd8207d05d7930046a61a042246c49
69f42d1659d0a866428ed428193ba9ff
972b68cf78beed2d70fc2f8e6c3d318d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044317775200256