O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024 |
Resumo: | Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático |
id |
UTFPR-12_0f6808e309dbb33059ca88e3084ff5ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29024 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-06T21:17:49Z2022-07-06T21:17:49Z2022-03-30CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didáticoEste trabalho tem por objetivo elaborar uma análise dos livros didáticos de matemática do sexto e nono ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Matemática. A metodologia utilizada para essa análise foi o Referencial Teórico-Metodológico da Hermenêutica de Profundidade, onde consideramos o livro como sendo uma forma simbólica e, portanto, passível de interpretação. Para parametrizar a análise que pretendíamos, entrevistamos três professoras de Matemática da rede pública que ministram aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleção escolhida para a análise foi a Araribá Mais Matemática por ter sido a obra citada pelas professoras durante as entrevistas. Para delinear a nossa análise, tomamos como base alguns elementos apresentados nas entrevistas como tamanho da fonte do livro, apresentação das imagens, figuras, tabelas e quadros, cores, apresentação dos conteúdos, a linguagem Matemática utilizada, exercícios propostos, entre outros elementos. Com a análise do livro desenvolvemos um Produto Educacional na forma de um conjunto de orientações que possibilite ao professor sugestões para a escolha de um livro didático. A análise dos exemplares da coleção Araribá Mais Matemática mostrou que a obra corresponde os tópicos destacados pelas professoras como uma apresentação de conteúdos adequada ao ano que se destina e elementos visuais como figuras, gráficos e tabelas, além de atender e exemplificar todos os requisitos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).The present work longs for to elaborate an analysis of Mathematics schoolbooks for the sixth and ninth grades of Elementary School, from the Araribá Mais Matematica collection. The methodology used for the analysis was the Theoretical-Methodological Framework of Depth Hermeneutics, where we consider the book as a symbolic form and, therefore, capable of interpretation. To parameterize the analysis intended, we interviewed three Mathematics teachers from the public network who teach Mathematics in the final years of Elementary School. The collection chosen for the analysis was Araribá Mais Matemática, for being a work cited by the teachers during the interviews. To outline our analysis, we will take as a basis some elements presented in the interviews such as the font size of the book, presentation of images, figures, tables and charts, colors, presentation of contents, the mathematical language used, proposed exercises, so as well other elements.With the analysis of the book, we developed an Educational Product in the form of a set of guidelines that allow the teacher to make suggestions for choosing a textbook. The analysis of the books of the Araribá Mais Matematica collection showed that it corresponds to the topics highlighted by the teachers as a presentation of content suitable for the intended year and visual elements such as figures, graphs and table and meets and exemplifies all the requirements proposed in the Common National Base. Curriculum (BNCC).porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoLivros didáticosHermenêuticaMatemática (Ensino fundamental)TextbooksHermeneuticsMathematics (Fundamental education)O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análiseThe process of choosing textbooks by mathematics teachers: a movement of listening and analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaGonçalez, Mirian Maria Andradehttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320http://lattes.cnpq.br/1268942033771382Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/ 0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Gonzales, Kátia Guerchihttps://orcid.org/ 0000-0003-2827-2545http://lattes.cnpq.br/8986329938280153Gonçalez, Mirian Maria Andradehttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320http://lattes.cnpq.br/1268942033771382https://orcid.org/0000-0002-3465-4198http://lattes.cnpq.br/3853776267622761Cerqueira Netto, Fernando Paulino dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALescolhalivrosdidaticos.pdfapplication/pdf2958813http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/1/escolhalivrosdidaticos.pdfadae377b46634cd534161a790126a196MD51escolhalivrosdidaticos_produto.pdfapplication/pdf825430http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/2/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf2d423530f93176e57f48a16659a89a60MD52TEXTescolhalivrosdidaticos.pdf.txtescolhalivrosdidaticos.pdf.txtExtracted texttext/plain293830http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/3/escolhalivrosdidaticos.pdf.txt0f16d9918080023d200f2bda75a55832MD53escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txtescolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain25298http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/5/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txt6bdd8207d05d7930046a61a042246c49MD55THUMBNAILescolhalivrosdidaticos.pdf.jpgescolhalivrosdidaticos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1422http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/4/escolhalivrosdidaticos.pdf.jpg69f42d1659d0a866428ed428193ba9ffMD54escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpgescolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1764http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/6/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpg972b68cf78beed2d70fc2f8e6c3d318dMD561/290242022-07-07 03:06:16.708oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-07-07T06:06:16Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The process of choosing textbooks by mathematics teachers: a movement of listening and analysis |
title |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
spellingShingle |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise Cerqueira Netto, Fernando Paulino de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Livros didáticos Hermenêutica Matemática (Ensino fundamental) Textbooks Hermeneutics Mathematics (Fundamental education) Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_full |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_fullStr |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_full_unstemmed |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_sort |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
author |
Cerqueira Netto, Fernando Paulino de |
author_facet |
Cerqueira Netto, Fernando Paulino de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalez, Mirian Maria Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5004-6320 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1268942033771382 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gonzales, Kátia Guerchi |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0003-2827-2545 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8986329938280153 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Gonçalez, Mirian Maria Andrade |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5004-6320 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1268942033771382 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3465-4198 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3853776267622761 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira Netto, Fernando Paulino de |
contributor_str_mv |
Gonçalez, Mirian Maria Andrade Justulin, Andresa Maria Gonzales, Kátia Guerchi Gonçalez, Mirian Maria Andrade |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Livros didáticos Hermenêutica Matemática (Ensino fundamental) Textbooks Hermeneutics Mathematics (Fundamental education) Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Hermenêutica Matemática (Ensino fundamental) Textbooks Hermeneutics Mathematics (Fundamental education) |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-06T21:17:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-06T21:17:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024 |
identifier_str_mv |
CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/1/escolhalivrosdidaticos.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/2/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/3/escolhalivrosdidaticos.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/5/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/4/escolhalivrosdidaticos.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29024/6/escolhalivrosdidaticos_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
adae377b46634cd534161a790126a196 2d423530f93176e57f48a16659a89a60 0f16d9918080023d200f2bda75a55832 6bdd8207d05d7930046a61a042246c49 69f42d1659d0a866428ed428193ba9ff 972b68cf78beed2d70fc2f8e6c3d318d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044317775200256 |