Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Carneiro, Fernando Antunes lattes
Orientador(a): Lopes, Juliano de Pelegrini lattes
Banca de defesa: Barriquello, Carlos Henrique lattes, Torrico, Cesar Rafael Claure lattes, Lopes, Juliano de Pelegrini lattes, Oliveira, Ricardo Vasques de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24721
Resumo: Este trabalho contempla a etapa inicial de um pré-diagnóstico energético, o qual consiste na análise remota do consumo de energia elétrica de escolas públicas,estabelecendo indicadores que auxiliam diretamente no processo de escolha de instituições aptas a realizar a implantação de programas de eficiência energética em suas instalações. As prospecções ocorreram por meio eletrônico diretamente com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e com algumas Secretarias Municipais de Ensino. A amostragem foide938 faturas de energia elétrica, emitidas pela concessionária no período de janeiro de 2017 a agosto de 2018, pertencentes à 75 unidades escolares, localizadas em 27 municípios da Região Meio Oeste do Estado. O processo de coleta e tratamento de dados ponderou informações despendidas nas faturas com as características estruturais de cada instituição de ensino, bem como protocolos operacionais e a quantidade de matrículas por classe. Foram determinados indicadores de eficiência energética, fundamentados na relação de consumo em kWh pela quantidade de alunos, quantidade de professores e por área útil edificada,incluindo salas de aula, laboratórios de informática, ginásios de esportes e refeitórios. A estrutura do trabalho foi organizada baseando-se no método de Análise Hierárquica de Processos –AHP.A proposta deste trabalho evidenciou quatro clusters que estão classificados de acordo com os níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)dos municípios envolvidos,os respectivos locais de instalação no perímetro urbano ou área rural,a especificação em concordância com as três etapas da Lei de Diretrizes e Bases para Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e os turnos correspondentes de aula (matutino, vespertino e noturno), bem como suas diferentes combinações. Este procedimento mensurou termos ausentes explanando os resultados em gráficos e tabelas. Com este processo foi possível determinar as médias de consumo de energia destas unidades escolares adequando conforme similaridades, assim como classificar instituições que necessitam de ações de eficiência energética prioritariamente. Alguns resultados obtidos demonstraram que a escola menos eficiente energeticamente da região, segundo os indicadores propostos, encontra-se no município com o IDH mais elevado.
id UTFPR-12_25d0df88ebbe391b07996192667888bf
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24721
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-04-12T11:56:43Z2021-04-12T11:56:43Z2020-12-10CARNEIRO, Fernando Antunes. Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24721Este trabalho contempla a etapa inicial de um pré-diagnóstico energético, o qual consiste na análise remota do consumo de energia elétrica de escolas públicas,estabelecendo indicadores que auxiliam diretamente no processo de escolha de instituições aptas a realizar a implantação de programas de eficiência energética em suas instalações. As prospecções ocorreram por meio eletrônico diretamente com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e com algumas Secretarias Municipais de Ensino. A amostragem foide938 faturas de energia elétrica, emitidas pela concessionária no período de janeiro de 2017 a agosto de 2018, pertencentes à 75 unidades escolares, localizadas em 27 municípios da Região Meio Oeste do Estado. O processo de coleta e tratamento de dados ponderou informações despendidas nas faturas com as características estruturais de cada instituição de ensino, bem como protocolos operacionais e a quantidade de matrículas por classe. Foram determinados indicadores de eficiência energética, fundamentados na relação de consumo em kWh pela quantidade de alunos, quantidade de professores e por área útil edificada,incluindo salas de aula, laboratórios de informática, ginásios de esportes e refeitórios. A estrutura do trabalho foi organizada baseando-se no método de Análise Hierárquica de Processos –AHP.A proposta deste trabalho evidenciou quatro clusters que estão classificados de acordo com os níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)dos municípios envolvidos,os respectivos locais de instalação no perímetro urbano ou área rural,a especificação em concordância com as três etapas da Lei de Diretrizes e Bases para Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e os turnos correspondentes de aula (matutino, vespertino e noturno), bem como suas diferentes combinações. Este procedimento mensurou termos ausentes explanando os resultados em gráficos e tabelas. Com este processo foi possível determinar as médias de consumo de energia destas unidades escolares adequando conforme similaridades, assim como classificar instituições que necessitam de ações de eficiência energética prioritariamente. Alguns resultados obtidos demonstraram que a escola menos eficiente energeticamente da região, segundo os indicadores propostos, encontra-se no município com o IDH mais elevado.This paper includes the initial stage of an energy pre diagnosis, which consists in the remote analysis of the consumption of electricity of public schools establishing indicators that directly assist in the process of choosing institutions able to carry out the implementation of energy efficiency programs in their facilities. The prospection took place electronically directly with the Department of Education of the State of Santa Catarina and with some Municipal Departments of Education. The sampling was 938 electricity bills, issued by the concessionaire from January 2017 to August 2018, belonging to 75 school units, located in 27 municipalities in the Midwest region of the State. The data collection and processing process used information presents on electricity bills with the structural characteristics of each educational institution, as well as operational protocols and the number of enrolments per class. Energy Efficiency Indicators were determined, based on the consumption ratio in kWh by the number of students, number of teachers and by built useful area, considering classrooms, computer labs, sports gymnasiums and cafeterias. The structure of the work was organized according to the Hierarchical Process Analysis method -AHP. The proposal of this work showed four clusters organized, such as the levels of human development index (HDI) of the municipalities involved, the respective places of installation in the urban perimeter or rural area, and the specification according to the three stages of the Law of Guidelines and Bases for Basic Education (early childhood education, elementary and high school) and the corresponding shifts of class (morning, evening and night) as well as their different combinations. This procedure measured missing terms by explaining the results in charts and tables. With this process it was possible to determine the average energy consumption of these school units according to similarities, as well as classify institutions that need energy efficiency actions as a priority. Some results showed that the least energy-efficient school in the region, according to the proposed indicators, is in the municipality with the highest HDI.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEngenharia/Tecnologia/GestãoEscolas públicasEnergia elétrica - ConsumoEnergia elétrica - IndicadoresCluster (Sistema de computador)Public schoolsElectric power consumptionElectric power - DirectoriesClusterAnálise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clustersSystemic analysis of energy efficiency indicators using AHP method in public schools classified by clustersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoLopes, Juliano de Pelegrinihttps://orcid.org/0000-0002-4346-1021http://lattes.cnpq.br/6067809162522750Lafay, Jean Marc Stephanehttps://orcid.org/0000-0001-8911-6891http://lattes.cnpq.br/3161422723738649Barriquello, Carlos Henriquehttps://orcid.org/0000-0003-4454-6809http://lattes.cnpq.br/4127396473202565Torrico, Cesar Rafael Claurehttps://orcid.org/0000-0003-2253-7354http://lattes.cnpq.br/2592799393618205Lopes, Juliano de Pelegrinihttps://orcid.org/0000-0002-4346-1021http://lattes.cnpq.br/6067809162522750Oliveira, Ricardo Vasques dehttp://lattes.cnpq.br/7510520963824716https://orcid.org/0000-0003-2681-4072http://lattes.cnpq.br/1818125394384135Carneiro, Fernando Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALeficienciaenergeticaescolaspublicas.pdfapplication/pdf8563498http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24721/1/eficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf75c028b11431e0d5d9cb5d4a0b96579dMD51TEXTeficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.txteficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.txtExtracted texttext/plain232822http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24721/2/eficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.txt70353684cc86d980f6d2880cf15193c8MD52THUMBNAILeficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.jpgeficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24721/3/eficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.jpgd0e88bf2ce4c146d0a241fd5683e463fMD531/247212021-04-13 03:11:26.831oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24721Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-04-13T06:11:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Systemic analysis of energy efficiency indicators using AHP method in public schools classified by clusters
title Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
spellingShingle Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
Carneiro, Fernando Antunes
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Escolas públicas
Energia elétrica - Consumo
Energia elétrica - Indicadores
Cluster (Sistema de computador)
Public schools
Electric power consumption
Electric power - Directories
Cluster
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
title_full Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
title_fullStr Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
title_full_unstemmed Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
title_sort Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters
author Carneiro, Fernando Antunes
author_facet Carneiro, Fernando Antunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Juliano de Pelegrini
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4346-1021
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6067809162522750
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lafay, Jean Marc Stephane
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8911-6891
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3161422723738649
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barriquello, Carlos Henrique
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4454-6809
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4127396473202565
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Torrico, Cesar Rafael Claure
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2253-7354
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2592799393618205
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lopes, Juliano de Pelegrini
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4346-1021
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6067809162522750
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Vasques de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7510520963824716
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2681-4072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1818125394384135
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Fernando Antunes
contributor_str_mv Lopes, Juliano de Pelegrini
Lafay, Jean Marc Stephane
Barriquello, Carlos Henrique
Torrico, Cesar Rafael Claure
Lopes, Juliano de Pelegrini
Oliveira, Ricardo Vasques de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Escolas públicas
Energia elétrica - Consumo
Energia elétrica - Indicadores
Cluster (Sistema de computador)
Public schools
Electric power consumption
Electric power - Directories
Cluster
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas
Energia elétrica - Consumo
Energia elétrica - Indicadores
Cluster (Sistema de computador)
Public schools
Electric power consumption
Electric power - Directories
Cluster
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Este trabalho contempla a etapa inicial de um pré-diagnóstico energético, o qual consiste na análise remota do consumo de energia elétrica de escolas públicas,estabelecendo indicadores que auxiliam diretamente no processo de escolha de instituições aptas a realizar a implantação de programas de eficiência energética em suas instalações. As prospecções ocorreram por meio eletrônico diretamente com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e com algumas Secretarias Municipais de Ensino. A amostragem foide938 faturas de energia elétrica, emitidas pela concessionária no período de janeiro de 2017 a agosto de 2018, pertencentes à 75 unidades escolares, localizadas em 27 municípios da Região Meio Oeste do Estado. O processo de coleta e tratamento de dados ponderou informações despendidas nas faturas com as características estruturais de cada instituição de ensino, bem como protocolos operacionais e a quantidade de matrículas por classe. Foram determinados indicadores de eficiência energética, fundamentados na relação de consumo em kWh pela quantidade de alunos, quantidade de professores e por área útil edificada,incluindo salas de aula, laboratórios de informática, ginásios de esportes e refeitórios. A estrutura do trabalho foi organizada baseando-se no método de Análise Hierárquica de Processos –AHP.A proposta deste trabalho evidenciou quatro clusters que estão classificados de acordo com os níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)dos municípios envolvidos,os respectivos locais de instalação no perímetro urbano ou área rural,a especificação em concordância com as três etapas da Lei de Diretrizes e Bases para Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e os turnos correspondentes de aula (matutino, vespertino e noturno), bem como suas diferentes combinações. Este procedimento mensurou termos ausentes explanando os resultados em gráficos e tabelas. Com este processo foi possível determinar as médias de consumo de energia destas unidades escolares adequando conforme similaridades, assim como classificar instituições que necessitam de ações de eficiência energética prioritariamente. Alguns resultados obtidos demonstraram que a escola menos eficiente energeticamente da região, segundo os indicadores propostos, encontra-se no município com o IDH mais elevado.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-12T11:56:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-12T11:56:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARNEIRO, Fernando Antunes. Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24721
identifier_str_mv CARNEIRO, Fernando Antunes. Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24721/1/eficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24721/2/eficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24721/3/eficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75c028b11431e0d5d9cb5d4a0b96579d
70353684cc86d980f6d2880cf15193c8
d0e88bf2ce4c146d0a241fd5683e463f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044322377400320