Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Mânica, Ricardo
Orientador(a): Braghini Junior, Aldo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/580
Resumo: Com a abertura de mercado nos anos 90, o Brasil precisou enfrentar um período de adaptação. Afinal seus parques industriais estavam obsoletos e sua produtividade baixa, se comparada com países desenvolvidos da Europa e América do Norte. As empresas nacionais não possuíam estrutura para competir com os produtos importados, de melhor qualidade e preço competitivo. Como consequência desta abertura muitas empresas foram compradas, outras formaram joint venture, ocorreram fusões entre as empresas e além da entrada de capital estrangeiro no país. As micro e pequenas empresas (MPEs) não participaram deste processo, no entanto, precisam competir neste cenário. Desta forma as MPEs precisaram procurar soluções para manterem-se competitivas no mercado. Com base neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia para melhoria de serviços em MPEs de gestão familiar com o auxílio de modelos de referência de produtos e processos. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso em uma micro empresa de gestão familiar, do segmento de energia elétrica que comercializa e realiza manutenção de grupos geradores de eletricidade. Para o desenvolvimento da metodologia proposta utilizou-se os modelos de referência de Cheng e Melo Filho, de Rozenfeld et al. e de Baxter. Com a aplicação da metodologia proposta identificou-se as necessidades dos clientes, os equipamentos com resultado satisfatório e as melhores condições de fornecimento do serviço. Foram identificados os grupos geradores com desempenho favorável para a utilização em horário de ponta, e emergências. Foi desenvolvida uma ferramenta por meio do Access para auxiliar na análise dos dados dos equipamentos e serviços.
id UTFPR-12_25d32f8c873da68c73c4d972a7616bc9
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/580
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2013-09-12T15:50:19Z2013-09-12T15:50:19Z2012-11-29MÂNICA, Ricardo. Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/580Com a abertura de mercado nos anos 90, o Brasil precisou enfrentar um período de adaptação. Afinal seus parques industriais estavam obsoletos e sua produtividade baixa, se comparada com países desenvolvidos da Europa e América do Norte. As empresas nacionais não possuíam estrutura para competir com os produtos importados, de melhor qualidade e preço competitivo. Como consequência desta abertura muitas empresas foram compradas, outras formaram joint venture, ocorreram fusões entre as empresas e além da entrada de capital estrangeiro no país. As micro e pequenas empresas (MPEs) não participaram deste processo, no entanto, precisam competir neste cenário. Desta forma as MPEs precisaram procurar soluções para manterem-se competitivas no mercado. Com base neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia para melhoria de serviços em MPEs de gestão familiar com o auxílio de modelos de referência de produtos e processos. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso em uma micro empresa de gestão familiar, do segmento de energia elétrica que comercializa e realiza manutenção de grupos geradores de eletricidade. Para o desenvolvimento da metodologia proposta utilizou-se os modelos de referência de Cheng e Melo Filho, de Rozenfeld et al. e de Baxter. Com a aplicação da metodologia proposta identificou-se as necessidades dos clientes, os equipamentos com resultado satisfatório e as melhores condições de fornecimento do serviço. Foram identificados os grupos geradores com desempenho favorável para a utilização em horário de ponta, e emergências. Foi desenvolvida uma ferramenta por meio do Access para auxiliar na análise dos dados dos equipamentos e serviços.In the 90’s, Brazil opened your market to foreign products and services, for this, It needed an adjustment period, After all, yours industrial parks were obsolete and their productivity is low, if as compared with developed countries in Europe and North America. The companies in Brazil not had structure to compete with imported products that had better quality and competitive price. From this act, many companies in Brazil were bought; others were formed joint venture, fusion occurred between companies and inflows of foreign capital in the country. Micro and small companies (SMC) did not participate in this process; however, need to compete in this scenario. For that, SMC needed to find solutions to remain competitive in the market. On this context basis, this research aims to propose a methodology to improve services in MSC family managed with the assistance of reference models of product and process. Therefore, the methodology used was an exploratory applied research, with qualitative approach through a case study of family’s management micro and small company that sells and does maintenance on generator groups of energy segment. To the development of the methodology used the reference models of Cheng and Melo Filho, Rozenfeld et al., and Baxter. With the application of the methodology was identified what the customer needs, the equipments with satisfactory results and the best conditions of service. Were identified generator group with good performance to peak hour and emergency situations, was development a tool in Access to assist in equipment e service data analysis.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPequenas e médias empresasConcorrênciaEmpresas familiares - AdministraçãoEletricidadeSmall businessCompetitionFamily corporations - ManagementElectricityProposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaMestradoBraghini Junior, AldoMânica, Ricardoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPG_PPGEP_M_Manica, Ricardo_2012.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Manica, Ricardo_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1344http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/4/PG_PPGEP_M_Manica%2c%20Ricardo_2012.pdf.jpg8a540dd3a6ce0c3eb8eed6ca2121f673MD54ORIGINALPG_PPGEP_M_Manica, Ricardo_2012.pdfPG_PPGEP_M_Manica, Ricardo_2012.pdfapplication/pdf1304446http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/1/PG_PPGEP_M_Manica%2c%20Ricardo_2012.pdf5f12f4f4462b2195e3cf576de0704ab7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81322http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/2/license.txt09b0a3241f22735e6354fb43973fd9adMD52TEXTPG_PPGEP_M_Manica, Ricardo_2012.pdf.txtPG_PPGEP_M_Manica, Ricardo_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain150558http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/3/PG_PPGEP_M_Manica%2c%20Ricardo_2012.pdf.txt23edcd5801b11e3359ab6ce328962110MD531/5802015-03-07 03:10:44.16oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2015-03-07T06:10:44Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
title Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
spellingShingle Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
Mânica, Ricardo
Pequenas e médias empresas
Concorrência
Empresas familiares - Administração
Eletricidade
Small business
Competition
Family corporations - Management
Electricity
title_short Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
title_full Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
title_fullStr Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
title_full_unstemmed Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
title_sort Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar
author Mânica, Ricardo
author_facet Mânica, Ricardo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braghini Junior, Aldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mânica, Ricardo
contributor_str_mv Braghini Junior, Aldo
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Concorrência
Empresas familiares - Administração
Eletricidade
Small business
Competition
Family corporations - Management
Electricity
topic Pequenas e médias empresas
Concorrência
Empresas familiares - Administração
Eletricidade
Small business
Competition
Family corporations - Management
Electricity
description Com a abertura de mercado nos anos 90, o Brasil precisou enfrentar um período de adaptação. Afinal seus parques industriais estavam obsoletos e sua produtividade baixa, se comparada com países desenvolvidos da Europa e América do Norte. As empresas nacionais não possuíam estrutura para competir com os produtos importados, de melhor qualidade e preço competitivo. Como consequência desta abertura muitas empresas foram compradas, outras formaram joint venture, ocorreram fusões entre as empresas e além da entrada de capital estrangeiro no país. As micro e pequenas empresas (MPEs) não participaram deste processo, no entanto, precisam competir neste cenário. Desta forma as MPEs precisaram procurar soluções para manterem-se competitivas no mercado. Com base neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia para melhoria de serviços em MPEs de gestão familiar com o auxílio de modelos de referência de produtos e processos. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso em uma micro empresa de gestão familiar, do segmento de energia elétrica que comercializa e realiza manutenção de grupos geradores de eletricidade. Para o desenvolvimento da metodologia proposta utilizou-se os modelos de referência de Cheng e Melo Filho, de Rozenfeld et al. e de Baxter. Com a aplicação da metodologia proposta identificou-se as necessidades dos clientes, os equipamentos com resultado satisfatório e as melhores condições de fornecimento do serviço. Foram identificados os grupos geradores com desempenho favorável para a utilização em horário de ponta, e emergências. Foi desenvolvida uma ferramenta por meio do Access para auxiliar na análise dos dados dos equipamentos e serviços.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-12T15:50:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-12T15:50:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MÂNICA, Ricardo. Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/580
identifier_str_mv MÂNICA, Ricardo. Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/4/PG_PPGEP_M_Manica%2c%20Ricardo_2012.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/1/PG_PPGEP_M_Manica%2c%20Ricardo_2012.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/580/3/PG_PPGEP_M_Manica%2c%20Ricardo_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a540dd3a6ce0c3eb8eed6ca2121f673
5f12f4f4462b2195e3cf576de0704ab7
09b0a3241f22735e6354fb43973fd9ad
23edcd5801b11e3359ab6ce328962110
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044365756989440