Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Tafarel, Jaqueline Andreia lattes
Orientador(a): Dalmolin, Fabrício Tronco lattes
Banca de defesa: Dalmolin, Fabrício Tronco lattes, Silva, Leandro Herculano da lattes, Ferrao, Luiz Fernando de Araújo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos.
id UTFPR-12_339d28629d4afb7b8cc9287fab0c653a
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25405
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-06-28T14:03:59Z2021-06-28T14:03:59Z2020-12-17TAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos.This paper presents a proposal for teaching Physics aiming theeducational inclusion of visually impaired students, in order to affect the process of teaching and learning the concept of Light as an electromagnetic wave. For this reason, we consider that the visually-impaired students have the same resources as the other students, since the propagationof the electromagnetic wave is not “visualized”, but its effects are perceived by different senses, not only through the vision. To this end, an educational product was developed with tactile -visual-auditory teaching resources, which can contribute to the learning of all students, visually impaired or visionaries, according to the proposal of multisensory didactics. These resources are indicated in a didactic pedagogical proposal that is presented as a text to support the teacher. This proposal, as it is indicated to be developed, was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Vygotsky's Interactionism. Although it is a pedagogical proposal for the teacher, it should be noted that all didactic resources developed were applied and validated by two visually-impairedstudents from public schools in a southwestern county in the state of Paraná. The validation was positive for all resources, and the students pointed outthat they contribute effectively for learning the intendedphysical concepts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaFísica - ExperiênciasTeoria eletromagnéticaPessoas com deficiência visualPhysics - ExperimentsElectromagnetic theoryPeople with visual disabilitiesLuz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegosLight beyond darkness - a proposal for teaching the wave nature of light to visually impaired studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraDalmolin, Fabrício Troncohttp://orcid.org/0000-0001-9975-5443http://lattes.cnpq.br/6716812005513548Almeida, Shiderlene Vieira dehttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059http://lattes.cnpq.br/6420445044479337Dalmolin, Fabrício Troncohttps://orcid.org/0000-0001-9975-5443http://lattes.cnpq.br/6716812005513548Silva, Leandro Herculano dahttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521http://lattes.cnpq.br/5350749822007916Ferrao, Luiz Fernando de Araújohttps://orcid.org/0000-0003-1294-8707http://lattes.cnpq.br/7246198992739011http://lattes.cnpq.br/3995642068025122Tafarel, Jaqueline Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALensinoluzalunoscegos_produto.pdfapplication/pdf2645380http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/1/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf32c6bece58bf43b63408fdd60a71517fMD51ensinoluzalunoscegos.pdfapplication/pdf6382470http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/2/ensinoluzalunoscegos.pdf139ac462fb1fc307e499c142c7c7b976MD52TEXTensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txtensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain65166http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/3/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txte39961e28002b9969132b9be0a238caaMD53ensinoluzalunoscegos.pdf.txtensinoluzalunoscegos.pdf.txtExtracted texttext/plain232153http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/5/ensinoluzalunoscegos.pdf.txt434535f55c7a5f2cd3ce5cda3178afafMD55THUMBNAILensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpgensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/4/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpg71957a5faf9073305cae6a202fb50523MD54ensinoluzalunoscegos.pdf.jpgensinoluzalunoscegos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/6/ensinoluzalunoscegos.pdf.jpg6f09e0c4835a5ea95021a0019fe02bb1MD561/254052021-06-29 03:03:43.613oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25405Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-29T06:03:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Light beyond darkness - a proposal for teaching the wave nature of light to visually impaired students
title Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
spellingShingle Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
Tafarel, Jaqueline Andreia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física - Experiências
Teoria eletromagnética
Pessoas com deficiência visual
Physics - Experiments
Electromagnetic theory
People with visual disabilities
Física/Ensino de Física
title_short Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
title_full Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
title_fullStr Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
title_full_unstemmed Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
title_sort Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
author Tafarel, Jaqueline Andreia
author_facet Tafarel, Jaqueline Andreia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalmolin, Fabrício Tronco
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0001-9975-5443
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6716812005513548
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7861-3059
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6420445044479337
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalmolin, Fabrício Tronco
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9975-5443
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6716812005513548
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Leandro Herculano da
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2374-6521
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5350749822007916
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ferrao, Luiz Fernando de Araújo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1294-8707
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7246198992739011
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3995642068025122
dc.contributor.author.fl_str_mv Tafarel, Jaqueline Andreia
contributor_str_mv Dalmolin, Fabrício Tronco
Almeida, Shiderlene Vieira de
Dalmolin, Fabrício Tronco
Silva, Leandro Herculano da
Ferrao, Luiz Fernando de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física - Experiências
Teoria eletromagnética
Pessoas com deficiência visual
Physics - Experiments
Electromagnetic theory
People with visual disabilities
Física/Ensino de Física
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Experiências
Teoria eletromagnética
Pessoas com deficiência visual
Physics - Experiments
Electromagnetic theory
People with visual disabilities
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Física/Ensino de Física
description Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-28T14:03:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-28T14:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405
identifier_str_mv TAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/1/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/2/ensinoluzalunoscegos.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/3/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/5/ensinoluzalunoscegos.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/4/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/6/ensinoluzalunoscegos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32c6bece58bf43b63408fdd60a71517f
139ac462fb1fc307e499c142c7c7b976
e39961e28002b9969132b9be0a238caa
434535f55c7a5f2cd3ce5cda3178afaf
71957a5faf9073305cae6a202fb50523
6f09e0c4835a5ea95021a0019fe02bb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044324122230784