Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos. |
id |
UTFPR-12_339d28629d4afb7b8cc9287fab0c653a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25405 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-06-28T14:03:59Z2021-06-28T14:03:59Z2020-12-17TAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos.This paper presents a proposal for teaching Physics aiming theeducational inclusion of visually impaired students, in order to affect the process of teaching and learning the concept of Light as an electromagnetic wave. For this reason, we consider that the visually-impaired students have the same resources as the other students, since the propagationof the electromagnetic wave is not “visualized”, but its effects are perceived by different senses, not only through the vision. To this end, an educational product was developed with tactile -visual-auditory teaching resources, which can contribute to the learning of all students, visually impaired or visionaries, according to the proposal of multisensory didactics. These resources are indicated in a didactic pedagogical proposal that is presented as a text to support the teacher. This proposal, as it is indicated to be developed, was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Vygotsky's Interactionism. Although it is a pedagogical proposal for the teacher, it should be noted that all didactic resources developed were applied and validated by two visually-impairedstudents from public schools in a southwestern county in the state of Paraná. The validation was positive for all resources, and the students pointed outthat they contribute effectively for learning the intendedphysical concepts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaFísica - ExperiênciasTeoria eletromagnéticaPessoas com deficiência visualPhysics - ExperimentsElectromagnetic theoryPeople with visual disabilitiesLuz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegosLight beyond darkness - a proposal for teaching the wave nature of light to visually impaired studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraDalmolin, Fabrício Troncohttp://orcid.org/0000-0001-9975-5443http://lattes.cnpq.br/6716812005513548Almeida, Shiderlene Vieira dehttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059http://lattes.cnpq.br/6420445044479337Dalmolin, Fabrício Troncohttps://orcid.org/0000-0001-9975-5443http://lattes.cnpq.br/6716812005513548Silva, Leandro Herculano dahttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521http://lattes.cnpq.br/5350749822007916Ferrao, Luiz Fernando de Araújohttps://orcid.org/0000-0003-1294-8707http://lattes.cnpq.br/7246198992739011http://lattes.cnpq.br/3995642068025122Tafarel, Jaqueline Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALensinoluzalunoscegos_produto.pdfapplication/pdf2645380http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/1/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf32c6bece58bf43b63408fdd60a71517fMD51ensinoluzalunoscegos.pdfapplication/pdf6382470http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/2/ensinoluzalunoscegos.pdf139ac462fb1fc307e499c142c7c7b976MD52TEXTensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txtensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain65166http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/3/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txte39961e28002b9969132b9be0a238caaMD53ensinoluzalunoscegos.pdf.txtensinoluzalunoscegos.pdf.txtExtracted texttext/plain232153http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/5/ensinoluzalunoscegos.pdf.txt434535f55c7a5f2cd3ce5cda3178afafMD55THUMBNAILensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpgensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/4/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpg71957a5faf9073305cae6a202fb50523MD54ensinoluzalunoscegos.pdf.jpgensinoluzalunoscegos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/6/ensinoluzalunoscegos.pdf.jpg6f09e0c4835a5ea95021a0019fe02bb1MD561/254052021-06-29 03:03:43.613oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25405Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-29T06:03:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Light beyond darkness - a proposal for teaching the wave nature of light to visually impaired students |
title |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos |
spellingShingle |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos Tafarel, Jaqueline Andreia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física - Experiências Teoria eletromagnética Pessoas com deficiência visual Physics - Experiments Electromagnetic theory People with visual disabilities Física/Ensino de Física |
title_short |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos |
title_full |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos |
title_fullStr |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos |
title_full_unstemmed |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos |
title_sort |
Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos |
author |
Tafarel, Jaqueline Andreia |
author_facet |
Tafarel, Jaqueline Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalmolin, Fabrício Tronco |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0001-9975-5443 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6716812005513548 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Almeida, Shiderlene Vieira de |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7861-3059 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dalmolin, Fabrício Tronco |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9975-5443 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6716812005513548 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Leandro Herculano da |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2374-6521 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5350749822007916 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ferrao, Luiz Fernando de Araújo |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1294-8707 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7246198992739011 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3995642068025122 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tafarel, Jaqueline Andreia |
contributor_str_mv |
Dalmolin, Fabrício Tronco Almeida, Shiderlene Vieira de Dalmolin, Fabrício Tronco Silva, Leandro Herculano da Ferrao, Luiz Fernando de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física - Experiências Teoria eletromagnética Pessoas com deficiência visual Physics - Experiments Electromagnetic theory People with visual disabilities Física/Ensino de Física |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Experiências Teoria eletromagnética Pessoas com deficiência visual Physics - Experiments Electromagnetic theory People with visual disabilities |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Física/Ensino de Física |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-28T14:03:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-28T14:03:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405 |
identifier_str_mv |
TAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/1/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/2/ensinoluzalunoscegos.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/3/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/5/ensinoluzalunoscegos.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/4/ensinoluzalunoscegos_produto.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25405/6/ensinoluzalunoscegos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32c6bece58bf43b63408fdd60a71517f 139ac462fb1fc307e499c142c7c7b976 e39961e28002b9969132b9be0a238caa 434535f55c7a5f2cd3ce5cda3178afaf 71957a5faf9073305cae6a202fb50523 6f09e0c4835a5ea95021a0019fe02bb1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044324122230784 |