Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Poli, Celita Trevizoli lattes
Orientador(a): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia lattes
Banca de defesa: Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia lattes, Santos, Givan José Ferreira dos lattes, Oliveira, Marta Regina Furlan de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284
Resumo: Acompanha: Guia didático: aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando um WebQuest
id UTFPR-12_4afb0f1def8245e7788011e4ed8408a8
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29284
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-08-15T18:57:01Z2022-08-15T18:57:01Z2022-06-30POLI, Celita Trevizoli. Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284Acompanha: Guia didático: aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando um WebQuestO profissional docente precisa estar em constante formação devido às novas metodologias de ensino e aprendizagem e aos avanços e recursos tecnológicos que se apresentam constantemente na profissão. Além disso, é necessário que a formação docente aconteça de forma teórico e prática, para que o professor possa aprender formas didáticas de ensino e usar de metodologias que aliem aos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Diante do exposto, essa pesquisa teve o objetivo geral de investigar as contribuições que um Guia Didático: "Aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando uma WebQuest" pode proporcionar no processo de formação inicial e continuada de professores do Ensino Médio na elaboração do seu plano de aula. Na abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva, a pesquisa se caracterizou como de campo. Os participantes da pesquisa foram 6 acadêmicos de um curso de licenciatura em Química de uma Universidade Federal Tecnológica do Paraná, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma professora da Educação Básica e 27 alunos do Ensino Médio. Para a coleta de dados, foi elaborado o Guia Didático e a sua validação ocorreu por meio de um minicurso online via Google Classroom. A WebQuest, produto educacional do minicurso, foi aplicada pela professora supervisora e Pibidianos aos alunos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino no estado do Paraná. A percepção deles em relação à aprendizagem dos alunos do Ensino Médio diante da proposta da WebQuest também foi analisada. Diante dos resultados, foi possível concluir quais foram as contribuições que o Guia Didático apresentou no processo de formação inicial e continuada de professores e, ainda, se esse material é de fácil acesso e entendimento para formação inicial, continuada e autoformação do professor. A WebQuest associada à aula invertida permitiu avaliar a colaboração que esse material proporcionou na aprendizagem dos educandos. Quando avaliada como instrumento de ensino e aprendizagem, apresentou o interesse dos alunos e a participação deles no processo de ensino e aprendizagem.The teaching professional needs constant training due to new teaching and learning methodologies and the technological advances and resources that are constantly presented in the profession. In addition, it is necessary that teacher training takes place in a theoretical and practical way, so that the teacher can learn didactic ways of teaching and use of methodologies that combine technological resources as pedagogical tools. In view of the above, this research had the general objective of investigation the contributions that a Didactic Guide: "Learn step-by-step how to prepare an inverted class using a WebQuest" can provide in the process of initial and continuing education of high school teachers in designing your lesson plan. In the qualitative approach, of a basic, descriptive nature, the research was characterized as field research. The research participants were 6 academics from a degree course in Chemistry ata a Federal Technological University of Paraná, members of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), a teacher of Basic Education and 27 high school students. For data collection, the Didactic Guide was prepared and its validation took place through an online mini-course via Google Classroom. The WebQuest educational product of the mini-course, was applied by the supervising teacher and Pibidianos to the students of a School of the State Education Network in the state of Paraná. Their perception in relation to the learning of high school students in view of the WebQuest proposal was also analyzed. In view of the results, it was possible to conclude which were the contributions tha the Didactic Guide presented in the process of initial and continuing teacher training and, also, if this material is easy to access and understand for initial, continuing and teacher self-training. The WebQuest associated with the flipped class allowed us to evaluate the collaboration that this material provide in the students’ learning. When evaluated as a teaching and learning instrument, it showed the students’ interest and their participation in the teaching learning process.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoProfessores - FormaçãoAprendizagem ativaInternet na educaçãoMaterial didáticoTeachers, Training ofActive learningInternet in educationAnálise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docenteAnalysis of a virtual teaching guide of active methodologies and digital resources: contributions to teacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaRocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Figueiredo, Márcia Camilohttps://orcid.org/0000-0001-5651-5984http://lattes.cnpq.br/8814487039461438Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Santos, Givan José Ferreira doshttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313http://lattes.cnpq.br/8879315784200835Oliveira, Marta Regina Furlan dehttps://orcid.org/0000-0003-2146-2557http://lattes.cnpq.br/8423465824507075https://orcid.org/0000-0002-5801-2667http://lattes.cnpq.br/9893310377571559Poli, Celita Trevizolireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALguiadidaticometodologias.pdfapplication/pdf4324420http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/1/guiadidaticometodologias.pdf0c3e72a038df38603723880c9d41fa15MD51guiadidaticometodologias_produto.pdfapplication/pdf12460498http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/2/guiadidaticometodologias_produto.pdf8529c496a33d5a95999da2a7b612bf1dMD52TEXTguiadidaticometodologias.pdf.txtguiadidaticometodologias.pdf.txtExtracted texttext/plain235038http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/3/guiadidaticometodologias.pdf.txtb3e47387e2303a93fac872b3b44f69c9MD53guiadidaticometodologias_produto.pdf.txtguiadidaticometodologias_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain466http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/5/guiadidaticometodologias_produto.pdf.txt83ddd27c39dbd7b21b0a987a87f93910MD55THUMBNAILguiadidaticometodologias.pdf.jpgguiadidaticometodologias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/4/guiadidaticometodologias.pdf.jpg065a521a21e381ac0558c64d24c39333MD54guiadidaticometodologias_produto.pdf.jpgguiadidaticometodologias_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2027http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/6/guiadidaticometodologias_produto.pdf.jpg23868ffcd58d3dd08ecbd8715f829bacMD561/292842022-08-16 03:08:12.988oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29284Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-08-16T06:08:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of a virtual teaching guide of active methodologies and digital resources: contributions to teacher education
title Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
spellingShingle Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
Poli, Celita Trevizoli
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Professores - Formação
Aprendizagem ativa
Internet na educação
Material didático
Teachers, Training of
Active learning
Internet in education
Ensino
title_short Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
title_full Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
title_fullStr Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
title_full_unstemmed Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
title_sort Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
author Poli, Celita Trevizoli
author_facet Poli, Celita Trevizoli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Figueiredo, Márcia Camilo
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5651-5984
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8814487039461438
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4104-9313
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879315784200835
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Marta Regina Furlan de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2146-2557
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8423465824507075
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5801-2667
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9893310377571559
dc.contributor.author.fl_str_mv Poli, Celita Trevizoli
contributor_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Figueiredo, Márcia Camilo
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Santos, Givan José Ferreira dos
Oliveira, Marta Regina Furlan de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Professores - Formação
Aprendizagem ativa
Internet na educação
Material didático
Teachers, Training of
Active learning
Internet in education
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Aprendizagem ativa
Internet na educação
Material didático
Teachers, Training of
Active learning
Internet in education
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Guia didático: aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando um WebQuest
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-15T18:57:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-15T18:57:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv POLI, Celita Trevizoli. Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284
identifier_str_mv POLI, Celita Trevizoli. Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/1/guiadidaticometodologias.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/2/guiadidaticometodologias_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/3/guiadidaticometodologias.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/5/guiadidaticometodologias_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/4/guiadidaticometodologias.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/6/guiadidaticometodologias_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c3e72a038df38603723880c9d41fa15
8529c496a33d5a95999da2a7b612bf1d
b3e47387e2303a93fac872b3b44f69c9
83ddd27c39dbd7b21b0a987a87f93910
065a521a21e381ac0558c64d24c39333
23868ffcd58d3dd08ecbd8715f829bac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044361904521216