Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284 |
Resumo: | Acompanha: Guia didático: aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando um WebQuest |
id |
UTFPR-12_4afb0f1def8245e7788011e4ed8408a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29284 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-08-15T18:57:01Z2022-08-15T18:57:01Z2022-06-30POLI, Celita Trevizoli. Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284Acompanha: Guia didático: aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando um WebQuestO profissional docente precisa estar em constante formação devido às novas metodologias de ensino e aprendizagem e aos avanços e recursos tecnológicos que se apresentam constantemente na profissão. Além disso, é necessário que a formação docente aconteça de forma teórico e prática, para que o professor possa aprender formas didáticas de ensino e usar de metodologias que aliem aos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Diante do exposto, essa pesquisa teve o objetivo geral de investigar as contribuições que um Guia Didático: "Aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando uma WebQuest" pode proporcionar no processo de formação inicial e continuada de professores do Ensino Médio na elaboração do seu plano de aula. Na abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva, a pesquisa se caracterizou como de campo. Os participantes da pesquisa foram 6 acadêmicos de um curso de licenciatura em Química de uma Universidade Federal Tecnológica do Paraná, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma professora da Educação Básica e 27 alunos do Ensino Médio. Para a coleta de dados, foi elaborado o Guia Didático e a sua validação ocorreu por meio de um minicurso online via Google Classroom. A WebQuest, produto educacional do minicurso, foi aplicada pela professora supervisora e Pibidianos aos alunos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino no estado do Paraná. A percepção deles em relação à aprendizagem dos alunos do Ensino Médio diante da proposta da WebQuest também foi analisada. Diante dos resultados, foi possível concluir quais foram as contribuições que o Guia Didático apresentou no processo de formação inicial e continuada de professores e, ainda, se esse material é de fácil acesso e entendimento para formação inicial, continuada e autoformação do professor. A WebQuest associada à aula invertida permitiu avaliar a colaboração que esse material proporcionou na aprendizagem dos educandos. Quando avaliada como instrumento de ensino e aprendizagem, apresentou o interesse dos alunos e a participação deles no processo de ensino e aprendizagem.The teaching professional needs constant training due to new teaching and learning methodologies and the technological advances and resources that are constantly presented in the profession. In addition, it is necessary that teacher training takes place in a theoretical and practical way, so that the teacher can learn didactic ways of teaching and use of methodologies that combine technological resources as pedagogical tools. In view of the above, this research had the general objective of investigation the contributions that a Didactic Guide: "Learn step-by-step how to prepare an inverted class using a WebQuest" can provide in the process of initial and continuing education of high school teachers in designing your lesson plan. In the qualitative approach, of a basic, descriptive nature, the research was characterized as field research. The research participants were 6 academics from a degree course in Chemistry ata a Federal Technological University of Paraná, members of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), a teacher of Basic Education and 27 high school students. For data collection, the Didactic Guide was prepared and its validation took place through an online mini-course via Google Classroom. The WebQuest educational product of the mini-course, was applied by the supervising teacher and Pibidianos to the students of a School of the State Education Network in the state of Paraná. Their perception in relation to the learning of high school students in view of the WebQuest proposal was also analyzed. In view of the results, it was possible to conclude which were the contributions tha the Didactic Guide presented in the process of initial and continuing teacher training and, also, if this material is easy to access and understand for initial, continuing and teacher self-training. The WebQuest associated with the flipped class allowed us to evaluate the collaboration that this material provide in the students’ learning. When evaluated as a teaching and learning instrument, it showed the students’ interest and their participation in the teaching learning process.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoProfessores - FormaçãoAprendizagem ativaInternet na educaçãoMaterial didáticoTeachers, Training ofActive learningInternet in educationAnálise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docenteAnalysis of a virtual teaching guide of active methodologies and digital resources: contributions to teacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaRocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Figueiredo, Márcia Camilohttps://orcid.org/0000-0001-5651-5984http://lattes.cnpq.br/8814487039461438Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Santos, Givan José Ferreira doshttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313http://lattes.cnpq.br/8879315784200835Oliveira, Marta Regina Furlan dehttps://orcid.org/0000-0003-2146-2557http://lattes.cnpq.br/8423465824507075https://orcid.org/0000-0002-5801-2667http://lattes.cnpq.br/9893310377571559Poli, Celita Trevizolireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALguiadidaticometodologias.pdfapplication/pdf4324420http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/1/guiadidaticometodologias.pdf0c3e72a038df38603723880c9d41fa15MD51guiadidaticometodologias_produto.pdfapplication/pdf12460498http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/2/guiadidaticometodologias_produto.pdf8529c496a33d5a95999da2a7b612bf1dMD52TEXTguiadidaticometodologias.pdf.txtguiadidaticometodologias.pdf.txtExtracted texttext/plain235038http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/3/guiadidaticometodologias.pdf.txtb3e47387e2303a93fac872b3b44f69c9MD53guiadidaticometodologias_produto.pdf.txtguiadidaticometodologias_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain466http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/5/guiadidaticometodologias_produto.pdf.txt83ddd27c39dbd7b21b0a987a87f93910MD55THUMBNAILguiadidaticometodologias.pdf.jpgguiadidaticometodologias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/4/guiadidaticometodologias.pdf.jpg065a521a21e381ac0558c64d24c39333MD54guiadidaticometodologias_produto.pdf.jpgguiadidaticometodologias_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2027http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/6/guiadidaticometodologias_produto.pdf.jpg23868ffcd58d3dd08ecbd8715f829bacMD561/292842022-08-16 03:08:12.988oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29284Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-08-16T06:08:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Analysis of a virtual teaching guide of active methodologies and digital resources: contributions to teacher education |
title |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente |
spellingShingle |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente Poli, Celita Trevizoli CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Professores - Formação Aprendizagem ativa Internet na educação Material didático Teachers, Training of Active learning Internet in education Ensino |
title_short |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente |
title_full |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente |
title_fullStr |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente |
title_full_unstemmed |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente |
title_sort |
Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente |
author |
Poli, Celita Trevizoli |
author_facet |
Poli, Celita Trevizoli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Figueiredo, Márcia Camilo |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5651-5984 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8814487039461438 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Givan José Ferreira dos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4104-9313 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, Marta Regina Furlan de |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2146-2557 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8423465824507075 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5801-2667 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9893310377571559 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poli, Celita Trevizoli |
contributor_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Figueiredo, Márcia Camilo Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Santos, Givan José Ferreira dos Oliveira, Marta Regina Furlan de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Professores - Formação Aprendizagem ativa Internet na educação Material didático Teachers, Training of Active learning Internet in education Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Aprendizagem ativa Internet na educação Material didático Teachers, Training of Active learning Internet in education |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
Acompanha: Guia didático: aprenda passo-a-passo como elaborar uma aula invertida utilizando um WebQuest |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-15T18:57:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-15T18:57:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
POLI, Celita Trevizoli. Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284 |
identifier_str_mv |
POLI, Celita Trevizoli. Análise de um guia didático virtual de metodologias ativas e recursos digitais: contribuições na formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/1/guiadidaticometodologias.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/2/guiadidaticometodologias_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/3/guiadidaticometodologias.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/5/guiadidaticometodologias_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/4/guiadidaticometodologias.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29284/6/guiadidaticometodologias_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c3e72a038df38603723880c9d41fa15 8529c496a33d5a95999da2a7b612bf1d b3e47387e2303a93fac872b3b44f69c9 83ddd27c39dbd7b21b0a987a87f93910 065a521a21e381ac0558c64d24c39333 23868ffcd58d3dd08ecbd8715f829bac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044361904521216 |