Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2537 |
Resumo: | O problema de reconhecimento de objetos e características de rodovias está demandando cada vez mais atenção aos veículos automotivos em função da grande tendência em pesquisas em direção ao carro autônomo. Os sistemas avançados de auxílio ao condutor (ADAS – Advanced Driver Assistance System), são caracterizados pelo uso de sensores que possam assim identificar e classificar características do ambiente em que o veículo está inserido. Mecanismos de detecção e medição da distância de objetos a frente de um veículo são atualmente um requisito chave para que a implementação de funções como reconhecimento de sinalização, advertência à colisão, atenuação a colisão em pedestres entre outras. Para manter o veículo em um cenário de condução segura, é necessário identificar e medir a distância de objetos a sua frente. Desta forma, um sistema de câmera monocular para processamento de imagens está sendo aplicado em veículos com o propósito de identificar e determinar a distância de um objeto, o método de mapeamento por perspectiva inversa (IPM Inverse Perspective Mapping) é uma solução implementável para realizar esta função. Neste trabalho foram realizados estudo, análise e implementação da aplicação do método do IPM com o objetivo de detectar o veículo e a distância à frente. Foram utilizadas ferramentas e estratégias para a validação experimental em um veículo real e uma análise estatística a fim de obter resultados comparativos para o cálculo da distância em diferentes horários do dia. Através dos resultados obtidos foi concluído que existem diferenças de valores nas distâncias detectadas em diferentes horários do dia. |
id |
UTFPR-12_52c032283ce62ddc83df27fa5f350df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2537 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-10-25T10:23:52Z2017-10-25T10:23:52Z2017-06-30SILVA, Rodrigo Adamshuk. Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2537O problema de reconhecimento de objetos e características de rodovias está demandando cada vez mais atenção aos veículos automotivos em função da grande tendência em pesquisas em direção ao carro autônomo. Os sistemas avançados de auxílio ao condutor (ADAS – Advanced Driver Assistance System), são caracterizados pelo uso de sensores que possam assim identificar e classificar características do ambiente em que o veículo está inserido. Mecanismos de detecção e medição da distância de objetos a frente de um veículo são atualmente um requisito chave para que a implementação de funções como reconhecimento de sinalização, advertência à colisão, atenuação a colisão em pedestres entre outras. Para manter o veículo em um cenário de condução segura, é necessário identificar e medir a distância de objetos a sua frente. Desta forma, um sistema de câmera monocular para processamento de imagens está sendo aplicado em veículos com o propósito de identificar e determinar a distância de um objeto, o método de mapeamento por perspectiva inversa (IPM Inverse Perspective Mapping) é uma solução implementável para realizar esta função. Neste trabalho foram realizados estudo, análise e implementação da aplicação do método do IPM com o objetivo de detectar o veículo e a distância à frente. Foram utilizadas ferramentas e estratégias para a validação experimental em um veículo real e uma análise estatística a fim de obter resultados comparativos para o cálculo da distância em diferentes horários do dia. Através dos resultados obtidos foi concluído que existem diferenças de valores nas distâncias detectadas em diferentes horários do dia.The problem of recognizing objects and characteristics of highways is demanding more and more attention to the automotive vehicles due to the great tendency in research towards the autonomous car. Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) are characterized by the use of sensors that can identify and classify characteristics of the environment in which the vehicle is inserted. Mechanisms for detecting and measuring the distance of objects in front of a vehicle are currently a key requirement for the implementation of functions such as signaling recognition, collision warning, collision mitigation in pedestrians and others. To keep the vehicle in a safe driving scenario, it is necessary to identify and measure the distance of objects in front of it. In this way, a monocular camera system for image processing is being applied in vehicles with the purpose of identifying and determining the distance of an object, the Inverse Perspective Mapping (IPM) method is an implementable solution to realize this function. In this work, a study, analysis and implementation of the IPM method were performed with the objective of detecting the vehicle and the distance ahead. Tools and strategies for a real vehicle experimental validation and a statistical analysis were used in order to obtain comparative results for calculating the distance at different times of the day. Through the obtained results it was concluded that there are differences of values in the distances detected at different times of the day.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEngenharia ElétricaProcessamento de imagensVisão por computadorDistâncias - MediçãoSegurança no trânsitoImage processingComputer visionDistances - MeasurementTraffic safetyMétodo de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutorInverse perspective mapping method applied to determine object distance in advanced driver assistance systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaOkida, Sergiohttp://lattes.cnpq.br/0034802427042185Santos, Max Mauro Diashttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025Giassi Junior, PedroMoraes, Erikson Freitas deLinares, Kathya Silvia CollazosTusset, Angelo Marcelohttp://lattes.cnpq.br/1214433788179039Silva, Rodrigo Adamshukinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo Adamshuk_2017.pdfPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo Adamshuk_2017.pdfapplication/pdf4150352http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/1/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20Adamshuk_2017.pdf4d67d74fbc80019e14d600bdf27837f6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo Adamshuk_2017.pdf.txtPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo Adamshuk_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain167800http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/3/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20Adamshuk_2017.pdf.txte110774f8989097d64c942c556aecd04MD53THUMBNAILPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo Adamshuk_2017.pdf.jpgPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo Adamshuk_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1378http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/4/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20Adamshuk_2017.pdf.jpg37a97ae692396af111a46768964c4bf6MD541/25372017-10-25 08:23:52.295oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-10-25T10:23:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Inverse perspective mapping method applied to determine object distance in advanced driver assistance systems |
title |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor |
spellingShingle |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor Silva, Rodrigo Adamshuk CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Processamento de imagens Visão por computador Distâncias - Medição Segurança no trânsito Image processing Computer vision Distances - Measurement Traffic safety Engenharia Elétrica |
title_short |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor |
title_full |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor |
title_fullStr |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor |
title_full_unstemmed |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor |
title_sort |
Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor |
author |
Silva, Rodrigo Adamshuk |
author_facet |
Silva, Rodrigo Adamshuk |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Okida, Sergio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0034802427042185 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6212006974231025 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Giassi Junior, Pedro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Moraes, Erikson Freitas de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Linares, Kathya Silvia Collazos |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Tusset, Angelo Marcelo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1214433788179039 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Adamshuk |
contributor_str_mv |
Okida, Sergio Santos, Max Mauro Dias Giassi Junior, Pedro Moraes, Erikson Freitas de Linares, Kathya Silvia Collazos Tusset, Angelo Marcelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Processamento de imagens Visão por computador Distâncias - Medição Segurança no trânsito Image processing Computer vision Distances - Measurement Traffic safety Engenharia Elétrica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processamento de imagens Visão por computador Distâncias - Medição Segurança no trânsito Image processing Computer vision Distances - Measurement Traffic safety |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
description |
O problema de reconhecimento de objetos e características de rodovias está demandando cada vez mais atenção aos veículos automotivos em função da grande tendência em pesquisas em direção ao carro autônomo. Os sistemas avançados de auxílio ao condutor (ADAS – Advanced Driver Assistance System), são caracterizados pelo uso de sensores que possam assim identificar e classificar características do ambiente em que o veículo está inserido. Mecanismos de detecção e medição da distância de objetos a frente de um veículo são atualmente um requisito chave para que a implementação de funções como reconhecimento de sinalização, advertência à colisão, atenuação a colisão em pedestres entre outras. Para manter o veículo em um cenário de condução segura, é necessário identificar e medir a distância de objetos a sua frente. Desta forma, um sistema de câmera monocular para processamento de imagens está sendo aplicado em veículos com o propósito de identificar e determinar a distância de um objeto, o método de mapeamento por perspectiva inversa (IPM Inverse Perspective Mapping) é uma solução implementável para realizar esta função. Neste trabalho foram realizados estudo, análise e implementação da aplicação do método do IPM com o objetivo de detectar o veículo e a distância à frente. Foram utilizadas ferramentas e estratégias para a validação experimental em um veículo real e uma análise estatística a fim de obter resultados comparativos para o cálculo da distância em diferentes horários do dia. Através dos resultados obtidos foi concluído que existem diferenças de valores nas distâncias detectadas em diferentes horários do dia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-25T10:23:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-25T10:23:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Rodrigo Adamshuk. Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2537 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rodrigo Adamshuk. Método de mapeamento por perspectiva inversa aplicado à determinação da distância de objetos em sistemas avançados de assistência ao condutor. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/1/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20Adamshuk_2017.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/3/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20Adamshuk_2017.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2537/4/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20Adamshuk_2017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d67d74fbc80019e14d600bdf27837f6 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e110774f8989097d64c942c556aecd04 37a97ae692396af111a46768964c4bf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044380173860864 |