Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Todeschini, Isabella lattes
Orientador(a): Passoni, Taisa Pinetti lattes
Banca de defesa: Winfield, Claudia Marchese lattes, Denardi, Didiê Ana Ceni lattes, Lima, Diógenes Cândido de lattes, Passoni, Taisa Pinetti lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24389
Resumo: Diferentes estudos têm conceituado a interculturalidade como uma possibilidade de diálogo entre culturas e, também, como forma de motivar a reflexão e a construção de respeito mútuo entre indivíduos.No que tange ao contexto escolar, iniciativas que articulam a interculturalidade com demais conhecimentos em sala de aula visam possibilitar a educação para o reconhecimento do ‘outro’, promovendo o diálogo entre as culturas e grupos sociais distintos(CANDAU, 2008). Discussões acerca de tal dimensão revelam-se pertinentes quando o objeto do processo de ensino e aprendizagem são os idiomas, especialmente a língua inglesa, que devido sua difusão global, tem se consolidado como uma língua franca. Nesse sentido, o inglês torna-se o idioma de comunicação utilizado por diferentes falantes ao redor do mundo, extrapolando concepções que vinculam o idioma aos países em que é língua materna, perspectiva adotada pelo sistema educacional brasileiro a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC). No que se refere à disciplina de língua inglesa, as orientações presentes na BNCC trazem implicações acerca das variedades e registros do idioma a serem explorados pelos materiais didáticos, o que impacta diretamente no eixo temático da dimensão intercultural, conforme indica o documento, sendo que esta surge do entendimento de que as culturas estão em contínuo processo de desenvolvimento das interações e de (re)construção(BRASIL, 2018). Considerando que o livro didático é o principal aporte disponível para o professor no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho, concebido como uma análise documental e inserida no paradigma qualitativo, tem como objetivo geral analisar de que modos o inglês como língua franca (ILF) e suas relações com a interculturalidade são abordados no livro do 6º ano da coleção Way to English for Brazilian Learners adotada na Educação Básica, no Ensino Fundamental fase II, no ano de 2020pelas escolas da rede estadual do Paraná. Consequentemente, como objetivos específicos, a pesquisa visa apresentar uma revisão acerca do conceito de ILF, bem como do conceito de interculturalidade, os quais subsidiam a criação de um instrumento de análise de material didático, tendo em vista outros estudos desta natureza. É possível reconhecer que, em primeiro lugar, a interculturalidade e seus entrelaçamentos com ensino do ILF, apontadas por meio das habilidades do Eixo da Dimensão intercultural na BNCC, são contempladas no livro como algo a parte do conteúdo principal da unidade. Além disso, há a presença de temas globalizados, porém as variedades de pronúncia contempladas nas atividades com recursos de áudio, ficam a cargo somente do Inner Circle (KACHRU, 1985). Outrossim, as imagens apresentadas auxiliam na construção da paisagem linguística da LI, auxiliando na compreensão e na reflexão da interculturalidade e sua relação com o ILF. Por outro lado, não há o interesse em fazer com que aconteça o compartilhamento da cultura do aprendiz. Nesse sentido, cabe ao docente utilizar materiais que complementem a abordagem da cultura do aluno em sala de aula, mas para que isso aconteça, a formação do professor de línguas precisa abordar em seu processo, as reflexões sobre planejamentos, a seleção e a produção de materiais didáticos. Como última evidência contemplada pela análise, pôde-se perceber que há a preocupação quanto a autenticidade dos textos apresentados pelo livro, porém adaptados para o uso no ensino e aprendizagem de línguas.
id UTFPR-12_587a6a07e5751085a2af338cb3db8665
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24389
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-02-24T12:37:21Z2021-02-24T12:37:21Z2020-12-14TODESCHINI, Isabella. Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24389Diferentes estudos têm conceituado a interculturalidade como uma possibilidade de diálogo entre culturas e, também, como forma de motivar a reflexão e a construção de respeito mútuo entre indivíduos.No que tange ao contexto escolar, iniciativas que articulam a interculturalidade com demais conhecimentos em sala de aula visam possibilitar a educação para o reconhecimento do ‘outro’, promovendo o diálogo entre as culturas e grupos sociais distintos(CANDAU, 2008). Discussões acerca de tal dimensão revelam-se pertinentes quando o objeto do processo de ensino e aprendizagem são os idiomas, especialmente a língua inglesa, que devido sua difusão global, tem se consolidado como uma língua franca. Nesse sentido, o inglês torna-se o idioma de comunicação utilizado por diferentes falantes ao redor do mundo, extrapolando concepções que vinculam o idioma aos países em que é língua materna, perspectiva adotada pelo sistema educacional brasileiro a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC). No que se refere à disciplina de língua inglesa, as orientações presentes na BNCC trazem implicações acerca das variedades e registros do idioma a serem explorados pelos materiais didáticos, o que impacta diretamente no eixo temático da dimensão intercultural, conforme indica o documento, sendo que esta surge do entendimento de que as culturas estão em contínuo processo de desenvolvimento das interações e de (re)construção(BRASIL, 2018). Considerando que o livro didático é o principal aporte disponível para o professor no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho, concebido como uma análise documental e inserida no paradigma qualitativo, tem como objetivo geral analisar de que modos o inglês como língua franca (ILF) e suas relações com a interculturalidade são abordados no livro do 6º ano da coleção Way to English for Brazilian Learners adotada na Educação Básica, no Ensino Fundamental fase II, no ano de 2020pelas escolas da rede estadual do Paraná. Consequentemente, como objetivos específicos, a pesquisa visa apresentar uma revisão acerca do conceito de ILF, bem como do conceito de interculturalidade, os quais subsidiam a criação de um instrumento de análise de material didático, tendo em vista outros estudos desta natureza. É possível reconhecer que, em primeiro lugar, a interculturalidade e seus entrelaçamentos com ensino do ILF, apontadas por meio das habilidades do Eixo da Dimensão intercultural na BNCC, são contempladas no livro como algo a parte do conteúdo principal da unidade. Além disso, há a presença de temas globalizados, porém as variedades de pronúncia contempladas nas atividades com recursos de áudio, ficam a cargo somente do Inner Circle (KACHRU, 1985). Outrossim, as imagens apresentadas auxiliam na construção da paisagem linguística da LI, auxiliando na compreensão e na reflexão da interculturalidade e sua relação com o ILF. Por outro lado, não há o interesse em fazer com que aconteça o compartilhamento da cultura do aprendiz. Nesse sentido, cabe ao docente utilizar materiais que complementem a abordagem da cultura do aluno em sala de aula, mas para que isso aconteça, a formação do professor de línguas precisa abordar em seu processo, as reflexões sobre planejamentos, a seleção e a produção de materiais didáticos. Como última evidência contemplada pela análise, pôde-se perceber que há a preocupação quanto a autenticidade dos textos apresentados pelo livro, porém adaptados para o uso no ensino e aprendizagem de línguas.Different studies have conceptualized interculturality as a possibility of dialogue between cultures and, also, as a way of motivating reflection and building mutual respect between individuals. Regarding the school context, initiatives that articulate with other intercultural knowledge in the classroom are designed to allow education to recognize the 'other', promoting dialogue between cultures and different social groups (CANDAU, 2008).Discussions of such size prove to be relevant when the object of teaching and learning process are the languages, especially English, which because of its global spread, has been established asa lingua franca.In this sense, English becomes the language of communication used by different speakers around the world, extrapolating conceptions that link the language to the countries in which it is the mother tongue, a perspective adopted by the Brazilian educational system after the publication of the Common Core National Curriculum. With regard to the English language course, these guidelines in Common Core National Curriculumhave implications about the varieties and language records to be exploited by teaching materials, which impacts directly on the main theme of intercultural dimension, as indicated in the document, and this arises from the understanding that cultures are in a continuous process of development of interactions and (re) construction(BRASIL, 2018). Whereas the textbook is the main contribution available to the teacher in the process of teaching and learning, this work, conceived as a documentary analysis, inserted into the qualitative paradigm, has as main objective to analyze in what ways the English as a lingua franca (ELF) and its relations with interculturality are addressed in the 6th year book of the Way to English for Brazilian Learnerscollection adopted in Basic Education, in Elementary School phase II, in the year 2020 by Paraná state schools. Consequently, as specific objectives, the research aims to present a review about the concept of ELF, as well as the concept of interculturality, which subsidize the creation of an instrument for the analysis of didactic material, in view of other studies of this nature.It is possible to recognize that, in the first place, interculturality and its intertwining with ELF teaching, pointed out through the skills of the Intercultural Dimension Axis at Common Core National Curriculum, are contemplated in the book as part of the main content of the unit. In addition, there is the presence of globalized themes, however the pronunciation varieties contemplated in the activities with audio resources, are the responsibility of the Inner Circle only (KACHRU, 1985).Furthermore, the images presented help to build the linguistic landscape of LI, helping to understand and reflect on interculturality and its relationship with the ILF.On the other hand, there is no interest in making the apprenticeship culture share.In this sense, it is up to the teacher to use materials that complement the approach to the student's culture in the classroom, but for this to happen, the language teacher training needs to address in its process, reflections on planning, selection and production of teaching materials. As the last evidence contemplated by the analysis, it was possible to perceive that there is concern about the authenticity of the texts presented by the book, but adapted for use in teaching and learning languages.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoLíngua inglesaLíngua inglesa - PronúnciaLinguagem e línguas - Estudo e ensinoEstudos interculturaisLivros didáticosEnglish languageEnglish language - PronunciationLanguage and languages - Study and teachingCross-cultural studiesTextbooksInterculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesaInterculturality and english as a lingua franca: considerations about an english language textbookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoPassoni, Taisa Pinettihttps://orcid.org/0000-0001-7819-1327http://lattes.cnpq.br/1682918727882586Winfield, Claudia Marchesehttps://orcid.org/0000-0002-3215-2506http://lattes.cnpq.br/6508465745136312Denardi, Didiê Ana Cenihttps://orcid.org/0000-0001-8073-8934http://lattes.cnpq.br/4117062490609801Lima, Diógenes Cândido dehttps://orcid.org/0000-0001-5454-9494http://lattes.cnpq.br/1694943551410266Passoni, Taisa Pinettihttps://orcid.org/0000-0001-7819-1327http://lattes.cnpq.br/1682918727882586https://orcid.org/0000-0002-9758-2427http://lattes.cnpq.br/5351968838775360Todeschini, Isabellainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALlinguainglesalivrointerculturalidade.pdfapplication/pdf4578754http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24389/1/linguainglesalivrointerculturalidade.pdf5c65679f27b96595e11bb2224d35ac27MD51TEXTlinguainglesalivrointerculturalidade.pdf.txtlinguainglesalivrointerculturalidade.pdf.txtExtracted texttext/plain331497http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24389/2/linguainglesalivrointerculturalidade.pdf.txt155a19d82c201ebf1fab20990f895488MD52THUMBNAILlinguainglesalivrointerculturalidade.pdf.jpglinguainglesalivrointerculturalidade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24389/3/linguainglesalivrointerculturalidade.pdf.jpg38deed95ec975d0ff735f20a8272e3d8MD531/243892021-02-25 03:11:23.491oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24389Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-25T06:11:23Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Interculturality and english as a lingua franca: considerations about an english language textbook
title Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
spellingShingle Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
Todeschini, Isabella
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua inglesa
Língua inglesa - Pronúncia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Estudos interculturais
Livros didáticos
English language
English language - Pronunciation
Language and languages - Study and teaching
Cross-cultural studies
Textbooks
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
title_full Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
title_fullStr Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
title_full_unstemmed Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
title_sort Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa
author Todeschini, Isabella
author_facet Todeschini, Isabella
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passoni, Taisa Pinetti
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7819-1327
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1682918727882586
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Winfield, Claudia Marchese
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3215-2506
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6508465745136312
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8073-8934
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4117062490609801
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lima, Diógenes Cândido de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5454-9494
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1694943551410266
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Passoni, Taisa Pinetti
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7819-1327
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1682918727882586
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9758-2427
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5351968838775360
dc.contributor.author.fl_str_mv Todeschini, Isabella
contributor_str_mv Passoni, Taisa Pinetti
Winfield, Claudia Marchese
Denardi, Didiê Ana Ceni
Lima, Diógenes Cândido de
Passoni, Taisa Pinetti
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua inglesa
Língua inglesa - Pronúncia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Estudos interculturais
Livros didáticos
English language
English language - Pronunciation
Language and languages - Study and teaching
Cross-cultural studies
Textbooks
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Língua inglesa - Pronúncia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Estudos interculturais
Livros didáticos
English language
English language - Pronunciation
Language and languages - Study and teaching
Cross-cultural studies
Textbooks
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Diferentes estudos têm conceituado a interculturalidade como uma possibilidade de diálogo entre culturas e, também, como forma de motivar a reflexão e a construção de respeito mútuo entre indivíduos.No que tange ao contexto escolar, iniciativas que articulam a interculturalidade com demais conhecimentos em sala de aula visam possibilitar a educação para o reconhecimento do ‘outro’, promovendo o diálogo entre as culturas e grupos sociais distintos(CANDAU, 2008). Discussões acerca de tal dimensão revelam-se pertinentes quando o objeto do processo de ensino e aprendizagem são os idiomas, especialmente a língua inglesa, que devido sua difusão global, tem se consolidado como uma língua franca. Nesse sentido, o inglês torna-se o idioma de comunicação utilizado por diferentes falantes ao redor do mundo, extrapolando concepções que vinculam o idioma aos países em que é língua materna, perspectiva adotada pelo sistema educacional brasileiro a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC). No que se refere à disciplina de língua inglesa, as orientações presentes na BNCC trazem implicações acerca das variedades e registros do idioma a serem explorados pelos materiais didáticos, o que impacta diretamente no eixo temático da dimensão intercultural, conforme indica o documento, sendo que esta surge do entendimento de que as culturas estão em contínuo processo de desenvolvimento das interações e de (re)construção(BRASIL, 2018). Considerando que o livro didático é o principal aporte disponível para o professor no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho, concebido como uma análise documental e inserida no paradigma qualitativo, tem como objetivo geral analisar de que modos o inglês como língua franca (ILF) e suas relações com a interculturalidade são abordados no livro do 6º ano da coleção Way to English for Brazilian Learners adotada na Educação Básica, no Ensino Fundamental fase II, no ano de 2020pelas escolas da rede estadual do Paraná. Consequentemente, como objetivos específicos, a pesquisa visa apresentar uma revisão acerca do conceito de ILF, bem como do conceito de interculturalidade, os quais subsidiam a criação de um instrumento de análise de material didático, tendo em vista outros estudos desta natureza. É possível reconhecer que, em primeiro lugar, a interculturalidade e seus entrelaçamentos com ensino do ILF, apontadas por meio das habilidades do Eixo da Dimensão intercultural na BNCC, são contempladas no livro como algo a parte do conteúdo principal da unidade. Além disso, há a presença de temas globalizados, porém as variedades de pronúncia contempladas nas atividades com recursos de áudio, ficam a cargo somente do Inner Circle (KACHRU, 1985). Outrossim, as imagens apresentadas auxiliam na construção da paisagem linguística da LI, auxiliando na compreensão e na reflexão da interculturalidade e sua relação com o ILF. Por outro lado, não há o interesse em fazer com que aconteça o compartilhamento da cultura do aprendiz. Nesse sentido, cabe ao docente utilizar materiais que complementem a abordagem da cultura do aluno em sala de aula, mas para que isso aconteça, a formação do professor de línguas precisa abordar em seu processo, as reflexões sobre planejamentos, a seleção e a produção de materiais didáticos. Como última evidência contemplada pela análise, pôde-se perceber que há a preocupação quanto a autenticidade dos textos apresentados pelo livro, porém adaptados para o uso no ensino e aprendizagem de línguas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-24T12:37:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-24T12:37:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TODESCHINI, Isabella. Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24389
identifier_str_mv TODESCHINI, Isabella. Interculturalidade e o inglês como língua franca: considerações sobre o livro didático de língua inglesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24389/1/linguainglesalivrointerculturalidade.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24389/2/linguainglesalivrointerculturalidade.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24389/3/linguainglesalivrointerculturalidade.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c65679f27b96595e11bb2224d35ac27
155a19d82c201ebf1fab20990f895488
38deed95ec975d0ff735f20a8272e3d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044358575292416