Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira Junior, João Paulo Correa de lattes
Orientador(a): Borssoi, Adriana Helena lattes
Banca de defesa: Borssoi, Adriana Helena lattes, Trevisan, André Luis lattes, Soares, Débora da Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29760
Resumo: Acompanha: Explorando conceitos básicos de função
id UTFPR-12_61492b1f4bbf408d9d60c4476a6bc4fe
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29760
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-09-27T21:22:41Z2022-09-27T21:22:41Z2022-06-10OLIVEIRA JUNIOR, João Paulo Correa de. Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29760Acompanha: Explorando conceitos básicos de funçãoDe acordo com movimentações internas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com pesquisas que vêm sendo feitas na área de Educação Matemática que apontam lacunas significativas de conhecimentos matemáticos básicos dos estudantes e a compreensão superficial do conceito de função como um dos fatores para os altos índices de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, consideramos pertinente direcionar nosso olhar para o desenvolvimento de um Produto Educacional que foque no estudo das funções e que se apresente relevante para apoiar estudantes recém ingressos na universidade. Sendo assim, apresentamos nesta dissertação a concepção e desenvolvimento de um material on-line estabelecido na plataforma Google Sala de Aula. A aplicação deste material foi feita em turma de Pré-Cálculo da UTFPR-Londrina, e a partir dos dados coletados, que se dão a partir das respostas as tarefas deste material, direcionamos nossa investigação a analisar quais tipos de Pensamento Funcional puderam ser evidenciados a partir da aplicação das tarefas. Para a análise, utilizamos como metodologia a Teoria Fundamentada em Dados e percebemos que cada tarefa apresenta um potencial diferente em permitir a expressão de diferentes tipos de Pensamento Funcional. Especificamente, as tarefas relativas ao Módulo 1 permitiram evidenciar a expressão do Pensamento Recursivo, Pensamento Covariacional e Pensamento por Correspondência. As tarefas do Módulo 2 permitiram a expressão do Pensamento por Correspondência. Já as tarefas do Módulo 3 permitiram a expressão do Pensamento Covariacional e do Pensamento por Correspondência. Por fim, apresentamos as considerações que indicam quais as dificuldades e desafios enfrentados nesta pesquisa, como o processo de criação de vídeos, o uso da Teoria Fundamentada em Dados e também as consequências que nos foram impostas pela pandemia.In accordance with the internal movements of the Federal Technological University of Paraná and with reasearches that has been doing in the area of Mathematical Education which point out significant gaps in student’s basic mathematical knowledge and in the superficial understanding of the concept of function as one of the factors for the high indexes of disapproval and evasion rates in Diferential and Integral Calculus, we considered pertinent to direct our gaze to the development of na Educational Product that focus on the study of functions that is relevant for students who have recently entered in the university. Therefore, is presented in this dissertation the creation and development of an online material stablished in Google Classroom. The aplication of this material was made in a Pre-Calculus class of the UTFPR-Londrina and from the data collected, that are the answers to the tasks of this material, we directed our investigation to analise which types of Functional Thinking could be evidenced from the application of the tasks. To the analysis we used the methodology of the Grounded Theory and we perceveid that each task presents a diferent potential in allowing the expression of diferents types of the Functional Thinking. Specifically, the tasks related to the first module allowed the expression of the Recursive Thinking, Covariational Thinking and the Correspondence Thinking. The tasks for the second module allowed the expression of the correspondence thinking. Already the tasks for the third module allowed the expression of the Covariational Thinking and the Correspondence Thinking. Finally, we presented our considerations that indicates the difficulties and challeges faced on this research, as the video creation process, the use of the Grounded Theory and also the consequencies that were imposed on us by the pandemic.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoFunções (Matemática)Pré-cálculoTeoria fundamentada em dadosMatemática - Estudo e ensinoFunctionsPrecalculusGrounded theoryMathematics - Study and teachingEstudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacionalStudy of functions and the functional thinking: development and analisys of an educational productinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaBorssoi, Adriana Helenahttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307http://lattes.cnpq.br/1393224739848502Borssoi, Adriana Helenahttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307http://lattes.cnpq.br/1393224739848502Trevisan, André Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Soares, Débora da Silvahttps://orcid.org/0000-0003-4534-3675http://lattes.cnpq.br/7582076396049990https://orcid.org/0000-0002-2682-5938http://lattes.cnpq.br/2397725567551464Oliveira Junior, João Paulo Correa dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpensamentofuncionalprodutoeducacional.pdfapplication/pdf6048040http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/1/pensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf65c08ff3535f6a1b1e4d8887dec67b13MD51pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdfapplication/pdf1669552http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/2/pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf12ab5d54bb20af457842a4ab2fe2f39bMD52TEXTpensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.txtpensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.txtExtracted texttext/plain248957http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/3/pensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.txtc6cbeb7177d4328e9f342a1d09c485e4MD53pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.txtpensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain11875http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/5/pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.txt750a6f032d7b7087c5c352054f333558MD55THUMBNAILpensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.jpgpensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1397http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/4/pensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.jpg1864fd630c838acd53a5215fdfb2c4eeMD54pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.jpgpensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1573http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/6/pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.jpga59f12e766100d6b71b49d02bc6ea1c8MD561/297602022-09-28 03:07:40.884oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29760Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-09-28T06:07:40Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Study of functions and the functional thinking: development and analisys of an educational product
title Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
spellingShingle Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
Oliveira Junior, João Paulo Correa de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Funções (Matemática)
Pré-cálculo
Teoria fundamentada em dados
Matemática - Estudo e ensino
Functions
Precalculus
Grounded theory
Mathematics - Study and teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
title_full Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
title_fullStr Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
title_full_unstemmed Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
title_sort Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional
author Oliveira Junior, João Paulo Correa de
author_facet Oliveira Junior, João Paulo Correa de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1725-6307
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1393224739848502
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1725-6307
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1393224739848502
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8732-1912
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4534-3675
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7582076396049990
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2682-5938
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2397725567551464
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Junior, João Paulo Correa de
contributor_str_mv Borssoi, Adriana Helena
Borssoi, Adriana Helena
Trevisan, André Luis
Soares, Débora da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Funções (Matemática)
Pré-cálculo
Teoria fundamentada em dados
Matemática - Estudo e ensino
Functions
Precalculus
Grounded theory
Mathematics - Study and teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Funções (Matemática)
Pré-cálculo
Teoria fundamentada em dados
Matemática - Estudo e ensino
Functions
Precalculus
Grounded theory
Mathematics - Study and teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Explorando conceitos básicos de função
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-27T21:22:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-27T21:22:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, João Paulo Correa de. Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29760
identifier_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, João Paulo Correa de. Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/1/pensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/2/pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/3/pensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/5/pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/4/pensamentofuncionalprodutoeducacional.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29760/6/pensamentofuncionalprodutoeducacional_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65c08ff3535f6a1b1e4d8887dec67b13
12ab5d54bb20af457842a4ab2fe2f39b
c6cbeb7177d4328e9f342a1d09c485e4
750a6f032d7b7087c5c352054f333558
1864fd630c838acd53a5215fdfb2c4ee
a59f12e766100d6b71b49d02bc6ea1c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044327806926848