Game design aplicado em simulações interativas educacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ribeiro, Rafael João lattes
Orientador(a): Silva, Sani de Carvalho Rutz da lattes
Banca de defesa: Yonezawa, Wilson Massashiro, Andrade, André Vitor Chaves de, Miquelin, Awdry Feisser, Pilatti , Luiz Alberto
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2536
Resumo: Acompanha: Guia prático de programação de simulações PhET para o ensino de ciência e matemática: básico e avançado
id UTFPR-12_84822cfe9046006e535357771453c7ac
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2536
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2017-10-25T10:21:13Z2017-10-25T10:21:13Z2017-08-25RIBEIRO, Rafael João. Game design aplicado em simulações interativas educacionais. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2536Acompanha: Guia prático de programação de simulações PhET para o ensino de ciência e matemática: básico e avançadoEsta pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos da aplicação de game design em uma simulação interativa do projeto PhET no processo de ensino e aprendizagem, e quanto ao interesse dos estudantes em acessarem, espontaneamente, as simulações. A metodologia envolveu 75 estudantes do Ensino Médio em um design experimental com grupo de controle (S) e grupo experimental (G). A análise dos dados apontou que a aplicação de game design não afeta (p = 0,16) a aquisição de conhecimento e a atitude dos alunos ao final da aula. Porém, uma diferença com significância (p < 0,01 e r = 0,34) foi observada para o teste de retenção, sendo maior para o grupo G. A diferença entre o teste de retenção e o pós-teste (p <0,001 e r = 0,38) foi favorável para o grupo G. As curvas de regressão para a retenção apresentaram-se inclinadas e com um gap positivo para o grupo G, quando comparado com o grupo S, utilizando o conhecimento prévio como covariante. O experimento foi replicado em um design quase-experimental com 64 participantes, a comparação com o teste de retenção, manteve-se favorável para o grupo G, reforçando a validade externa do experimento. O efeito positivo na retenção de conhecimento, proporcionado pela seção de jogo é discutido com referência na Teoria da Carga Cognitiva. A seção de jogo presente na simulação potencializa a sua função como material instrucional, facilitando a construção e automatização de esquemas cognitivos na memória de trabalho dos estudantes. Um maior interesse dos estudantes, em acessarem as simulações PhET, foi observado após a aplicação de elemento de game design sociointerativo, no caso, com um placar de pontuações. Esse resultado foi discutido com referência no conceito de Homo ludens. Tendo como referência o escopo teórico de Richard E. Mayer, é possível compreender as observações obtidas nesta pesquisa, o qual destaca que: métodos de aprendizagem por descoberta, sem orientação, geralmente, são ineficientes e ineficazes para promoverem a aprendizagem conceitual. A aplicação de game design permite que a simulação seja utilizada tanto em espaços formais de ensino, com foco na aprendizagem pela descoberta guiada, como em situações adversas, em uma aprendizagem baseada em jogos digitais. Como contribuição para a área de Design Instrucional no ensino de Ciência, conclui-se nesta tese: a presença de uma seção de jogo em uma simulação interativa de Física possui efeitos positivos na retenção de conhecimento (d = 0,81), na motivação dos estudantes em acessarem, espontaneamente, as simulações, e não há evidências de aumento de carga cognitiva na memória de trabalho dos aprendizes.This research aimed to investigate the effects of applying game design to a PhET interactive simulation on the teaching and learning process, and on student interest in spontaneously accessing the simulation. The methodology involved 75 high school students in an experimental design with a control group (S) and an experimental group (G). Data analysis highlighted that applying game design did not affect the acquisition of knowledge and student attitudes at the end of the class (p = 0.16). However, a significant difference (p <0.01 and r = 0.34) was observed for the retention test, being greater for the G group. The difference between the retention test and the post-test (p <0.001 and r = 0.38) was favorable for the G group. The regression curves for retention were inclined with a positive gap for the G group when compared with the S group, using previous knowledge as a covariate. The experiment was replicated in a quasiexperimental design with 64 participants, and the retention test comparison remained favorable for the G group, reinforcing the external validity of the experiment. The positive effect on knowledge retention provided by the game section is discussed with reference to cognitive load theory. The game section present in the simulation enhances its function as instructional material, facilitating the construction and automation of cognitive schemes in students' working memory. Greater student interest in accessing the PhET simulation was observed after adding a sociointeractive game design element, in this case, a high score board. This result was discussed with reference to the concept of Homo ludens. With reference to the theoretical scope of Richard E. Mayer, it is possible to understand the results obtained: learning methods by discovery, without guidance, are generally inefficient and ineffective in promoting conceptual learning. Applying game design allows the simulation to be used in both formal teaching spaces focused on learning by guided discovery and in adverse situations with digital game-based learning. As a contribution to the area of instructional design in science teaching, this thesis concludes that the game section present in a physics interactive simulation positively affects the retention of knowledge (d = 0.81) and student motivation to spontaneously access the simulation, with no evidence of cognitive load increases in students’ working memory.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEnsinoJogos educativosJogos para computadorAprendizagem pela descobertaAprendizagem cognitivaMétodos de simulaçãoEducational gamesComputer gamesLearning by discoveryCognitive learningSimulation methodsGame design aplicado em simulações interativas educacionaisGame design applied to interactive simulations for learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPonta GrossaSilva, Sani de Carvalho Rutz dahttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390Yonezawa, Wilson MassashiroAndrade, André Vitor Chaves deMiquelin, Awdry FeisserPilatti , Luiz Albertohttp://lattes.cnpq.br/8959638579225703Ribeiro, Rafael Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017.pdfPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017.pdfapplication/pdf5616492http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/1/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017.pdfbf0bacaed6168f9f2e8412e240b8b69cMD51PG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017_1.pdfPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017_1.pdfapplication/pdf1779398http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/2/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017_1.pdf7dcc149cee184118040d6b4ee94a7b46MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017.pdf.txtPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain359178http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/4/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017.pdf.txt45611f2d0ac3d05da74870a0bd6dba1eMD54PG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017_1.pdf.txtPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017_1.pdf.txtExtracted texttext/plain38374http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/6/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017_1.pdf.txt4c71980db1776df37a162d6bc5153747MD56THUMBNAILPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017.pdf.jpgPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/5/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017.pdf.jpge4f0ff81b62e1a4c7951d96a16fd81c6MD55PG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017_1.pdf.jpgPG_PPGECT_D_Ribeiro, Rafael João_2017_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1496http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/7/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017_1.pdf.jpgdf230d1913c5c36833be5851de7012a7MD571/25362017-10-25 08:21:13.874oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-10-25T10:21:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Game design aplicado em simulações interativas educacionais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Game design applied to interactive simulations for learning
title Game design aplicado em simulações interativas educacionais
spellingShingle Game design aplicado em simulações interativas educacionais
Ribeiro, Rafael João
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Jogos educativos
Jogos para computador
Aprendizagem pela descoberta
Aprendizagem cognitiva
Métodos de simulação
Educational games
Computer games
Learning by discovery
Cognitive learning
Simulation methods
Ensino
title_short Game design aplicado em simulações interativas educacionais
title_full Game design aplicado em simulações interativas educacionais
title_fullStr Game design aplicado em simulações interativas educacionais
title_full_unstemmed Game design aplicado em simulações interativas educacionais
title_sort Game design aplicado em simulações interativas educacionais
author Ribeiro, Rafael João
author_facet Ribeiro, Rafael João
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sani de Carvalho Rutz da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5694972079639390
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Yonezawa, Wilson Massashiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrade, André Vitor Chaves de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pilatti , Luiz Alberto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8959638579225703
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rafael João
contributor_str_mv Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Yonezawa, Wilson Massashiro
Andrade, André Vitor Chaves de
Miquelin, Awdry Feisser
Pilatti , Luiz Alberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Jogos educativos
Jogos para computador
Aprendizagem pela descoberta
Aprendizagem cognitiva
Métodos de simulação
Educational games
Computer games
Learning by discovery
Cognitive learning
Simulation methods
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Jogos para computador
Aprendizagem pela descoberta
Aprendizagem cognitiva
Métodos de simulação
Educational games
Computer games
Learning by discovery
Cognitive learning
Simulation methods
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Guia prático de programação de simulações PhET para o ensino de ciência e matemática: básico e avançado
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-25T10:21:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-25T10:21:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Rafael João. Game design aplicado em simulações interativas educacionais. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2536
identifier_str_mv RIBEIRO, Rafael João. Game design aplicado em simulações interativas educacionais. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/1/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/2/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017_1.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/4/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/6/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017_1.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/5/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2536/7/PG_PPGECT_D_Ribeiro%2c%20Rafael%20Jo%c3%a3o_2017_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf0bacaed6168f9f2e8412e240b8b69c
7dcc149cee184118040d6b4ee94a7b46
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
45611f2d0ac3d05da74870a0bd6dba1e
4c71980db1776df37a162d6bc5153747
e4f0ff81b62e1a4c7951d96a16fd81c6
df230d1913c5c36833be5851de7012a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044408200200192