Uma proposta de ensino de hidrostática utilizando a técnica do professor-personagem (p.p)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Almeida, Priscilla Fischer lattes
Orientador(a): Fontes, Adriana da Silva lattes
Banca de defesa: Fontes, Adriana da Silva lattes, Deimling, Cesar Vanderlei lattes, Laczkowski, Ivan Marcelo lattes, Zanatta, Shalimar Calegari lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27616
Resumo: O presente trabalho relata os detalhes do desenvolvimento e da implementação de um produto educacional desenvolvido durante o Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física (MNPEF), e teve por objetivo investigar o potencial pedagógico da proposta de ensino interdisciplinar de hidrostática, realizando um resgate histórico de forma lúdica sobre o mesmo, utilizando a técnica do Professor-Personagem (P.P) e das diversas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como vídeos aulas disponíveis no YouTube produzidas com o uso de smartphone e editadas no Aplicativo KineMaster. Também foi utilizado o Software Kahoot para a realização de Quizzes, animações de fenômenos físicos - simuladores, o Google forms para a aplicação de questionário. Utilizamos o Google meeting para a transmissão das aulas, dos vídeos, slides e Jamboard para resolução e correção de exercícios. O conteúdo de física aplicado na disciplina de ciências foi trabalhado de forma remota. A proposta de ensino foi aplicada em um Colégio da rede particular de ensino situado no interior do Estado do Paraná, para uma turma de alunos do Ensino Fundamental II, sobre a ótica dos pressupostos da Teoria da aprendizagem significativa. Os dados coletados e analisados durante a implementação apresentaram significativas mudanças em relação ao interesse e a aprendizagem dos alunos, o que pôde ser observado no resultado dos Quizzes, do questionário, das aulas online usando a ferramenta meeting, e principalmente durante a apresentação das biografias, explicação dos fenômenos hidrostáticos, resolução de exercícios realizados pelos alunos que neste momento foram os verdadeiros protagonistas.
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spelling 2022-03-14T17:57:32Z2022-03-14T17:57:32Z2021-08-28ALMEIDA, Priscilla Fischer. Uma proposta de ensino de hidrostática utilizando a técnica do professor-personagem (p.p). 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27616O presente trabalho relata os detalhes do desenvolvimento e da implementação de um produto educacional desenvolvido durante o Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física (MNPEF), e teve por objetivo investigar o potencial pedagógico da proposta de ensino interdisciplinar de hidrostática, realizando um resgate histórico de forma lúdica sobre o mesmo, utilizando a técnica do Professor-Personagem (P.P) e das diversas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como vídeos aulas disponíveis no YouTube produzidas com o uso de smartphone e editadas no Aplicativo KineMaster. Também foi utilizado o Software Kahoot para a realização de Quizzes, animações de fenômenos físicos - simuladores, o Google forms para a aplicação de questionário. Utilizamos o Google meeting para a transmissão das aulas, dos vídeos, slides e Jamboard para resolução e correção de exercícios. O conteúdo de física aplicado na disciplina de ciências foi trabalhado de forma remota. A proposta de ensino foi aplicada em um Colégio da rede particular de ensino situado no interior do Estado do Paraná, para uma turma de alunos do Ensino Fundamental II, sobre a ótica dos pressupostos da Teoria da aprendizagem significativa. Os dados coletados e analisados durante a implementação apresentaram significativas mudanças em relação ao interesse e a aprendizagem dos alunos, o que pôde ser observado no resultado dos Quizzes, do questionário, das aulas online usando a ferramenta meeting, e principalmente durante a apresentação das biografias, explicação dos fenômenos hidrostáticos, resolução de exercícios realizados pelos alunos que neste momento foram os verdadeiros protagonistas.The present work is an educational product developed during the National Professional Master's Degree in Physics Education (MNPEF), and aimed to investigate the pedagogical potential of the proposed interdisciplinary teaching of hydrostatics, carrying out a playful historical rescue about it, using the Teacher-Character (PP) and Student Character (AP) technique and the various digital information and communication technologies (TDICs), such as video classes available on YouTube, produced using a smartphone and edited in the Kine Master Application, the Software was also used Kahoot for the realization of Quizzes, animations of physical phenomena - simulators, Google forms for the application of a quiz. We use Google meet for the transmission of classes, videos, slides and Jamboard for resolution and correction of exercises. Physics content applied in the science discipline was worked remotely. The teaching proposal was applied in a private school located in the interior of the State of Paraná, for a group of students from Elementary School II, from the perspective of the assumptions of the Theory of Meaningful Learning. The data collected and analyzed during the implementation showed significant changes in relation to the interest and learning of students, which could be observed in the results of the Quizzes, the questionnaire, the classes at the meeting, and especially during the presentation of biographies, explanation of the phenomena hydrostatics, solving exercises performed by the students who were the real protagonists at this time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsinoHidrostáticaEnsinoAprendizagemHydrostaticsTeachingLearningUma proposta de ensino de hidrostática utilizando a técnica do professor-personagem (p.p)Proposal for teaching hydrostatics using the teacher-character technique (p.p)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampo MourãoFontes, Adriana da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020http://lattes.cnpq.br/0948799905374439Schwerz, Roseli Constantinohttps://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117http://lattes.cnpq.br/8638021519578975Fontes, Adriana da Silvahttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020http://lattes.cnpq.br/0948799905374439Deimling, Cesar Vanderleihttps://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099http://lattes.cnpq.br/3543120613457891Laczkowski, Ivan Marcelohttps://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827http://lattes.cnpq.br/9125564173199172Zanatta, Shalimar Calegari0000-0003-0302-8300http://lattes.cnpq.br/1110095948611350http://lattes.cnpq.br/7772081867495467Almeida, Priscilla Fischerreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpropostaensinoprofessorpersonagem.pdfapplication/pdf2083684http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27616/1/propostaensinoprofessorpersonagem.pdf1323dab5413e7f74b9039e83224c1fcbMD51propostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdfapplication/pdf800302http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27616/2/propostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdfc0fe905df969b3fa16aa1066afb570f5MD52TEXTpropostaensinoprofessorpersonagem.pdf.txtpropostaensinoprofessorpersonagem.pdf.txtExtracted texttext/plain180920http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27616/3/propostaensinoprofessorpersonagem.pdf.txt325b0c91e943a6e909ee6f2c36705d2eMD53propostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdf.txtpropostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain53039http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27616/5/propostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdf.txt32bfb460893bdebeebf51d50bc31f087MD55THUMBNAILpropostaensinoprofessorpersonagem.pdf.jpgpropostaensinoprofessorpersonagem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27616/4/propostaensinoprofessorpersonagem.pdf.jpgaf0117392a5a3fb9c4d1e1a87b6a2536MD54propostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdf.jpgpropostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27616/6/propostaensinoprofessorpersonagem_produto.pdf.jpgefe5f2ca6ec595ba0ca0fa2436a8973dMD561/276162022-03-15 03:06:26.302oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27616Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-03-15T06:06:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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