Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Buss, Andre Hekermann lattes
Orientador(a): Kovaleski, João Luiz lattes
Banca de defesa: Kovaleski, João Luiz lattes, Chinelatto, Adilson Luiz lattes, Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda lattes, Zammar, Gilberto lattes, Pinheiro, Luis Antonio Pinheiro lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25062
Resumo: Devido ao aumento da produção de veículos automotores, é gerada uma grande quantidade de resíduos com diferentes características e composições, notadamente advindo de pneus em fim de vida, que são prejudiciais ao meio ambiente quando não descartados de forma adequada. Sua composição contém elementos químicos contaminantes, resultando em impactos negativos ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um processo que favoreça a reciclagem de pneus em fim de vida, onde haja facilidade para a transferência da tecnologia da técnica utilizada. Para a construção do estado da arte e do estado da técnica, foi feita uma revisão da literatura sobre borracha para pneus em fim de vida e uma busca no Google Patents e Espacenet usando a Methodi Ordinatio. Para o trabalho experimental, foram feitas amostras utilizando concentrações de 20%, 40% e 60% de partículas de borracha de pneu em fim de vida, com adição de matriz polimérica termofixa de resina de poliéster isoftálica, catalisador, corantes e material decorativo. Os resultados dos testes indicam que a composição com 60% de partículas de borracha de penus inservíveis apresentou melhores resultados nas interpretações dos ensaios mecânicos, do que as amostras contendo 20% e 40%. Os ensaios realizados nesse trabalho são os de Resistência a Deflexão, Resistência a Dureza Shore D, Resistência ao Impacto Izod, Densidade por imersão, Resistência a compressão, Determinação da temperatura de amolecimento Vicat, Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a determinação da resistência a Deflexão térmica (HDT). Os testes também mostram que as partículas de resíduos de pneu em fim de vida promovem a adsorção química (interação) com a matriz polimérica termofixa, favorecendo as propriedades mecânicas. Os resultados finais desta pesquisa são: a revisão da literatura e a busca por patentes concedidas mostraram que este estudo é original; o trabalho experimental sugere que aplicações práticas são possíveis, gerando um produto, com uma proporção de 60% de partículas de resíduos de borracha de pneus, conforme indicado pelos testes, com uma superfície lisa que não requer polimento e apresenta controle das superfícies geradas. Com essa pesquisa, pode-se verificar a possibilidade de se ter uma transferência de tecnologia junto a empresas, governos e por meios acadêmicos. A transferência de tecnologia foi efetivada com a publicação de artigos e a presença desta tese. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como inovadora e também com características sustentáveis e de transferência da tecnologia apresentada nessa tese.
id UTFPR-12_8f7d90a568f0fed02be9190307946798
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25062
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-05-28T17:11:20Z2021-05-28T17:11:20Z2021-02-19BUSS, Andre Hekermann. Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25062Devido ao aumento da produção de veículos automotores, é gerada uma grande quantidade de resíduos com diferentes características e composições, notadamente advindo de pneus em fim de vida, que são prejudiciais ao meio ambiente quando não descartados de forma adequada. Sua composição contém elementos químicos contaminantes, resultando em impactos negativos ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um processo que favoreça a reciclagem de pneus em fim de vida, onde haja facilidade para a transferência da tecnologia da técnica utilizada. Para a construção do estado da arte e do estado da técnica, foi feita uma revisão da literatura sobre borracha para pneus em fim de vida e uma busca no Google Patents e Espacenet usando a Methodi Ordinatio. Para o trabalho experimental, foram feitas amostras utilizando concentrações de 20%, 40% e 60% de partículas de borracha de pneu em fim de vida, com adição de matriz polimérica termofixa de resina de poliéster isoftálica, catalisador, corantes e material decorativo. Os resultados dos testes indicam que a composição com 60% de partículas de borracha de penus inservíveis apresentou melhores resultados nas interpretações dos ensaios mecânicos, do que as amostras contendo 20% e 40%. Os ensaios realizados nesse trabalho são os de Resistência a Deflexão, Resistência a Dureza Shore D, Resistência ao Impacto Izod, Densidade por imersão, Resistência a compressão, Determinação da temperatura de amolecimento Vicat, Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a determinação da resistência a Deflexão térmica (HDT). Os testes também mostram que as partículas de resíduos de pneu em fim de vida promovem a adsorção química (interação) com a matriz polimérica termofixa, favorecendo as propriedades mecânicas. Os resultados finais desta pesquisa são: a revisão da literatura e a busca por patentes concedidas mostraram que este estudo é original; o trabalho experimental sugere que aplicações práticas são possíveis, gerando um produto, com uma proporção de 60% de partículas de resíduos de borracha de pneus, conforme indicado pelos testes, com uma superfície lisa que não requer polimento e apresenta controle das superfícies geradas. Com essa pesquisa, pode-se verificar a possibilidade de se ter uma transferência de tecnologia junto a empresas, governos e por meios acadêmicos. A transferência de tecnologia foi efetivada com a publicação de artigos e a presença desta tese. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como inovadora e também com características sustentáveis e de transferência da tecnologia apresentada nessa tese.Due to the increased production of motor vehicles, a large amount of waste is generated with different characteristics and compositions, notably from end-of-life tires, which are harmful to the environment when not disposed of properly. Its composition contains contaminating chemical elements, resulting in negative impacts to the environment. This research aims to present a process that favors the recycling of end-of-life tires, where it is easy to transfer the technology of the technique used. For the construction of the state of the art and the state of the art, a review of the rubber literature for end-of-life tires and a search on Google Patents and Espacenet using the Methodi Ordinatio was carried out. For the experimental work, samples were made using concentrations of 20%, 40% and 60% of tire rubber particles at the end of life, with the addition of thermofixed polymeric matrix of isophthalic polyester resin, catalyst, dyes and decorative material. The results of the tests indicate that the composition with 60% of usable penus rubber particles showed better results in the interpretations of the mechanical tests, than the samples containing 20% and 40%. The tests carried out in this work are those of Resistance to Deflection, Resistance to Hardness Shore D, Impact Resistance to Izod, Density by immersion, Resistance to compression, Determination of Vicat softening temperature, Scanning electron microscopy (SEM) and determination of resistance a Thermal deflection (HDT). Tests also show that waste tire particles at the end of their life promote chemical adsorption (interaction) with the thermoset polymer matrix, favoring mechanical properties. The final results of this research are: the literature review and the search for granted patents showed that this study is original; the experimental work suggests that practical applications are possible, generating a product, with a proportion of 60% particles of waste rubber tires, as indicated by the tests, with a smooth surface that does not require polishing and presents control of the generated surfaces. With this research, it is possible to verify the possibility of having a technology transfer with companies, governments and through academic means. The technology transfer was carried out with the publication of articles and the presence of this thesis. Thus, this research is characterized as innovative and also with sustainable characteristics and technology transfer presented in this thesis.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia/Tecnologia/GestãoBorracha - ProdutosPneumáticosIndústria de reciclagemEngenharia sustentávelTransferência de tecnologiaRubber goodsTires, RubberRecycling industrySustainable engineeringTechnology transferReciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologiaTire recycling at the end of life for easy transfer of technologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPonta GrossaKovaleski, João Luizhttps://orcid.org/0000-0003-4232-8883http://lattes.cnpq.br/4238962623790586Pagani, Regina Negrihttp://orcid.org/0000-0002-2655-6424http://lattes.cnpq.br/7472869600330564Kovaleski, João Luizhttps://orcid.org/0000-0003-4232-8883http://lattes.cnpq.br/4238962623790586Chinelatto, Adilson Luizhttps://orcid.org/0000-0003-2390-3344http://lattes.cnpq.br/5360759362307787Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marendahttps://orcid.org/0000-0002-1108-7151http://lattes.cnpq.br/8067497377630922Zammar, Gilbertohttp://orcid.org/0000-0003-4676-0884http://lattes.cnpq.br/0100889765393829Pinheiro, Luis Antonio Pinheirohttps://orcid.org/0000-0001-5068-3725http://lattes.cnpq.br/3497307186044440http://lattes.cnpq.br/2120237048298732Buss, Andre Hekermannreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALreciclagempneustransferenciatecnologia.pdfapplication/pdf2812217http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/1/reciclagempneustransferenciatecnologia.pdf603f4ac4a484a1a3c820ce7153617939MD51TEXTreciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.txtreciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.txtExtracted texttext/plain223851http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/4/reciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.txt6781bb5c7e4c09255e24ea0eb38b4412MD54THUMBNAILreciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.jpgreciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/5/reciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.jpg63a51863458ff72736c58b30b5a9e7ccMD551/250622021-05-29 03:11:57.831oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-05-29T06:11:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Tire recycling at the end of life for easy transfer of technology
title Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
spellingShingle Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
Buss, Andre Hekermann
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Borracha - Produtos
Pneumáticos
Indústria de reciclagem
Engenharia sustentável
Transferência de tecnologia
Rubber goods
Tires, Rubber
Recycling industry
Sustainable engineering
Technology transfer
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
title_full Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
title_fullStr Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
title_full_unstemmed Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
title_sort Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia
author Buss, Andre Hekermann
author_facet Buss, Andre Hekermann
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kovaleski, João Luiz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4232-8883
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4238962623790586
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pagani, Regina Negri
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-2655-6424
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7472869600330564
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kovaleski, João Luiz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4232-8883
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4238962623790586
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Chinelatto, Adilson Luiz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2390-3344
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5360759362307787
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1108-7151
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8067497377630922
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Zammar, Gilberto
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-4676-0884
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0100889765393829
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Pinheiro, Luis Antonio Pinheiro
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5068-3725
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3497307186044440
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2120237048298732
dc.contributor.author.fl_str_mv Buss, Andre Hekermann
contributor_str_mv Kovaleski, João Luiz
Pagani, Regina Negri
Kovaleski, João Luiz
Chinelatto, Adilson Luiz
Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda
Zammar, Gilberto
Pinheiro, Luis Antonio Pinheiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Borracha - Produtos
Pneumáticos
Indústria de reciclagem
Engenharia sustentável
Transferência de tecnologia
Rubber goods
Tires, Rubber
Recycling industry
Sustainable engineering
Technology transfer
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Borracha - Produtos
Pneumáticos
Indústria de reciclagem
Engenharia sustentável
Transferência de tecnologia
Rubber goods
Tires, Rubber
Recycling industry
Sustainable engineering
Technology transfer
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Devido ao aumento da produção de veículos automotores, é gerada uma grande quantidade de resíduos com diferentes características e composições, notadamente advindo de pneus em fim de vida, que são prejudiciais ao meio ambiente quando não descartados de forma adequada. Sua composição contém elementos químicos contaminantes, resultando em impactos negativos ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um processo que favoreça a reciclagem de pneus em fim de vida, onde haja facilidade para a transferência da tecnologia da técnica utilizada. Para a construção do estado da arte e do estado da técnica, foi feita uma revisão da literatura sobre borracha para pneus em fim de vida e uma busca no Google Patents e Espacenet usando a Methodi Ordinatio. Para o trabalho experimental, foram feitas amostras utilizando concentrações de 20%, 40% e 60% de partículas de borracha de pneu em fim de vida, com adição de matriz polimérica termofixa de resina de poliéster isoftálica, catalisador, corantes e material decorativo. Os resultados dos testes indicam que a composição com 60% de partículas de borracha de penus inservíveis apresentou melhores resultados nas interpretações dos ensaios mecânicos, do que as amostras contendo 20% e 40%. Os ensaios realizados nesse trabalho são os de Resistência a Deflexão, Resistência a Dureza Shore D, Resistência ao Impacto Izod, Densidade por imersão, Resistência a compressão, Determinação da temperatura de amolecimento Vicat, Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a determinação da resistência a Deflexão térmica (HDT). Os testes também mostram que as partículas de resíduos de pneu em fim de vida promovem a adsorção química (interação) com a matriz polimérica termofixa, favorecendo as propriedades mecânicas. Os resultados finais desta pesquisa são: a revisão da literatura e a busca por patentes concedidas mostraram que este estudo é original; o trabalho experimental sugere que aplicações práticas são possíveis, gerando um produto, com uma proporção de 60% de partículas de resíduos de borracha de pneus, conforme indicado pelos testes, com uma superfície lisa que não requer polimento e apresenta controle das superfícies geradas. Com essa pesquisa, pode-se verificar a possibilidade de se ter uma transferência de tecnologia junto a empresas, governos e por meios acadêmicos. A transferência de tecnologia foi efetivada com a publicação de artigos e a presença desta tese. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como inovadora e também com características sustentáveis e de transferência da tecnologia apresentada nessa tese.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T17:11:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-28T17:11:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUSS, Andre Hekermann. Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25062
identifier_str_mv BUSS, Andre Hekermann. Reciclagem de pneus em fim de vida visando a fácil transferência de tecnologia. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/1/reciclagempneustransferenciatecnologia.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/4/reciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25062/5/reciclagempneustransferenciatecnologia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
603f4ac4a484a1a3c820ce7153617939
6781bb5c7e4c09255e24ea0eb38b4412
63a51863458ff72736c58b30b5a9e7cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044423502069760