O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Carniélli, Adriana de Fátima lattes
Orientador(a): Cargnin, Claudete lattes
Banca de defesa: Cargnin, Claudete lattes, Dalto, Jader Otavio lattes, Bandeira, Salete Maria Chalub lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775
Resumo: Acompanha: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistas
id UTFPR-12_a44d271e2e5b3d3be91d6f67a685a666
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28775
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-06-08T20:30:37Z2022-06-08T20:30:37Z2022-04-11CARNIÉLLI, Adriana de Fátima. O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775Acompanha: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistasA inclusão das pessoas apoiadas pela Educação Especial, neste caso, especificamente aqueles que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez com que os sistemas de ensino adotassem novas práticas educacionais, sempre em busca de metodologias que garantissem um ensino de boa qualidade e aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi criar jogos didáticos em uma perspectiva inclusiva que contribuíssem para o ensino de números complexos e desenvolvessem tanto habilidades matemáticas quanto sociais. O conteúdo de números complexos é abstrato, o que dificulta o professor a relacioná-lo com o cotidiano por meio de aplicações práticas. Para o aluno autista, essa dificuldade é ainda maior, já que a aprendizagem é facilitada quando os conceitos são trabalhados a partir de relações ou materiais palpáveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com buscas realizadas em livros, sites, documentos e nas principais bases de dados (Google Acadêmico, ERIC, SciELO, Portal da CAPES) relacionados à área da educação, ensino de Matemática, Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista. Essa pesquisa trouxe alternativas pedagógicas que podem facilitar o ensino de números complexos para alunos autistas e, consequentemente, trazer benefícios aos demais estudantes. Além disso, destaca-se a especificidade dos jogos sobre números complexos, uma vez que há poucas evidências de jogos a partir desse conteúdo matemático. Todos os jogos foram avaliados por profissionais atuantes com TEA e vinculam aspectos da Teoria de Registros de representação Semiótica às necessidades educacionais de estudantes autistas. Ademais, por se tratar de uma perspectiva inclusiva, sua ênfase na pesquisa se sobressai, avançando em relação às características de jogos, que podem contribuir para o ensino de Matemática desses alunos e, por fim, ao serem propostos, podem acarretar maior dinamicidade e motivação nas aulas de Matemática a partir dos conteúdos de números complexos.The inclusion of people supported by Special Education, specifically those who have Autism Spectrum Disorder (ASD), has made education systems adopt new educational practices, always in search of methodologies that guarantee good quality teaching and learning. The purpose of this research was to create didactic games in an inclusive perspective that would contribute to the teaching of complex numbers and develop both mathematical and social skills. The content of complex numbers is abstract, which makes it difficult for the teacher to apply them in their daily practice. For the autistic student, this difficulty is even greater, as learning is facilitated when concepts are worked from palpable or material relationships. The methodology used was bibliographic research, with searches carried out in books, websites, documents and in the main databases (Scholar Google, ERIC, SciELO, CAPES Portal), related to the area of education, teaching Mathematics, Special Education and Autism Spectrum Disorder. This research brought pedagogical alternatives that can facilitate the teaching of complex numbers to autistic students and, consequently, bring benefits to other students, in addition, highlights the specificity of games about complex numbers, there is little evidence of games from of that mathematical content. Furthermore, because it is an inclusive perspective, its emphasis on research stands out, advancing in relation to the characteristics of the games, which can contribute to the teaching of Mathematics of these students finally, when proposed, lead to dynamism and greater motivation in the Mathematics classes from the contents of complex numbers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoJogos educativosEducação inclusivaTranstornos do espectro autistaMatemática - Estudo e ensinoNúmeros complexosEducational gamesInclusive educationAutism spectrum disordersMathematics - Study and teachingNumbers, ComplexO jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexosThe game as a teaching resource: an inclusive perspective for teaching complex numbersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaCargnin, Claudetehttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978http://lattes.cnpq.br/5336055654190666Cargnin, Claudetehttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978http://lattes.cnpq.br/5336055654190666Dalto, Jader Otaviohttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480http://lattes.cnpq.br/3499880434249661Bandeira, Salete Maria Chalubhttps://orcid.org/0000-0002-5395-6028http://lattes.cnpq.br/8237618630696616https://orcid.org/0000-0003-0355-6779http://lattes.cnpq.br/8692271779365435Carniélli, Adriana de Fátimareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALjogoinclusivanumeroscomplexos.pdfapplication/pdf10734431http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/1/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf608b95e777ac4d3cf75df8a34a70f1a5MD51jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdfapplication/pdf6366533http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/2/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdfc3b940da56fbf31c7a77d00c2a716281MD52TEXTjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txtjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txtExtracted texttext/plain226617http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/3/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txt5f26d85888862715f57dea77326c6319MD53jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txtjogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain51842http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/5/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txtec51d138deb134bfad1aa250b424099fMD55THUMBNAILjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpgjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/4/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpgb8c8005b3fcde9ea088694d07431dd8bMD54jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpgjogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/6/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpg6fab041e407c1cbc8d160289e9933eb6MD561/287752022-06-09 03:08:24.815oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28775Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-06-09T06:08:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The game as a teaching resource: an inclusive perspective for teaching complex numbers
title O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
spellingShingle O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
Carniélli, Adriana de Fátima
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogos educativos
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Matemática - Estudo e ensino
Números complexos
Educational games
Inclusive education
Autism spectrum disorders
Mathematics - Study and teaching
Numbers, Complex
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
title_full O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
title_fullStr O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
title_full_unstemmed O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
title_sort O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
author Carniélli, Adriana de Fátima
author_facet Carniélli, Adriana de Fátima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cargnin, Claudete
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3067-1978
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5336055654190666
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cargnin, Claudete
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3067-1978
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5336055654190666
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7684-2480
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3499880434249661
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bandeira, Salete Maria Chalub
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5395-6028
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8237618630696616
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0355-6779
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8692271779365435
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniélli, Adriana de Fátima
contributor_str_mv Cargnin, Claudete
Cargnin, Claudete
Dalto, Jader Otavio
Bandeira, Salete Maria Chalub
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogos educativos
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Matemática - Estudo e ensino
Números complexos
Educational games
Inclusive education
Autism spectrum disorders
Mathematics - Study and teaching
Numbers, Complex
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Matemática - Estudo e ensino
Números complexos
Educational games
Inclusive education
Autism spectrum disorders
Mathematics - Study and teaching
Numbers, Complex
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistas
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-08T20:30:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-08T20:30:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARNIÉLLI, Adriana de Fátima. O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775
identifier_str_mv CARNIÉLLI, Adriana de Fátima. O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/1/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/2/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/3/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/5/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/4/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/6/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 608b95e777ac4d3cf75df8a34a70f1a5
c3b940da56fbf31c7a77d00c2a716281
5f26d85888862715f57dea77326c6319
ec51d138deb134bfad1aa250b424099f
b8c8005b3fcde9ea088694d07431dd8b
6fab041e407c1cbc8d160289e9933eb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044351453364224