O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775 |
Resumo: | Acompanha: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistas |
id |
UTFPR-12_a44d271e2e5b3d3be91d6f67a685a666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28775 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-06-08T20:30:37Z2022-06-08T20:30:37Z2022-04-11CARNIÉLLI, Adriana de Fátima. O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775Acompanha: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistasA inclusão das pessoas apoiadas pela Educação Especial, neste caso, especificamente aqueles que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez com que os sistemas de ensino adotassem novas práticas educacionais, sempre em busca de metodologias que garantissem um ensino de boa qualidade e aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi criar jogos didáticos em uma perspectiva inclusiva que contribuíssem para o ensino de números complexos e desenvolvessem tanto habilidades matemáticas quanto sociais. O conteúdo de números complexos é abstrato, o que dificulta o professor a relacioná-lo com o cotidiano por meio de aplicações práticas. Para o aluno autista, essa dificuldade é ainda maior, já que a aprendizagem é facilitada quando os conceitos são trabalhados a partir de relações ou materiais palpáveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com buscas realizadas em livros, sites, documentos e nas principais bases de dados (Google Acadêmico, ERIC, SciELO, Portal da CAPES) relacionados à área da educação, ensino de Matemática, Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista. Essa pesquisa trouxe alternativas pedagógicas que podem facilitar o ensino de números complexos para alunos autistas e, consequentemente, trazer benefícios aos demais estudantes. Além disso, destaca-se a especificidade dos jogos sobre números complexos, uma vez que há poucas evidências de jogos a partir desse conteúdo matemático. Todos os jogos foram avaliados por profissionais atuantes com TEA e vinculam aspectos da Teoria de Registros de representação Semiótica às necessidades educacionais de estudantes autistas. Ademais, por se tratar de uma perspectiva inclusiva, sua ênfase na pesquisa se sobressai, avançando em relação às características de jogos, que podem contribuir para o ensino de Matemática desses alunos e, por fim, ao serem propostos, podem acarretar maior dinamicidade e motivação nas aulas de Matemática a partir dos conteúdos de números complexos.The inclusion of people supported by Special Education, specifically those who have Autism Spectrum Disorder (ASD), has made education systems adopt new educational practices, always in search of methodologies that guarantee good quality teaching and learning. The purpose of this research was to create didactic games in an inclusive perspective that would contribute to the teaching of complex numbers and develop both mathematical and social skills. The content of complex numbers is abstract, which makes it difficult for the teacher to apply them in their daily practice. For the autistic student, this difficulty is even greater, as learning is facilitated when concepts are worked from palpable or material relationships. The methodology used was bibliographic research, with searches carried out in books, websites, documents and in the main databases (Scholar Google, ERIC, SciELO, CAPES Portal), related to the area of education, teaching Mathematics, Special Education and Autism Spectrum Disorder. This research brought pedagogical alternatives that can facilitate the teaching of complex numbers to autistic students and, consequently, bring benefits to other students, in addition, highlights the specificity of games about complex numbers, there is little evidence of games from of that mathematical content. Furthermore, because it is an inclusive perspective, its emphasis on research stands out, advancing in relation to the characteristics of the games, which can contribute to the teaching of Mathematics of these students finally, when proposed, lead to dynamism and greater motivation in the Mathematics classes from the contents of complex numbers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoJogos educativosEducação inclusivaTranstornos do espectro autistaMatemática - Estudo e ensinoNúmeros complexosEducational gamesInclusive educationAutism spectrum disordersMathematics - Study and teachingNumbers, ComplexO jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexosThe game as a teaching resource: an inclusive perspective for teaching complex numbersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaCargnin, Claudetehttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978http://lattes.cnpq.br/5336055654190666Cargnin, Claudetehttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978http://lattes.cnpq.br/5336055654190666Dalto, Jader Otaviohttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480http://lattes.cnpq.br/3499880434249661Bandeira, Salete Maria Chalubhttps://orcid.org/0000-0002-5395-6028http://lattes.cnpq.br/8237618630696616https://orcid.org/0000-0003-0355-6779http://lattes.cnpq.br/8692271779365435Carniélli, Adriana de Fátimareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALjogoinclusivanumeroscomplexos.pdfapplication/pdf10734431http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/1/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf608b95e777ac4d3cf75df8a34a70f1a5MD51jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdfapplication/pdf6366533http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/2/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdfc3b940da56fbf31c7a77d00c2a716281MD52TEXTjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txtjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txtExtracted texttext/plain226617http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/3/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txt5f26d85888862715f57dea77326c6319MD53jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txtjogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain51842http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/5/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txtec51d138deb134bfad1aa250b424099fMD55THUMBNAILjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpgjogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/4/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpgb8c8005b3fcde9ea088694d07431dd8bMD54jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpgjogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/6/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpg6fab041e407c1cbc8d160289e9933eb6MD561/287752022-06-09 03:08:24.815oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28775Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-06-09T06:08:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The game as a teaching resource: an inclusive perspective for teaching complex numbers |
title |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos |
spellingShingle |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos Carniélli, Adriana de Fátima CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Jogos educativos Educação inclusiva Transtornos do espectro autista Matemática - Estudo e ensino Números complexos Educational games Inclusive education Autism spectrum disorders Mathematics - Study and teaching Numbers, Complex Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos |
title_full |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos |
title_fullStr |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos |
title_full_unstemmed |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos |
title_sort |
O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos |
author |
Carniélli, Adriana de Fátima |
author_facet |
Carniélli, Adriana de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cargnin, Claudete |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3067-1978 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5336055654190666 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cargnin, Claudete |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3067-1978 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5336055654190666 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Dalto, Jader Otavio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7684-2480 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Bandeira, Salete Maria Chalub |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5395-6028 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8237618630696616 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0355-6779 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8692271779365435 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carniélli, Adriana de Fátima |
contributor_str_mv |
Cargnin, Claudete Cargnin, Claudete Dalto, Jader Otavio Bandeira, Salete Maria Chalub |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Jogos educativos Educação inclusiva Transtornos do espectro autista Matemática - Estudo e ensino Números complexos Educational games Inclusive education Autism spectrum disorders Mathematics - Study and teaching Numbers, Complex Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Educação inclusiva Transtornos do espectro autista Matemática - Estudo e ensino Números complexos Educational games Inclusive education Autism spectrum disorders Mathematics - Study and teaching Numbers, Complex |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistas |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-08T20:30:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-08T20:30:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARNIÉLLI, Adriana de Fátima. O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775 |
identifier_str_mv |
CARNIÉLLI, Adriana de Fátima. O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/1/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/2/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/3/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/5/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/4/jogoinclusivanumeroscomplexos.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28775/6/jogoinclusivanumeroscomplexos_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
608b95e777ac4d3cf75df8a34a70f1a5 c3b940da56fbf31c7a77d00c2a716281 5f26d85888862715f57dea77326c6319 ec51d138deb134bfad1aa250b424099f b8c8005b3fcde9ea088694d07431dd8b 6fab041e407c1cbc8d160289e9933eb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044351453364224 |