Desenvolvimento de um método de análise classificatória de concepções de produto considerando diretrizes de mantenabilidade na etapa do projeto conceitual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Sulevis, Marcos
Orientador(a): Cziulik, Carlos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1417
Resumo: Atualmente, na indústria automotiva voltada à produção de veículos pesados, se objetiva oferecer produtos de grande valor agregado, cujos clientes buscam um veículo com uma grande disponibilidade de operação e com a capacidade de realizar uma manutenção de forma planejada, rápida e correta. Como a manutenção é uma ação executada em um produto acabado, para que ela seja conduzida com alta qualidade, requisitos devem ser endereçados na etapa de PDP. Baseado na necessidade de explorar novos diferenciais no mercado, desde a venda do produto em si até o suporte de pós-vendas, a presente dissertação tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma sistemática para acoplar ferramentas CAD, ferramentas de análise de rotas de desmontagem de conjuntos mecânicos e regras chaves de manutenção, para produzir uma análise classificatória que subsidie o engenheiro de serviço, juntamente com os demais membros do time de projeto na avaliação e seleção, durante o PDP, de conceitos que melhor suportem diretrizes de mantenabilidade. A partir de um levantamento bibliográfico, foram exploradas informações disponíveis atualmente no PDP, estudo de rotas para remoção de componentes, requisitos propostos sobre mantenabilidade e, a utilização de uma ferramenta de tomada de decisão utilizando-se multicritérios. Deste modo, determinou-se a estrutura do método, e o processo adotado para o desenvolvimento da análise classificatória de concepções de produto, considerando diretrizes de mantenabilidade adotadas na etapa do projeto conceitual. A partir das informações levantadas na pesquisa bibliográfica e da coleta de dados de campo referentes à manutenção ao longo dos anos, definiram-se as premissas que o método deveria atender. Em uma próxima etapa, o método foi submetido a avaliação, através da aplicação do mesmo em um experimento realizado em ambiente controlado. Neste caso, três alternativas pré-definidas foram escolhidas e submetidas ao mesmo. Assim, foi possível verificar o comportamento do método quando aplicado. Os resultados preliminares indicam que a abordagem utilizada pelo método é satisfatória para avaliar alternativas conceituais com base em critérios de mantenabilidade. Trabalhar a mantenabilidade de modo sistemático nas etapas iniciais de projeto potencializa as chances de sucesso do produto. Assim, o uso desta ferramenta poderá contribuir na maximização dos lucros de pós-vendas, aumento da disponibilidade do produto e redução do custo de manutenção, devido à geração de produtos diferenciados e com valor agregado.
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spelling 2016-01-19T17:24:18Z2016-01-19T17:24:18Z2015-08-31SULEVIS, Marcos. Desenvolvimento de um método de análise classificatória de concepções de produto considerando diretrizes de mantenabilidade na etapa do projeto conceitual. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1417Atualmente, na indústria automotiva voltada à produção de veículos pesados, se objetiva oferecer produtos de grande valor agregado, cujos clientes buscam um veículo com uma grande disponibilidade de operação e com a capacidade de realizar uma manutenção de forma planejada, rápida e correta. Como a manutenção é uma ação executada em um produto acabado, para que ela seja conduzida com alta qualidade, requisitos devem ser endereçados na etapa de PDP. Baseado na necessidade de explorar novos diferenciais no mercado, desde a venda do produto em si até o suporte de pós-vendas, a presente dissertação tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma sistemática para acoplar ferramentas CAD, ferramentas de análise de rotas de desmontagem de conjuntos mecânicos e regras chaves de manutenção, para produzir uma análise classificatória que subsidie o engenheiro de serviço, juntamente com os demais membros do time de projeto na avaliação e seleção, durante o PDP, de conceitos que melhor suportem diretrizes de mantenabilidade. A partir de um levantamento bibliográfico, foram exploradas informações disponíveis atualmente no PDP, estudo de rotas para remoção de componentes, requisitos propostos sobre mantenabilidade e, a utilização de uma ferramenta de tomada de decisão utilizando-se multicritérios. Deste modo, determinou-se a estrutura do método, e o processo adotado para o desenvolvimento da análise classificatória de concepções de produto, considerando diretrizes de mantenabilidade adotadas na etapa do projeto conceitual. A partir das informações levantadas na pesquisa bibliográfica e da coleta de dados de campo referentes à manutenção ao longo dos anos, definiram-se as premissas que o método deveria atender. Em uma próxima etapa, o método foi submetido a avaliação, através da aplicação do mesmo em um experimento realizado em ambiente controlado. Neste caso, três alternativas pré-definidas foram escolhidas e submetidas ao mesmo. Assim, foi possível verificar o comportamento do método quando aplicado. Os resultados preliminares indicam que a abordagem utilizada pelo método é satisfatória para avaliar alternativas conceituais com base em critérios de mantenabilidade. Trabalhar a mantenabilidade de modo sistemático nas etapas iniciais de projeto potencializa as chances de sucesso do produto. Assim, o uso desta ferramenta poderá contribuir na maximização dos lucros de pós-vendas, aumento da disponibilidade do produto e redução do custo de manutenção, devido à geração de produtos diferenciados e com valor agregado.Currently, the automotive industry focused on heavy vehicles production, aim at offering high added value products for customers seeking a vehicle with a high operational availability and the ability to carry out maintenance in a planned, quick and correct approach. As maintenance is an action performed in a finished product, for it to be conducted with high quality, requirements must be addressed in the PDP stage. Based on the need to explore new advantages in the market, from the sales of the product itself to the aftermarket support, this thesis aims at presenting the development of a systematic that engage CAD tools, analysis tool for disassemble routes of mechanical assemblies and maintenance key rules, to produce a classification analysis that assists the service engineer along with the project team in the evaluation and selection, during the PDP, of concepts that best support maintainability guidelines. From a literature review, were explored information available on the PDP, studies related to components removal routes, maintainability requirements and multi criteria decision making tool usage. In this way, it was structured the method and process for the development of classification analysis of product proposals considering maintainability guidelines during the conceptual design stage. From the information collected from literature and field regarding the maintenance over the years, the assumptions that the method should meet were established. In the next step, the method was submitted to evaluation, by its application in an experiment conducted in a controlled environment. In this case, three pre-defined alternatives were selected and submitted to the method. Preliminary results indicate that the approach is satisfactory to assess conceptual alternatives based on maintainability criteria. Working maintainability systematically in the early stages of design enhances the product's chances of success. Thus, this tool can contribute in the aftermarket profits maximization, product availability increasing and maintenance cost reduction, due to the definition of differentiated products with added values.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de MateriaisProdutos novosSistemas CAD/CAMIndústria automobilística - Inovações tecnológicasEngenharia mecânicaNew productsCAD/CAM systemsAutomobile industry and trade - Technological innovationsMechanical engineeringDesenvolvimento de um método de análise classificatória de concepções de produto considerando diretrizes de mantenabilidade na etapa do projeto conceitualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMestradoCziulik, CarlosSulevis, Marcosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_PPGEM_Sulevis, Marcos_2015.pdf.jpgCT_PPGEM_Sulevis, Marcos_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1417/4/CT_PPGEM_Sulevis%2c%20Marcos_2015.pdf.jpg5cda07eec2b4d180867021bc38cc7608MD54ORIGINALCT_PPGEM_Sulevis, Marcos_2015.pdfCT_PPGEM_Sulevis, Marcos_2015.pdfapplication/pdf5135278http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1417/1/CT_PPGEM_Sulevis%2c%20Marcos_2015.pdf50c400e8ab47eb4b4b25366c7b23fa0fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1417/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_PPGEM_Sulevis, Marcos_2015.pdf.txtCT_PPGEM_Sulevis, Marcos_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain197849http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1417/3/CT_PPGEM_Sulevis%2c%20Marcos_2015.pdf.txt75debe20fa5d8339d10f9dda3d024b0aMD531/14172016-01-20 03:00:43.216oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/1417TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2016-01-20T05:00:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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